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MARMITAS PRONTAS COM COMIDA DA MÃE TODOS OS DIAS

Graziela dos Santos Vianna e a filha reinventaram seu negócio na pandemia e passaram a faturar 30% mais fornecendo marmitas prontas.

O que começou como uma refeição para amigos virou profissão. Graziela dos Santos Vianna, de São Paulo, trabalhou por muitos anos em uma empresa de telecomunicações, mas tinha o sonho de ter um restaurante.

Em 2016, ela saiu do emprego e começou a cozinhar refeições para amigos em suas casas, fazendo comidas que podiam ser congeladas e consumidas durante a semana, dando origem ao negócio de marmitas prontas.

“Comecei sozinha indo de casa em casa cozinhar. As pessoas começaram naturalmente a comentar e o boca a boca ajudou muito na propaganda”, avalia Graziela. Por meio das redes sociais, a novidade se espalhou e o negócio de cozinheira de aluguel ganhou corpo com o Delícias da Grazi.

A vantagem para os clientes era ter o produto feito em sua própria casa, com os ingredientes que eles mesmos compravam e com tempero caseiro. Em paralelo, Graziela investiu na produção de marmitas prontas, mesmo tendo ainda menor demanda. Com R$ 600,00, ela comprou um kit de acessórios, incluindo panelas e potes, para auxiliar na produção das marmitas.

Raphaella e Graziela dos Santos Vianna – filha e mãe no negócio de marmitas prontas

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Virada no atendimento

  •  Em 2017, Raphaella, a filha de Graziela, entra no negócio
  •  As duas passam a comandar duas equipes de cozinha em domicílio
  •  Em 2020, com a pandemia e o isolamento, cancelam o atendimento presencial e iniciam as marmitas prontas feitas em home office
  •  São criadas duas versões de marmitas: kits da semana e as personalizadas para dietas específicas

Não tenha medo de mudar

Quando as restrições da pandemia impediram o atendimento presencial, Graziela não pensou duas vezes e adaptou sua produção para atender à demanda de marmitas congeladas. “Nos diferenciamos justamente pelo 'tempero de mãe' nas comidas. Isso foi importante para agradar à nossa clientela”, avalia a filha Raphaella.

Mesmo com o mercado de comidas congeladas aquecido, a concorrência não assusta a empresária, que acredita no seu diferencial. Atualmente, a empresa conta com a participação de toda a família. Além de Graziela e a filha, juntaram-se ao negócio o noivo de Raphaella e o padrasto.

“Realizei meu sonho e me vi dentro de um serviço que eu amava muito, que é cozinhar. Ver as pessoas gostando e admirando todo o esforço é muito gratificante.” Graziela dos Santos Vianna

Frango assado com batatas, uma das delícias do cardápio oferecido pela Delícias da Grazi

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ANTES DA PANDEMIA

  • Duas equipes cozinhavam por diária, incluindo custo de deslocamento por quilômetro
  • Mobilidade complicada por conta das panelas, dos potes e demais eletrônicos usados
  • Rotina mais cansativa e nem todas as casas tinham a estrutura necessária
  • Clientes com maior poder aquisitivo
  • Média de 85% do faturamento eram como cozinheiras de aluguel

DEPOIS DA PANDEMIA

  • Produção centralizada e compra de produtos com desconto pela quantidade
  • Cozinha em espaço único, adequada para maior produção de refeições
  • 90% dos clientes atuais conheceram a marca depois da pandemia
  • 60% do faturamento vêm da cozinha de aluguel, e o restante vem das marmitas congeladas
  • 30% de aumento no faturamento
  • Melhoria nas embalagens e apresentação dos produtos

RAIO-X DELÍCIAS DA GRAZI

  • LOCAL - São Paulo, capital
  • