Tradicional na mesa dos brasileiros, a batata é um alimento rico em nutrientes, tem pouca gordura e é muito versátil na hora de preparar. Em geral, servidas como acompanhamento, as batatas recheadas (e assadas) pode tranquilamente ser o prato principal do cardápio. É muito apreciada como opção rápida de refeição ou lanche fora de casa e tornou-se também item de crescente escolha por quem dá preferência à comodidade da entrega em casa, por delivery. Os recheios são um forte atrativo e devem ser variados, para conquistar e dar ao cliente oportunidades de escolha.
Com processo simples e estrutura compacta, o negócio de batatas recheadas e assadas pode ser desenvolvido por pequenos empreendedores. A forte tendência dos serviços por delivery também vem estimulando muito a aposta no segmento, com faixas de investimento variáveis para cada bolso. Em casa ou com ponto fixo, o investimento inicial depende da escolha do tamanho do negócio que se planeja abrir. Pode-se optar por começar com a estrutura básica de uma cozinha doméstica já disponível e, à medida do crescimento, avançar com novos investimentos em pontos de atendimento extras.
Crescimento nas vendas
A pandemia fez saltar as vendas por delivery:
- Slta de 60% nas vendas;
- Alimentação e saúde foram os que mais cresceram;
- 15% de aumento no faturamento do setor de alimentos;
- 9% de aumento no tíquete médio das compras.
Fonte: Revista Exame, maio 2020
Investimento inicial
- De R$ 200, a R$ 2.200, dependendo da estrutura e dos insumos;
- Faturamento inicial estimado: R$ 2.000, por mês;
Ter entregador próprio ou fazer parceria com delivery (exige CNPJ e prevê taxas).
Equipamentos necessários
- Micro-ondas ou forno convencional;
- Geladeira;
- Mesa/superfície para montagem das batatas recheadas;
- Potes para recheios;
- Talheres de apoio;
- Embalagens e descartáveis para entrega;
- Equipe mínima: duas pessoas (uma para montagem e outra para entrega);
- Identificação do produto (logotipo) e etiquetas próprias.
“Persista sempre! Mesmo que não tenha muitos pedidos no início. Mantenha-se disponível para o cliente encontrar você." Matheus Soares, Señor Batata
Dicas para começar seu negócio de batatas recheadas
Embalagens
Cartonada ou de isopor, têm tamanhos variados e mantêm a temperatura do alimento por mais tempo.
Batata
Sempre do tipo inglesa, tamanho grande, asse em forno convencional para ter o melhor resultado e garantir sabor, consistência no preparo e qualidade do produto.
Recheios
Trabalhe primeiro com os sabores mais procurados e vendáveis, com estoque enxuto. Aproveite ingredientes sazonais e regionais para economizar.
Opções típicas:
- Queijo e suas variações
- Linguiça calabresa ou Blumenau (toque regional)
- Presunto, carne moída ou carne seca (opção regional)
- Frango com catupiry
- Strogonoff de frango
Adicionais
Cuidado com a oferta de adicionais ao pedido, isso pode encarecer o produto e inchar o seu estoque. No início, garanta a qualidade dos recheios e amplie de acordo com a procura. Ofereça duas opções de bebida. Estude a margem de ganho das versões em lata e litrão (1,5 L e 2 L), pois têm maior aceitação.
Aprenda com quem sabe
O Señor Batata, de Ribeirão Preto (SP), nasceu em 2019 na cozinha de Matheus Campos Soares, de 27 anos. O desejo de ter o próprio negócio foi a principal motivação. Matheus criou um cardápio com oito sabores de batatas recheadas e contou com a ajuda de um amigo para as entregas. O que era projeto paralelo, atendendo a 10 pedidos por dia, se tornou atividade principal já em 2020, quando as vendas cresceram bastante e ele deixou de ser representante comercial para focar no seu empreendimento.
Raio X do Señor Batata
- Investimento inicial: R$ 1.500 a R$ 2.000
- Faturamento mensal inicial: R$ 5.000
- Tícket médio de vendas: R$ 80
- Cardápio de 8 sabores cresceu para 20 opções com combos
- Em um ano, vendas cresceram 5 vezes mais
- Equipe: 2 pessoas inicialmente e 9 no total neste ano
Oportunidades
- Cidade com pouca oferta do produto, mais concentrada em shoppings;
- Identificação de nichos não atendidos, como público adepto de dietas low carb;
Investimento inicial pequeno.
Estratégias
- Identificar produtos com maior margem de ganho e elaborar combos e promoções;
- Se um produto sai bem, teste variações dele com menor custo; isso pode agradar e levar o público a consumir mais;
- Investir em posts em redes sociais ajuda a não depender de aplicativos, reduzindo custos, preços e taxas;
- Persista sempre! Mesmo que não tenha muitos pedidos no início. Mantenha-se disponível para o cliente encontrar você.
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