"Eu sempre quis ser uma cozinheira famosa, que pudesse democratizar a comida de verdade, dividir com as pessoas e compartilhar os saberes populares”. O sonho de Regina Tchelly, criadora do projeto Favela Orgânica, acabou virando realidade de uma forma diferente, mas que hoje a coloca no posto de referência mundial da gastronomia sustentável e do combate ao desperdício de alimentos.
Ela já viajou à Europa dez vezes para dar palestras e já ensinou uma receita de moqueca orgânica para Ana Maria Braga no programa “Mais Você”, da TV Globo.
Como tudo começou
Logo que chegou ao Rio de Janeiro para trabalhar como empregada doméstica, Regina observava que, nas feiras livres, muitos alimentos eram simplesmente jogados fora, coisa que a paraibana de Serraria não estava acostumada a ver, já que seus pais e vizinhos aproveitavam o máximo das frutas, das verduras e dos legumes para cozinhar.
Ela combinou com os feirantes e passou a recolher tudo que seria descartado por eles. Levava os “restos” para casa e testava as receitas – foi daí que surgiram delícias como o pão de mel com casca de banana, o arroz colorido de talos e outros preparos, que atualmente ela faz questão de compartilhar no site do projeto.
Em 2011, com a ajuda de seis mães da comunidade Chapéu-Mangueira, que fica no Morro da Babilônia (Rio de Janeiro), juntou R$ 140 e realizou a primeira oficina para compartilhar a ideia de que cascas, talos e sementes revelam novos sabores e, dessa forma, promover uma culinária que, além de econômica, é sustentável. E deu certo!
Hoje, o Favela Orgânica é uma realidade e já realizou treinamentos em diferentes estados brasileiros e em países como França, Itália e Uruguai.
MAIS QUE UMA COZINHA ALTERNATIVA
Não é só da cozinha alternativa que vive o projeto, totalmente independente. Hoje, são várias frentes de trabalho: “Eu ensino às pessoas como elas podem ter hortas em pequenos espaços e promovo o consumo consciente, incentivando o aproveitamento integral de cada alimento”. Isso inclui a compostagem, por exemplo. “O que não dá para fazer comida, nós usamos para fazer adubo e aí dá para plantar em casa temperos como coentro e cebolinha, alface e tomate”, conta.
Além das oficinas, Regina realiza capacitações profissionais e promove o empreendedorismo social, incentivando pessoas a terem seu próprio negócio na linha do aproveitamento integral e, assim, oferecerem nutrição balanceada com preços acessíveis.
Ela também é a estrela do canal Favela Orgânica, no YouTube, que aborda temas diferentes e sempre com foco na gastronomia sustentável.
Em 2020, o Brasil voltou para o Mapa da Fome e, recentemente, a insegurança alimentar se agravou devido à pandemia de Covid-19.
- 12 milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos*
- 33 milhões de brasileiros passam fome atualmente**
Fonte: *Estudos publicados em 2021 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.** Pesquisa Vigisan (Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil), divulgada em junho de 2022
COMPROMISSO DE SUSTENTABILIDADE
O combate ao desperdício de alimentos é um dos compromissos de sustentabilidade do Assaí. Mantemos parcerias com entidades de bancos de alimentos para a doação de frutas, legumes e verduras que, embora não estejam esteticamente atraentes para a venda, estão totalmente adequados para o consumo.
Essa iniciativa ajuda a diminuir o impacto ambiental, evitando a destinação para o aterro sanitário e, assim, contribuindo para a estratégia do Assaí de enfrentamento às mudanças climáticas.
Em 2021, foram doadas mais de 1.200 toneladas de alimentos – o equivalente a 2,4 milhões de refeições –, beneficiando mais de 204 mil famílias e evitando que 826 toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera.
O Assaí está ampliando a iniciativa em 2022. Aproximadamente mais 90 lojas devem passar a fazer doações, em diversas localidades do Brasil, contribuindo, estimadamente, para o preparo de mais de 3 milhões de refeições para mais de 250 mil famílias e evitando a emissão de mil toneladas de CO2.
Receita sustentável
Acredite! É possível fazer um delicioso e nutritivo risoto com casca de melancia, digno de um restaurante fino, em apenas alguns minutos. Confira:
Risoto de Casca de Melancia
Ingredientes
✓ 3 xícaras (chá) de arroz cozido
✓ ½ xícara (chá) de alho-poró
✓ 1 xícara (chá) de cebola picada
✓ 2 xícaras (chá) de casca de melancia ralada fina
✓ ½ xícara (chá) de pimentão verde em cubos
✓ 2 xícaras (chá) de tomate em cubos
✓ ½ xícara (chá) de salsa e cebolinha (cheiro-verde)
✓ ½ xícara (chá) de manjericão fresco picado
✓ 1 copo de requeijão cremoso
✓ 3 colheres (sopa) de azeite
✓ 6 colheres (café) de açafrão
✓ Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Depois de higienizar e picar todos os ingredientes, refogue o alho-poró e a cebola no azeite até dourar. Adicione a casca de melancia e cozinhe em fogo baixo por alguns minutos até que a casca fique bem macia. Então, acrescente o pimentão, o tomate e o cheiro-verde e cozinhe por mais alguns minutos antes de adicionar o requeijão cremoso à panela. Misture bem, acrescente o arroz cozido e misture cuidadosamente. Tempere com sal e pimenta.
Dica: a mesma receita pode ser feita com cascas de outros alimentos, como abóbora ou berinjela.
CONHECER O CLIENTE COMO SE FOSSE VOCÊ – VEJA COMO!
FINI É LÍDER NO SEGMENTO BALAS DE GELATINA
A PIZZARIA QUE NASCEU COM A CAPITAL FEDERAL
O MENU DE SUCESSO DA EMPREENDEDORA QUE É UM DOCE!
FRANÇA: BERÇO DA BOA MESA
TUDO SOBRE O PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2022
EMPREENDEDOR TAMBÉM SAI DE FÉRIAS. VEJA COMO!
MANTENHA SUA VACINAÇÃO EM DIA!
ENGENHARIA DE CARDÁPIO
CONHEÇA A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DA EMPADAS DA FÊ!
ENTENDA O POTENCIAL DO CADASTRO DE CLIENTES
SAIBA COMO TORNAR ATRAENTE UM CARDÁPIO SEM CARNE!
EXPANSÃO DO ASSAÍ GARANTE APROXIMAÇÃO COM CLIENTES
GALLO: CONHEÇA O SABOR QUE NOS APROXIMA
BISCOITO OU BOLACHA?
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!