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É TEMPO DE FAZER SEU PLANEJAMENTO 2022

O ano de 2021 nem terminou e já é tempo de fazer seu planejamento 2022 para seu negócio crescer no ano seguinte sem correr risco.

É assim, corrido mesmo: enquanto você foca nas vendas de final de ano, vai planejando as principais metas e estratégias para o ano seguinte. É certo que nem todo empreendedor vai fazer seu “planejamento 2022”, porque, no meio da correria dos resultados do dia a dia, parar e planejar os meses seguintes são tarefas que exigem ainda mais de uma agenda já comprometida.

A palavra-chave é: descomplique. Planejar nada mais é do que ter dúvidas e responder perguntas. E, com base em observação confiável e respostas, estabelecer objetivos e tomar decisões que têm a ver com o dinheiro previsto e disponível para os próximos meses.

Independentemente do tamanho ou da área de atuação, o que não é aconselhável é tomar decisões levando em conta a intuição e o "eu acho", que podem tornar seu negócio vulnerável.

Pesquisas do Sebrae indicam que os microempreendedores individuais (MEI) são os que têm maior taxa de mortalidade em cinco anos, sendo a falta de planejamento uma das causas.

Como planejar?

Tonico Novaes, especialista em administração estratégica pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e empreendedor do mercado de eventos, explica que planejamento é uma questão de hábito, “algo que vamos aperfeiçoando ao longo do tempo e que pode ir mudando de acordo com a necessidade”.

Embora haja métodos, ferramentas e modelos diversos de planejamento, pode-se começar um plano de ação básico de modo simples e eficiente.

Responda às seguintes perguntas:

  • O que (quero fazer)?
  • Como (vou realizar)?
  • Por que (quero esse objetivo)?
  • Quem (vai realizar ou com quem vou contar)?
  • Quanto (vou gastar para isso)?
  • Quando (vou realizar)?

Para obter essas respostas, o especialista indica:

  • Analise as características e a situação da concorrência e do mercado
  • Faça um diagnóstico do seu negócio  e defina as metas
  • Envolva toda a equipe no processo, com transparência e confiança

Mapear e agir

Feito isso, o empreendedor vai definindo tudo que precisa organizar para o ano seguinte. E pode ser uma previsão mensal, bimestral, por semestre ou de longo prazo – por temas de interesse ou datas comemorativas, por exemplo.

PASSO A PASSO PARA SEU PLANEJAMENTO 2022

DIAGNÓSTICO

É importante saber como está a saúde financeira do seu negócio, se há dinheiro no caixa, se as vendas caíram, se algum produto não vende, e o que seus concorrentes estão fazendo. Isso ajuda a responder às perguntas: O que? Como? Por que? Quem? Quanto? Quando?

OBJETIVOS

Quer vender mais? Lançar algum produto ou sabor novo? Diminuir o tempo de entrega? Substituir a chapa de lanche? O importante aqui é ser realista e ter metas viáveis.

ESTRATÉGIAS E AÇÕES

Como realizar o planejado? Se precisar, faça um curso, torne seu negócio ativo nas redes sociais, fortaleça seu delivery. O que importa é definir as estratégias conforme seus objetivos e a realidade do seu negócio.

CRONOGRAMA

Defina os prazos: o que será feito primeiro? Quem assumirá cada etapa? Quais recursos serão necessários?... E deixe tudo claro num quadro para você e a equipe.

DESEMPENHO

Avalie sempre o que está ou não dando certo a partir do que foi previsto. E, se for preciso, recalcule a rota, ajuste a meta, faça comparações de resultados, antes e depois.

REVISÃO

Se precisar, troque de estratégia. Ser flexível é uma qualidade que leva o empreendedor de sucesso a adaptar o negócio às condições do mercado.

APRENDIZADOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS

É bom ter em mente que o imprevisto ronda todo tipo de negócio e que dele vem muitos aprendizados:

REVOLUÇÃO DIGITAL

Com ou sem isolamento, cada vez mais, tudo é feito no celular: pesquisa de preços, compras, busca de endereços, promoções e contatos diretos com os negócios. Então, aprimore os canais de comunicação com redes sociais, aplicativos de conversa e sites para não ficar de fora do mundo digital e dificultar as vendas.

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DELIVERY PARA VENDER MAIS

A palavra aqui é revolução. Antes, o cliente ia até a loja para escolher o produto ou até o quiosque, a loja ou o restaurante para comer. Agora, mesmo com a reabertura do comércio, escolher o produto, fazer o pedido e receber em casa virou prática diária. Quer vender mais? Tenha um sistema de entregas.

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MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Com as facilidades on-line, agora você tem mais concorrentes. Então, reforce seu bom atendimento, ofereça mimos, promoções ou produtos diferentes. Lembre-se: o comportamento do consumidor mudou e, on-line, tudo o que ele quer é ficar satisfeito com a compra. Presencialmente, ele quer isso e, mais, curtir a experiência.

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IMPORTANTE

  •   Planeje
  •   Evite tomar atitudes por impulso
  •   Seja consciente do que é possível dentro da sua realidade
  •  Execute

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