Estar na Turquia é como estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, numa sobreposição de culturas, tradições e costumes do Oriente e do Ocidente. Tudo isso, porque parte do seu território fica na Europa e outra parte na Ásia, banhado por quatro mares diferentes (Egeu, Mediterrâneo, Negro e de Mármara).
A Turquia foi importante no comércio do mundo antigo, tornou-se território romano (cristão) e, sob o domínio Otomano, transformou-se em uma nação muçulmana. Passou a ser República da Turquia no século 20, moderna e salpicada de contrastes, bem retratados em sua cidade mais famosa, Istambul.
CURIOSIDADES DA TURQUIA
Loucos por chá
Turcos são ávidos bebedores de chá, até mais do que café. E são meninos que andam pelas ruas das cidades, equilibrando pequenos copos em forma de tulipa, que abastecem de chá quente os comerciantes.
Papai Noel é turco
Vem de séculos a história de Nicolau, nascido em família rica, na Turquia. Ao perder os pais, passou a usar a herança para ajudar necessitados e proteger crianças. Foi nomeado bispo de Mira e canonizado como São Nicolau. Sua história inspirou a criação da figura do Papai Noel.
Meditação rodopiante
Com uma mão virada para o céu e outra na direção da terra, os dervixes são homens que giram, dançando e meditando ao ritmo de cantos religiosos. Essa prática, que é parte do sufismo − de religião islâmica −, foi banida da Turquia em 1925, mas voltou a ser praticada há alguns anos.
Banho turco
É um legado do Império Romano, quando os banhos públicos serviam para convívio social, e também do Otomano, onde os locais de banho perto das mesquitas permitiam que os fiéis se limpassem antes das orações. Como em uma sauna, o objetivo é o relaxamento.
Café, um oráculo
O café turco é feito com água e pó, fervidos juntos. A bebida é forte, com espuma e servida quando o pó decanta. A borra que se forma no fundo, para eles, dá pistas sobre o futuro da pessoa que bebeu o café.
LUGARES DE DESTAQUE NA TURQUIA
CAPADÓCIA
Um cenário impressionante de formações rochosas, de onde partem os passeios de balões para se avistar os vales de pedras onduladas, encostas nas cores ocre e rosa e casas construídas nas pedras. Terra de São Jorge, um dos santos mais venerados pelos brasileiros e quase um desconhecido dos turcos.
Mesquita Azul
Erguida para rivalizar com a Aya Sofia e, dessa vez, reafirmar o poder do Islã, fica logo em frente, na mesma cidade. Decorada com milhares de azulejos, ainda funciona como templo religioso.
Basílica Aya Sofia
Construída em Istambul pelo imperador Justiniano entre 532 e 537 d.C para reforçar o poder do cristianismo e dos romanos, foi transformada em mesquita quando os Otomanos chegaram ao país, em 1453. Hoje é um museu.
Palácio Topkapi
Sede do poder Otomano, foi residência de sultões por 400 anos em Istambul. Guarda relíquias do profeta Maomé.
Grand Bazaar
O maior mercado coberto do mundo fica em Istambul e foi criado em 1461. São 60 ruas e 5 mil lojas com negociantes de joias, cerâmicas, tapetes, especiarias, antiguidades e tudo o que se imagina, ativo até os dias atuais.
MOUSSAKA NA MESA
A Turquia disputa com a vizinha Grécia a nacionalidade do Moussaka (ou mussaká), um dos pratos locais mais populares. É como uma lasanha, feita de berinjela, carne moída, azeite e molho, fácil de fazer.
Ingredientes
✓ 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
✓ 4 berinjelas médias
✓ 750 g de carne moída (patinho) duas vezes
✓ 5 tomates maduros
✓ 1 cebola grande picada
✓ 1 pau de canela
✓ Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
✓ Farinha de rosca e óleo de oliva para untar
Molho bechamel
✓ 5 xícaras (chá) de leite integral
✓ ½ xícara (chá) de farinha de trigo
✓ ½ xícara (chá) de manteiga
✓ Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Corte as berinjelas em fatias de 1 cm de espessura, polvilhe um pouco de sal e deixe escorrer para que fique maleável. Bata os tomates no liquidificador, passe na peneira e reserve. Refogue a cebola, junte a carne e acrescente sal, pimenta-do-reino e canela ralada, mexendo bem. Refogue e adicione o tomate batido, cozinhando por 15 minutos.
Preparo do molho bechamel
Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente a farinha de trigo. Tire do fogo e misture o leite aos poucos para não empelotar. Volte ao fogo, mexendo ligeiramente até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Desligue o fogo e reserve.
Montagem da moussaka
Unte uma vasilha refratária com óleo e farinha de rosca e monte as camadas, começando por fatias de berinjela, carne moída, parmesão ralado... até finalizar. Termine com berinjela, cubra com molho bechamel e o parmesão restante. Leve ao forno em temperatura média até dourar.
LIGUE O SOM
Para entrar no clima, acesse a seleção de músicas que a Revista Assaí Bons Negócios preparou para você ouvir enquanto prepara a receita! Acesse aqui!
VENDA AMBULANTE: NA RUA, COM AÇÚCAR E COM AFETO!
NATAL ASSAÍ: VOCÊ PODE GANHAR KITS DE BOAS FESTAS!
COPOTONE: CRIE O SEU E VENDA MAIS NO NATAL
EXPANSÃO DO ASSAÍ GANHA FORÇA COM NOVAS LOJAS
QUALIDADE DO SONO: VOCÊ DORME BEM?
RETOMADA DOS NEGÓCIOS DESAFIA EMPREENDEDORES
VENDAS DE FIM DE ANO: PREPARE SEU NEGÓCIO
FESTA-SURPRESA PARA O HOMEM DO MERCADO
SOL, A ATENDENTE VIRTUAL DEDICADA AO CLIENTE ASSAÍ
CEIA DE NATAL BRASILEIRA: SABORES E REGIONALIDADES
FRANGO ASSADO É UM BOM NEGÓCIO?
É TEMPO DE FAZER SEU PLANEJAMENTO 2022
MARMITAS PRONTAS COM COMIDA DA MÃE TODOS OS DIAS
CUIDADO COM O GOLPE DO DELIVERY!
PROCURANDO CLUBES DE ASSINATURA? VEM PRO MEU!
SAIBA COMO REDUZIR O IMPACTO DA CONTA DE ENERGIA
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!