Programa criado pelo Assaí Atacadista para combater o desperdício de alimentos ganha cara nova e supera resultados
O programa Destino Certo, do Assaí, ganhou uma nova identidade visual, alinhada ao momento que atravessa. A iniciativa teve sua abrangência ampliada e promoveu ações de engajamento com as lojas que tiveram suas operações mais impactadas pela pandemia, visando reforçar a participação daquelas unidades no programa.
Como reflexo desse “novo gás”, já se observa uma evolução nos resultados: aumento de 37% no peso (em quilos) de alimentos doados entre janeiro e julho de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.
Desde 2013, ano de seu lançamento, o Destino Certo já beneficiou quase um milhão de famílias brasileiras. Por meio da iniciativa, o Assaí Atacadista mapeia e estabelece parcerias com bancos de alimentos para receberem doação de frutas, legumes e verduras que não estão esteticamente atraentes para venda, mas que são totalmente adequados para o consumo.
A iniciativa ganha especial relevância quando se avaliam os números do desperdício de alimentos no Brasil. Estimativas dão conta de que cerca de um terço da comida produzida no país não se encaixa nos padrões estéticos exigidos pelo mercado, sendo preterida para a venda e, muitas vezes, destinada ao lixo.
De forma mais ampla, levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que, só no Brasil, cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos são perdidas por ano.
Nesse contexto, uma iniciativa como o Destino Certo promove tanto importantes impactos sociais, contribuindo como complemento nutricional para parte da população em situação de grave insegurança alimentar, como ambientais, pois evita a destinação de novos volumes para o aterro sanitário.