A pandemia acelerou uma tendência que já vinha crescendo há alguns anos no Brasil: a compra de produtos e serviços on-line. Nesse período, os brasileiros descobriram a comodidade de receber em casa os itens de que mais gostam e que consomem de forma recorrente, o que abre espaço para os clubes de assinatura. Chamado de economia de recorrência, esse tipo de consumo cresce a olhos vistos no Brasil.
De acordo com dados da Betalabs, especializada em tecnologia para gestão de comércio eletrônico, no primeiro semestre de 2021 o setor apresentou crescimento de 48% comparado ao mesmo período de 2020. Para Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs, a tendência é esse segmento evoluir ainda mais até o final do ano, “com muitas oportunidades para quem quer empreender”.
“Com o declínio da pandemia, a estimativa é que a economia esteja mais forte no país e que, com isso, cresça o consumo tanto presencial como on-line”, reforça ele, afirma. Segundo ele, em 2020, os clubes de assinatura apresentaram uma média de 600 novos membros todos os dias.
Por onde começar seu clube de assinaturas?
Maria Carolina Avis, professora dos cursos de Marketing, Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais do Centro Universitário Internacional Uninter, e Luan, da Betalabs, orientam os principais passos:
- Montar um comércio eletrônico (loja on-line) que permita a automação nas formas de pagamento recorrentes (boletos, cartão de crédito e PIX)
- Para isso, é preciso ser MEI ou ter um CNPJ para emitir nota fiscal e facilitar o envio dos itens por Correio para outros estados
- Mapear fornecedores, negociar prazos e planejar os recebimentos por ao menos seis meses. Isso reduz riscos de desabastecimento
- Diferenciação é o segredo do sucesso: comidas típicas; marmita para almoço ou jantar; pizzas à escolha do cliente; bebidas gourmet; cafés e chás; pães caseiros; kit de festa; dentre outras iniciativas
- Qualidade no atendimento, relacionamento e personalização: trate o cliente como membro do clube
- Utilizar as redes sociais para divulgação e vendas, e medir também a satisfação do cliente
- Ter claros os custos mínimos do negócio e prever margem de cancelamentos de clientes para garantir o equilíbrio e a sustentabilidade da operação
VANTAGENS
- Facilidade e comodidade: o cliente recebe em casa e a cobrança é automática no cartão de crédito cadastrado no site
- Senso de exclusividade: itens únicos para os clientes do programa
- Surpresa: em alguns clubes, o cliente não sabe o que vai receber. Modelo comum nos clubes de vinho, cerveja, queijo e livro, por exemplo
- Segmentação: público bem definido, o que exige conhecer o que seu cliente quer e os hábitos digitais dele
- Controle: maior domínio do estoque, com controle dos produtos e de clientes a entregar
- Receita antecipada: permite planejar e administrar compras, estoque e entregas
- Frete e embalagens: alimentos perecíveis pedem distâncias menores e entregas rápidas. A sustentabilidade também importa, com menos uso de plástico e isopor nas embalagens
- LOCAL: não requer ponto físico ou loja para funcionamento
RISCOS E DESVANTAGENS
- Inadimplência
- Desistência de clientes
- Falha ou atraso de fornecedores
- Problemas nas entregas
- Concorrência crescente
“Para quem já trabalha com vendas on-line, montar um clube de assinaturas recorrente pode ser uma boa alternativa para garantir fidelização. E, para quem ainda está começando, a dica é focar na relevância do produto ou serviço. Se for importante para o consumidor, ele vai aderir com certeza.” Luan Gabellini
DELÍCIAS DE MINAS NA CAIXA
Ela foi pioneira na ideia de oferecer produtos da gastronomia mineira em clube de compras. Em 2018, Elizabeth Magri Colodeti fundou o Club D’FiIló, e o desejo era garantir um contato mais próximo com os clientes, atendendo diretamente a todos eles.
Um ano depois, Elizabeth já tinha 55 assinantes. Hoje são mais de 120 com fornecimento mensal, dez pessoas na equipe e um "garimpo" de itens com produtores e fornecedores de queijos, cafés, doces, cachaças e quitutes variados. Tudo artesanal para valorizar a cultura local e todos comprometidos com a sustentabilidade.
“Nosso grande diferencial é a cultura mineira familiar e a qualidade excepcional do que é produzido aqui. É esse sabor especial que entregamos para nossos clientes e é por isso que eles se mantêm fiéis ao Club D’Filó”, revela. Nesses dois anos de pandemia, o negócio não teve queda de faturamento e tem previsão de crescimento de 40% no próximo ano.
CLUB D’FILÓ
- Fundação: dez 2017
- Funcionários: 10
- Total de assinantes: 120
- Média de crescimento anual: 5%
- Itens fixos na caixa: 5 + 1 surpresa
- Total de fornecedores: 300
- Ticket médio: R$ 260
SAIBA MAIS: @clubdfilo
SUGESTÕES PARA MONTAR SEU PRÓPRIO CLUBE
- Interação e atendimento permanentes: mesmo sendo digital, o contato direto faz diferença na fidelização do cliente
- Canais on-line: a divulgação em redes sociais e no site do clube é essencial
- Planejamento: em janeiro é feita a organização e a logística das entregas, o que libera a equipe para buscar mais clientes e gerenciar as demandas mensais
- Personalização: os clientes podem trocar ou adicionar itens com acesso exclusivo ao empório no site, o que eleva as vendas e amplia o ticket médio
- Qualidade: a própria Elizabeth aprova mensalmente as cestas e responde a reclamações, comentários e elogios nos canais do clube
- Ofertas: preços decrescentes e vantagens para planos mais longos, entre mensal, semestral e anual
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