"Mais difícil do que conquistar clientes é saber mantê-los”. Você já deve ter ouvido ou sentido isso em algum momento do dia a dia do seu negócio. Em vendas, mais do que atrair, o segredo é cultivar o consumidor e fidelizá-lo, e uma das ferramentas mais importantes é conhecê-lo. Para isso, precisamos falar sobre cadastro de cliente!
Muitos pequenos empreendedores precisam colher algumas informações básicas para executar uma venda como nome, endereço, telefone etc. Mas é comum que essas informações fiquem perdidas na lista do celular e até em pequenos papeizinhos que não serão mais consultados.
Com isso, uma grande oportunidade de relacionamento e de novas vendas está sendo desperdiçada. Independentemente do tamanho do seu negócio, cadastrar bem os seus clientes, ter os dados à mão e saber utilizá-los é uma das chaves para o sucesso!
Comece a se organizar
- Comece por ferramentas mais simples – as digitais são as mais recomendadas. Se preferir o papel, recorra à tradicional agenda com calendário. A desvantagem aqui é o tempo perdido com atualizações.
- Use programas como Excel ou Planilhas do Google. São bastante funcionais, principalmente para iniciantes. Existem bons aplicativos gratuitos, como Agendador e RD Station. Escolha o que melhor se adaptar ao seu negócio.
Dados
É importante ter atenção à preferência do canal de contato que seu cliente usa – seja telefone, e-mail, WhatsApp ou redes sociais –, e abordá-lo através desse meio.
Agora que você já está convencido dos benefícios do cadastro de clientes, é hora de dar mais um passo. Para isso, você precisa prever que tipo de informações precisa coletar para sua estratégia. Algumas mais utilizadas são:
Quando direcionada para clientes pessoa física, a ficha de cadastro costuma trazer um maior número de campos: estado civil, informações profissionais e do cônjuge. Dados de referências pessoais e comerciais costumam ser incluídos.
Mas tome muito cuidado ao solicitar ou reunir essas informações. Se o cliente achar que sua privacidade está sendo invadida, você poderá gerar um efeito indesejado. Veja a melhor forma de abordagem e o que realmente será útil ao seu negócio. Em alguns casos, esses dados não são obtidos em um formulário que pode intimidar, mas em uma boa conversa.
Dica importante: Evite tomar muito tempo do cliente e não entre em questões relacionadas à privacidade dele.
LGPD
Atenção: ao aplicar a pesquisa, fique atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta sobre o direito à privacidade do usuário/cliente e a forma de utilização dos dados coletados, como: nome, idade e estado civil. Por isso, deixe claro ao seu consumidor a finalidade da pesquisa e a responsabilidade dele ao permitir que as informações sejam armazenadas e utilizadas.
SAIBA MAIS
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm
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