Eu aprendi a cozinhar quando tinha 14 anos, ainda em Barcarena (PA), e depois acabei entrando no curso de Gastronomia para sair de uma forte depressão. Naquela época, todos os dias, eu viajava de barco para a Universidade da Amazônia (Unama), que fica em Belém.
Foi então que, durante essas viagens, comecei a vender as minhas marmitas. Minha comida recebia muitos elogios, principalmente pelo sabor, e foi isso que deu origem ao nome do negócio que construí a partir dali – Delícias do Luis.
A Vendas por Encomenda, categoria na qual eu recebi o Prêmio Academia Assaí, surgiu das marmitas que eu comercializava no barco para a faculdade. Posso dizer que, desde o começo, uma das minhas maiores preocupações sempre foi fazer o melhor, empregando técnicas e usando insumos que dão mais sabor às receitas.
Um dos meus destaques, segundo os clientes, é a valorização dos ingredientes regionais, que são fortes e genuínos. A cozinha amazônica é uma verdadeira paixão para mim!
PRECIOSIDADES AMAZÔNICASAtualmente, eu faço especialização em Cozinha Brasileira e estou me preparando para o mestrado. Na produção, tenho uma estrutura familiar: trabalham comigo minha esposa, meus dois filhos e minha nora. Atendemos a cerca de 400 encomendas por mês e temos um cardápio bem variado, com aproximadamente 30 produtos diferentes, incluindo as refeições de finais de semana, encomendas para pequenos eventos, assados, pães e sobremesas. |
Também trabalho como personal chef, realizando de dois a três buffets completos por mês, e participo de festivais e eventos gastronômicos, dando palestras e aulas-show e até sendo jurado de concursos. Graças a Deus, a agenda tem ficado bem corrida.
No dia a dia, o que me motiva é saber que estou fazendo aquilo que amo fazer. Mas meu maior projeto de vida mesmo é difundir a cozinha regional paraense e propagar os insumos da Amazônia, que são uma verdadeira preciosidade.
Isso me motiva a continuar avançando e buscando mais conhecimentos e técnicas para aplicar na minha cozinha e naquilo em que acredito.
CARRO-CHEFE: PEIXE À DELÍCIA PARAENSE
Entre os pratos que o chef Luis prepara para as encomendas, o que faz mais sucesso é o Peixe à Delícia Paraense, receita exclusiva que ele adaptou para oferecer aos seus clientes e que ilustra esta matéria.
O prato é uma releitura do Peixe à Delícia Tradicional, que reúne sabores genuinamente brasileiros. Mas o toque especial vem dos insumos amazônicos. Um deles é o puxuri, uma semente nativa que o chef usa para aromatizar o molho bechamel.
Raio X
CHEF LUIS NASCIMENTO
Tem 50 anos de idade e 25 anos de experiência
Mora em Barcarena (PA)
Formado em Gastronomia pela UNAMA
Atende a cerca de 400 encomendas por mês
Faz entre dois e três buffets completos por mês
Participa de festivais, competições e outros eventos gastronômicos
Dá aula-show para ensinar suas técnicas
Venceu o Prêmio Academia Assaí 2023 na categoria Vendas por Encomenda
Valoriza e difunde os insumos da cozinha amazônica
DIVISOR DE ÁGUASO Prêmio Academia Assaí entrou na minha vida em um momento extremamente necessário – eu tinha acabado de passar por uma luta muito grande, estava precisando de motivação nos negócios. Desde a primeira fase do concurso, fui vencendo degraus e etapas e melhorando a cada dia como profissional e como empreendedor. Posso dizer que ele foi um grande divisor de águas na minha vida. |
Depois dos dias que passei em São Paulo para a semana de imersão promovida pela Academia Assaí, voltei cheio de conhecimentos para o meu estado do Pará. Hoje, tenho mais reconhecimento pelo meu trabalho e muitas portas estão se abrindo.
Sinto-me valorizado e forte para continuar empreendendo. Como próximo passo, vou compartilhar meu aprendizado e minha experiência em um canal no YouTube, que pretendo lançar em breve.
Quero aqui falar da importância do Prêmio Academia Assaí para o nosso país.
Assim como eu, são muitos empreendedores motivados, capacitados e incentivados, com recursos e premiações, a se dedicarem mais e melhor, através dessa visão que o Grupo Assaí tem de investir nos pequenos negócios. Com o prêmio, vidas são transformadas e a economia do Brasil cresce.
Receita
Peixe à Delícia Paraense
O primeiro passo é temperar 1,5 kg de filé de peixe com sal, limão, alho, pimenta e cominho a gosto. Deixar marinar por pelo menos 30 minutos, empanar com farinha de trigo e fritar. Na mesma frigideira, fritar quatro bananas nanicas fatiadas no sentido do comprimento. Reservar.
Depois, fazer um caldo de peixe usando aparas de peixe limpas, alho, cebola, cheiro-verde, pimenta-de-cheiro e água. Basta ferver água e adicionar os ingredientes, deixando cozinhar por cerca de 10 minutos. Desligar. O caldo será usado no molho branco.
Ingredientes
Molho branco
✓3 colheres (sopa) de manteiga
✓1 cebola picada
✓4 colheres (sopa) de farinha de trigo
✓4 colheres (sopa) de leite em pó
✓1 xícara (chá) de água
✓3 xícaras (chá) do caldo de peixe
✓1 caixinha de creme de leite
✓3 colheres (sopa) rasa de cachaça
✓Uma pitada de puxuri ralado
✓Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de alumínio, aqueça a manteiga em fogo baixo e frite a cebola até dourar. Acrescente o caldo do peixe, a cachaça e o puxuri, deixe ferver por 10 minutos.
Dissolva o trigo e o leite na água e adicione aos poucos na panela do caldo, mexendo sempre para não embolotar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e o sal. Reserve.
Montagem do prato
Em uma travessa, coloque as bananas e polvilhe um pouco de canela em pó por cima. Cubra com uma parte do molho branco. Em seguida, disponha os filés de peixe e cubra com o restante do molho branco.
Polvilhe muçarela ralada por cima (preferencialmente queijo de búfala) e finalize enfeitando com jambu. Leve ao forno médio-alto (200 °C) preaquecido por cerca de 15 minutos ou até gratinar.
Sugestão do chef: Sirva o Peixe à Delícia Paraense acompanhado de vinagrete de feijão e farofa crocante de bacon.