Empreender é a vontade de muitos brasileiros, e o início do ano pode ser um bom momento para planejar a abertura de um negócio próprio. Começar na área de alimentação é algo que exige dedicação, afinal, da concepção da ideia até a efetiva execução existe uma série de desafios e etapas a serem cumpridos.
Mas, embora possam surgir no caminho muitos obstáculos, é sempre possível empreender.
DA IDEIA À EXECUÇÃO: ETAPAS ESSENCIAIS
Segundo Adriana Barbosa, diretora executiva da Casa Pretahub e idealizadora do Festival Feira Preta, abrir um negócio passa pelos processos de criação, produção, distribuição e consumo.
“Mas os maiores erros que um empreendedor pode cometer são: não escutar o cliente, não fazer um planejamento, não separar o que é dinheiro próprio e o que é do negócio e não se reciclar do ponto de vista de conteúdo de aprendizagem”, afirma Adriana.
Encontrar um bom nicho e definir o conceito da empresa; desenvolver um plano de negócios; fazer uma pesquisa de mercado considerando a região e o público-alvo; avaliar as possibilidades financeiras; dar nome ao negócio; encontrar fornecedores de confiança; obter licenças e certificações; contratar funcionários; fazer a divulgação.
Essas são ações que exigem empenho, mas que são essenciais para transformar uma ideia em realidade.
"Abrir um negócio na área de alimentação passa pelos processos de criação, produção, distribuição e consumo" - Adriana Barbosa, da Pretahub
EMPREENDER NA PRÁTICA
O curso Empreender na Prática, da Academia Assaí, é uma ferramenta gratuita disponível para quem quer mergulhar em um universo de conhecimento e se tornar um empreendedor de sucesso na área de alimentação.
Marketing digital, gestão de negócios, vendas, relacionamento com o cliente e como recalcular a rota em tempos de crise são temas abordados na capacitação on-line.
Em uma das aulas, Onófrio Notarnicola, especialista em empreendedorismo e inovação, dá dicas valiosas. Segundo ele, “as alternativas estão aí para serem exploradas e testadas, é só ter criatividade e não ter medo de enfrentar qualquer tipo de crise”.
Acesse o curso gratuito: academiaassai.com.br/cursos/empreender-na-pratica
AFRONEGÓCIO: impulsionando empreendedores negros
Pessoas pretas e pardas correspondem a 50% dos empreendedores brasileiros, segundo levantamento do Sebrae. “Quando temos o poder de empreender, podemos chegar mais longe do que imaginamos, levando às pessoas um pouco mais de consciência todos os dias”, diz Fani de Paulo Felício, fundadora da Fancake, confeitaria artesanal que fica em São Paulo (SP).
Conteúdos, informações exclusivas e parcerias que potencializam empreendedores negros são os pilares do AfroNegócio, iniciativa da Academia Assaí para impulsionar o afroempreendedorismo na área de alimentação.
Nessa iniciativa, o Instituto Assaí conta com a parceria da Pretahub. O objetivo é fornecer informações, conteúdos, incentivo e oportunidades para pessoas negras que querem trabalhar com alimentação.
O AfroNegócio oferece notícias, receitas exclusivas e workshops. Tudo gratuito e on-line: academiaassai.com.br/afronegocio