Conteúdo principal

PROCURANDO CLUBES DE ASSINATURA? VEM PRO MEU!

Clubes de assinatura crescem cada vez mais e oferecem boas oportunidades para quem quer empreender.

A pandemia acelerou uma tendência que já vinha crescendo há alguns anos no Brasil: a compra de produtos e serviços on-line. Nesse período, os brasileiros descobriram a comodidade de receber em casa os itens de que mais gostam e que consomem de forma recorrente, o que abre espaço para os clubes de assinatura. Chamado de economia de recorrência, esse tipo de consumo cresce a olhos vistos no Brasil.

De acordo com dados da Betalabs, especializada em tecnologia para gestão de comércio eletrônico, no primeiro semestre de 2021 o setor apresentou crescimento de 48% comparado ao mesmo período de 2020. Para Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs, a tendência é esse segmento evoluir ainda mais até o final do ano, “com muitas oportunidades para quem quer empreender”.

 “Com o declínio da pandemia, a estimativa é que a economia esteja mais forte no país e que, com isso, cresça o consumo tanto presencial como on-line”, reforça ele, afirma. Segundo ele, em 2020, os clubes de assinatura apresentaram uma média de 600 novos membros todos os dias.

Por onde começar seu clube de assinaturas?

Maria Carolina Avis, professora dos cursos de Marketing, Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais do Centro Universitário Internacional Uninter, e Luan, da Betalabs, orientam os principais passos:

  • Montar um comércio eletrônico (loja on-line) que permita a automação nas formas de pagamento recorrentes (boletos, cartão de crédito e PIX)
  • Para isso, é preciso ser MEI ou ter um CNPJ para emitir nota fiscal e facilitar o envio dos itens por Correio para outros estados
  • Mapear fornecedores, negociar prazos e planejar os recebimentos por ao menos seis meses. Isso reduz riscos de desabastecimento
  • Diferenciação é o segredo do sucesso: comidas típicas; marmita para almoço ou jantar; pizzas à escolha do cliente; bebidas gourmet; cafés e chás; pães caseiros; kit de festa; dentre outras iniciativas
  • Qualidade no atendimento, relacionamento e personalização: trate o cliente como membro do clube
  • Utilizar as redes sociais para divulgação e vendas, e medir também a satisfação do cliente
  • Ter claros os custos mínimos do negócio e prever margem de cancelamentos de clientes para garantir o equilíbrio e a sustentabilidade da operação

VANTAGENS

  •  Facilidade e comodidade: o cliente recebe em casa e a cobrança é automática no cartão de crédito cadastrado no site
  •  Senso de exclusividade: itens únicos para os clientes do programa
  •  Surpresa: em alguns clubes, o cliente não sabe o que vai receber. Modelo comum nos clubes de vinho, cerveja, queijo e livro, por exemplo
  •  Segmentação: público bem definido, o que exige conhecer o que seu cliente quer e os hábitos digitais dele
  •  Controle: maior domínio do estoque, com controle dos produtos e de clientes a entregar
  •  Receita antecipada: permite planejar e administrar compras, estoque e entregas
  •  Frete e embalagens: alimentos perecíveis pedem distâncias menores e entregas rápidas. A sustentabilidade também importa, com menos uso de plástico e isopor nas embalagens
  •  LOCAL: não requer ponto físico ou loja para funcionamento

RISCOS E DESVANTAGENS

  • Inadimplência
  • Desistência de clientes
  • Falha ou atraso de fornecedores
  • Problemas nas entregas
  • Concorrência crescente

“Para quem já trabalha com vendas on-line, montar um clube de assinaturas recorrente pode ser uma boa alternativa para garantir fidelização. E, para quem ainda está começando, a dica é focar na relevância do produto ou serviço. Se for importante para o consumidor, ele vai aderir com certeza.”  Luan Gabellini

10

DELÍCIAS DE MINAS NA CAIXA

Ela foi pioneira na ideia de oferecer produtos da gastronomia mineira em clube de compras. Em 2018, Elizabeth Magri Colodeti fundou o Club D’FiIló, e o desejo era garantir um contato mais próximo com os clientes, atendendo diretamente a todos eles.

Um ano depois, Elizabeth já tinha 55 assinantes. Hoje são mais de 120 com fornecimento mensal, dez pessoas na equipe e um "garimpo" de itens com produtores e fornecedores de queijos, cafés, doces, cachaças e quitutes variados. Tudo artesanal para valorizar a cultura local e todos comprometidos com a sustentabilidade.

“Nosso grande diferencial é a cultura mineira familiar e a qualidade excepcional do que é produzido aqui. É esse sabor especial que entregamos para nossos clientes e é por isso que eles se mantêm fiéis ao Club D’Filó”, revela. Nesses dois anos de pandemia, o negócio não teve queda de faturamento e tem previsão de crescimento de 40% no próximo ano.

