Com o objetivo de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para pessoas e comunidades, o Instituto Assaí foi criado em 2022 para atuar em três frentes: Empreendedorismo, Esporte e Segurança Alimentar.
Esta última, que visa combater a insegurança alimentar de pessoas vulneráveis no Brasil, conta com a ajuda de Adriana Salay, Doutora em história social.
A especialista, que colaborou para a estruturação das ações da frente de Segurança Alimentar, aponta que “o Instituto Assaí foi organizado em um momento importante e o tema teve muita receptividade entre as pessoas que participaram do processo. Ter esse desafio como uma das frentes do Instituto é importante e está em sinergia com a potencialidade que ele tem”.
PARA ACABAR COM A INSEGURANÇA ALIMENTAR
Infelizmente, a fome é uma realidade no Brasil. De acordo com um relatório publicado em julho de 2023 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias.
“Com a Covid-19, esse fenômeno estrutural se tornou uma crise. Por isso, institutos e instituições sociais têm dois papéis importantes: o primeiro é amenizar esse cenário; e o segundo é pressionar a sociedade para medidas que possam promover efetivamente uma transformação. Precisamos de mudanças estruturais efetivas”, avalia Adriana.
O eixo de Segurança Alimentar do Instituto Assaí doa alimentos, faz campanhas de arrecadação, apoia cozinhas comunitárias e, assim, promove o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social a alimentos e recursos. Para isso, o Instituto mobiliza colaboradores, clientes e parceiros no sentido de acolher quem mais precisa.
QUEBRADA ALIMENTADAO projeto Quebrada Alimentada foi idealizado por Adriana Salay e Rodrigo Oliveira, chefe do restaurante Mocotó, que fica na Vila Medeiros, em São Paulo (SP). O projeto consiste em distribuir marmitas diariamente. “Até hoje já foram mais de 110 mil refeições distribuídas e estamos construindo uma cozinha-escola para expandirmos o projeto. A ideia não é só dar uma marmita, mas fornecer acesso ao alimento de qualidade, nutrindo o futuro”, finaliza a historiadora. |
ALIMENTO A GENTE COMPARTILHA
Todos os anos, antes do Natal, as mais de 280 lojas Assaí abrem suas portas para receber e direcionar doações de alimentos não perecíveis para mais de 94 organizações sociais parceiras.
A campanha Alimento a Gente Compartilha arrecada itens de cesta. Como complemento, o Instituto doa mais 15% sobre o total arrecadado durante a campanha.
DESTINO CERTOO programa atua na redução do desperdício de alimentos, uma vez que traz uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que estão próprios para consumo, e no combate à fome e à insegurança alimentar, com as doações destes produtos a comunidades em situação de vulnerabilidade. |
MAIS ESCOLHAO Mais Escolha une apoio financeiro a conteúdos sobre educação alimentar e nutricional. |
As famílias beneficiadas são definidas a partir do cruzamento de dados do CadÚnico, do Governo Federal, e recebem cartões pré-pagos (R$ 105 mensais) para aquisição de produtos essenciais em qualquer loja do Assaí Atacadista. A prioridade é para famílias chefiadas por mulheres negras.