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SAIBA COMO TORNAR ATRAENTE UM CARDÁPIO SEM CARNE!

Opções vegetarianas e veganas conquistam espaço no mercado e atraem clientela versátil.

Adotar uma alimentação sem carne e derivados de origem animal é muito mais que uma tendência, é um estilo de vida cada vez mais praticado por brasileiros. Seja retirar 100% a carne das refeições ou em alguns dias da semana, os consumidores que têm esse comportamento estão cada vez mais presentes em estabelecimentos por todo o país.

Segundo pesquisa do IPEC (antigo Ibope Inteligência) em 2021, mais de 30% das pessoas já escolhiam opções veganas em restaurantes e outros estabelecimentos. Além disso, quase metade dos entrevistados (46%) comiam sem carne em um ou mais dias por semana por escolha própria - chamados de "flexitarianos".

De acordo com dados do Google Trends, o termo "vegano" atingiu, em maio deste ano, o pico de popularidade entre os mais inseridos nos mecanismos de busca.

 

“O público é bem dividido: cerca de 20% apenas é vegano e 30%, vegetariano"- Maha Sati, proprietária do restaurante Mandir

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Quanto às regiões, o IPEC aponta que não existem muitas variações. A porcentagem de pessoas que reduzem seu consumo de carne semanal varia de 42% na periferia até 46% na capital.

A respeito da renda de quem diminui o consumo de carne semanalmente, quem ganha até um salário mínimo reduz mais, com 50%; e aqueles que recebem mais de cinco salários retiram menos a carne do cardápio, ficando em 37%.

 

Para todos os gostos

O aumento é sentido na rotina de estabelecimentos que trabalham com essa proposta. Maha Sati, 39 anos, é proprietária do Mandir, em Fortaleza (CE). O tradicional restaurante vem de uma família que segue o veganismo desde cedo. Inspirada na culinária indiana, Maha assumiu o restaurante em 2011, e serve mais de 300 refeições por dia.

No Mandir, a filosofia vegana é transversal, o restaurante é liderado por mulheres, compra alimentos orgânicos de produtores locais, recicla todos os resíduos e sua equipe de sete pessoas trabalha com carga horária flexível.

“Procuramos oferecer uma cozinha afetiva, cheia de significados e que transmita algo bom para as pessoas que nos visitam. Pensamos sempre no planeta, nas pessoas e nos animais - se prejudica algum deles no processo, afetará todos”, enaltece Maha.

O serviço é feito no modelo de prato feito, chamado carinhosamente de mandala. O arroz vai no centro com os acompanhamentos ao redor. De acordo com a empresária, o público é bem dividido: cerca de 20% apenas é vegano e 30%, vegetariano.

O restante são pessoas que gostam da culinária ou têm restrições alimentares, como intolerância a glúten, lactose etc.

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Sobre o Mandir

  • Presencial: Todos os dias, das 11h às 14h30
  • Retirada e delivery: 17h às 20h30
  • Almoço: R$ 26,00
  • Segundas sem carne (promocional): R$ 24,00
  • Noite: R$ 29,00 (para viagem)
  • Instagram: @mandir.amor

 

Hambúrguer também pode ser vegetal

O empresário Samir Almeida Santos, 33 anos, CEO da hamburgueria Bob Beef, incluiu a proteína vegetal há pelo menos quatro anos. A procura por essa opção fica em torno de 10% do total de vendas realizadas, totalizando cerca de 3.000 hambúrgueres vegetais nas 10 lojas da marca espalhadas pelo Rio de Janeiro, Niterói e Brasília.

A iniciativa conta com a parceria da produtora de carnes vegetais Fazenda do Futuro e o hambúrguer pode ser incluído em qualquer opção do cardápio. “Acredito muito que, devido a uma questão ambiental, a mudança de hábitos pode ajudar a qualidade de vida equilibrando-a com o meio ambiente”, explica Santos.

No menu, o cliente pode comer qualquer hambúrguer com a proteína vegetal pagando um adicional de R$ 3, resultando em um produto de, em média, R$ 31. Além dos sanduíches, é possível encontrar no cardápio entradas e sobremesas sem derivados animais.

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Sobre o Bob Beef

  • Delivery, take away e presencial.
  • Hambúrgueres, petiscos e sobremesas.
  • Sanduíches a partir de R$ 27 reais.
  • @hamburgueriabobbeef
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