10

CLUB D’FILÓ

  •  Fundação: dez 2017
  •  Funcionários: 10
  •  Total de assinantes: 120
  •  Média de crescimento anual: 5%
  •  Itens fixos na caixa: 5 + 1 surpresa
  •  Total de fornecedores: 300
  •  Ticket médio: R$ 260

SAIBA MAIS: @clubdfilo

SUGESTÕES PARA MONTAR SEU PRÓPRIO CLUBE

  • Interação e atendimento permanentes: mesmo sendo digital, o contato direto faz diferença na fidelização do cliente
  • Canais on-line: a divulgação em redes sociais e no site do clube é essencial
  • Planejamento: em janeiro é feita a organização e a logística das entregas, o que libera a equipe para buscar mais clientes e gerenciar as demandas mensais
  • Personalização: os clientes podem trocar ou adicionar itens com acesso exclusivo ao empório no site, o que eleva as vendas e amplia o ticket médio
  • Qualidade: a própria Elizabeth aprova mensalmente as cestas e responde a reclamações, comentários e elogios nos canais do clube
  • Ofertas: preços decrescentes e vantagens para planos mais longos, entre mensal, semestral e anual 

TURQUIA: UM LUGAR ENTRE DOIS MUNDOS

Nesse país tão diverso, de tradições ocidentais e orientais, muitos elementos são familiares para os brasileiros na Turquia.
Leia mais +

VENDA AMBULANTE: NA RUA, COM AÇÚCAR E COM AFETO!

Conheça a história de Dimas Barsanulfo de Oliveira, empreendedor persistente que faz sucesso com venda ambulante de balas de coco em cruzamento de avenidas de São Paulo.
Leia mais +

NATAL ASSAÍ: VOCÊ PODE GANHAR KITS DE BOAS FESTAS!

Somente no Assaí Atacadista, o cliente pode concorrer a milhares de kits Boas Festas!
Leia mais +

COPOTONE: CRIE O SEU E VENDA MAIS NO NATAL

Copotone é tendência e mistura copo da felicidade e panetone; aprenda a fazer a sobremesa e tenha uma renda extra no Natal.
Leia mais +

EXPANSÃO DO ASSAÍ GANHA FORÇA COM NOVAS LOJAS

Com ainda mais inaugurações, expansão do Assaí soma oito novas unidades no segundo semestre de 2021 e marca presença do Atacadis
Leia mais +

QUALIDADE DO SONO: VOCÊ DORME BEM?

Você sentiu mudanças na hora de dormir durante a pandemia? Veja o que dizem especialistas sobre a qualidade do sono.
Leia mais +

RETOMADA DOS NEGÓCIOS DESAFIA EMPREENDEDORES

Destaques do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2021 contam como estão vencendo os desafios na retomada dos negócios, juntos com o Assaí.
Leia mais +

VENDAS DE FIM DE ANO: PREPARE SEU NEGÓCIO

Antecipe-se e incremente suas vendas de fim de ano com estas ideias e sugestões.
Leia mais +

FESTA-SURPRESA PARA O HOMEM DO MERCADO

Cliente conhecido como Homem do Mercado ganha festa-surpresa e comemora aniversário em clima de identificação total com o Assaí.
Leia mais +

SOL, A ATENDENTE VIRTUAL DEDICADA AO CLIENTE ASSAÍ

Com o Espaço do Cliente e a atendente virtual SOL, o Assaí consolida um novo tempo na companhia, sempre com foco exclusivo no consumidor.
Leia mais +

CEIA DE NATAL BRASILEIRA: SABORES E REGIONALIDADES

É nesta época do ano, de norte a sul do país, que as ceias de Natal brasileiras mostram seus diferentes sabores e tradições.
Leia mais +

FRANGO ASSADO É UM BOM NEGÓCIO?

Saiba como iniciar um negócio de frango assado e quais as principais estratégias para obter sucesso.
Leia mais +

É TEMPO DE FAZER SEU PLANEJAMENTO 2022

O ano de 2021 nem terminou e já é tempo de fazer seu planejamento 2022 para seu negócio crescer no ano seguinte sem correr risco.
Leia mais +

MARMITAS PRONTAS COM COMIDA DA MÃE TODOS OS DIAS

Graziela dos Santos Vianna e a filha reinventaram seu negócio na pandemia e passaram a faturar 30% mais fornecendo marmitas prontas.
Leia mais +

CUIDADO COM O GOLPE DO DELIVERY!

O aumento nas vendas on-line trouxe também novas modalidades do “golpe do delivery”, com prejuízos para o empreendedor e o cliente.
Leia mais +

SAIBA COMO REDUZIR O IMPACTO DA CONTA DE ENERGIA

A falta de chuvas fez a conta de luz aumentar; pequenos e grandes negócios já sentem no bolso essa alta.
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!