O aumento do preço da conta de energia elétrica já está pesando no orçamento e nas contas de todos. Para o empreendedor, independentemente do tamanho do seu negócio, esse custo provoca impacto direto nos resultados mensais e o obriga a repassar essa alta aos preços dos produtos, o que pode reduzir as vendas. A saída é buscar formas de economizar energia e estudar melhor se é momento ou não de reajustar preços.
Além do aumento de preço, campanhas de redução de consumo estão em andamento. Se o período de seca se prolongar, é possível que o Brasil passe por apagões momentâneos ou, no pior cenário, por um apagão geral, explica o pesquisador do Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas, Diogo Lisbona.
Como economizar
A tarifa branca é uma modalidade de cobrança criada em 2018. Ela beneficia tanto consumidores residenciais como comércios e serviços que sejam atendidos em baixa tensão (de 127 a 440 Volts). Para aderir, basta entrar em contato com a distribuidora local de energia para trocar o relógio.
Nesse modelo tarifário, o preço pago varia conforme determinados horários. Nos dias úteis, são cobrados três valores diferentes de tarifa. Em fins de semana e feriados nacionais, o valor é sempre da tarifa Fora de Ponta. O horário de pico vai das 17h às 22h.
Reduza o consumo
Este deve ser um esforço coletivo. Além dos cuidados já conhecidos, peça a colaboração da sua equipe e de seus consumidores.
“A comunicação com os clientes tem que ser clara”, sugere o assessor econômico da Fecomércio-SP, Guilherme Dietze. Estimule a reduzir, ao máximo, gastos de energia como o abre e fecha de refrigeradores, uso constante de elevador etc.
Veja mais dicas:
- Ventilação: mantenha os lugares arejados para minimizar o uso do ar-condicionado. Quando possível, opte por ventilador.
- Iluminação: dê preferência ao uso de luz natural e lâmpadas de LED.
- Eficiência: desligue refrigeradores e equipamentos com poucos produtos e centralize em um só. Modelos antigos normalmente gastam mais, e os equipamentos devem ter manutenção em dia.
- Ambientes claros: paredes e móveis claros refletem e espalham melhor a luz e aproveitam a luz natural. Reduza ou elimine divisórias no ambiente de trabalho.
- Desligue os aparelhos: melhor até tirar da tomada os aparelhos que não são usados com frequência.
- Horário de funcionamento: tente concentrar as atividades de sua empresa em horários alternativos aos de pico.
Por que a conta de energia subiu?
As usinas hidrelétricas há muitos anos são a principal fonte de geração de energia elétrica no país. Os reservatórios têm capacidade de armazenamento, porém a falta de chuvas fez com que o volume de água sofresse forte redução.
Com isso, as usinas termelétricas, que produzem energia mais cara, são cada vez mais utilizadas para suprir a demanda cada vez maior. E esse custo maior na produção é transferido para a conta de energia dos consumidores, que correm o risco de entrar na Bandeira Vermelha.
“Temos um cenário de aumento da demanda, mas a produção de energia não acompanha na mesma velocidade do consumo. A diversificação de fontes, como a energia eólica e a solar, é necessária para o desenvolvimento do país.” Diogo Lisbona
TURQUIA: UM LUGAR ENTRE DOIS MUNDOS
VENDA AMBULANTE: NA RUA, COM AÇÚCAR E COM AFETO!
NATAL ASSAÍ: VOCÊ PODE GANHAR KITS DE BOAS FESTAS!
COPOTONE: CRIE O SEU E VENDA MAIS NO NATAL
EXPANSÃO DO ASSAÍ GANHA FORÇA COM NOVAS LOJAS
QUALIDADE DO SONO: VOCÊ DORME BEM?
RETOMADA DOS NEGÓCIOS DESAFIA EMPREENDEDORES
VENDAS DE FIM DE ANO: PREPARE SEU NEGÓCIO
FESTA-SURPRESA PARA O HOMEM DO MERCADO
SOL, A ATENDENTE VIRTUAL DEDICADA AO CLIENTE ASSAÍ
CEIA DE NATAL BRASILEIRA: SABORES E REGIONALIDADES
FRANGO ASSADO É UM BOM NEGÓCIO?
É TEMPO DE FAZER SEU PLANEJAMENTO 2022
MARMITAS PRONTAS COM COMIDA DA MÃE TODOS OS DIAS
CUIDADO COM O GOLPE DO DELIVERY!
PROCURANDO CLUBES DE ASSINATURA? VEM PRO MEU!
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!