COMO TER CUIDADO COM OS OLHOS
Cuidados simples que podem ser adotados no dia a dia para manter a saúde dos olhos
Use óculos de sol de qualidade
Segundo a Dra. Patrícia, “O campo escuro faz nossa pupila dilatar e entra ainda mais radiação”. Por isso, não use qualquer óculos de sol, adquira um que tenha proteção UVA/UVB.
Faça pausas da exposição às telas
A recomendação da especialista é ficar 20 segundos olhando para longe a cada 20 minutos de tela. “Assim você descansa a musculatura de foco dos seus olhos”, afirma.
Lubrifique os olhos
Pesquisas dão conta de que, quando estamos diante de uma tela, piscamos menos. Por isso, é importante nos hidratarmos e, caso seja necessário, usar um colírio com orientação médica.
Não durma com maquiagem
A importância de retirar a maquiagem antes de dormir vai além da saúde da pele; os olhos também podem ser afetados com partículas de cosméticos, que provocam irritação e alergia.
Não use óculos de grau de outra pessoa
Óculos de grau são pessoais e intransferíveis. Em outras palavras, os óculos de outra pessoa não servem para você nem por um minuto
– a indicação médica é personalizada.
Não use colírio sem indicação médica
Colírios são remédios e, assim como qualquer outro medicamento, não devemos usar sem orientação de um especialista. O uso inadequado pode causar ou mascarar problemas.
Pisque
Por mais natural que pareça, muitas vezes,
não piscamos na quantidade suficiente para lubrificar e eliminar possíveis impurezas que possam estar nos olhos. Piscar protege a córnea e a conjuntiva.
Evite coçar os olhos
A especialista adverte que, ao coçar os olhos com a mão suja, podemos transmitir micro-organismos capazes de causar problemas sérios, como conjuntivite, descolamento de retina e ceratocone.
Vá ao oftalmologista
É o profissional que pode avaliar, orientar, medicar e indicar outras medidas, caso seja necessário, para garantir a boa saúde dos olhos. Não se esqueça das consultas de rotina!
Prevenir é sempre a melhor escolha
Algumas condições, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, podem ser genéticas, mas, com a adoção de alguns cuidados desde a infância, as chances de ocorrerem são menores.
Já os problemas causados pelo glaucoma, que é uma doença crônica e sem cura, podem ser amenizados com visitas regulares ao oftalmologista, a fim de iniciar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
A catarata é outra ocorrência relativamente comum e que acomete principalmente os idosos devido ao envelhecimento do cristalino. Também pode ser causada por outros fatores, como diabetes, infecções oculares, uso de medicamentos e até cirurgia de glaucoma.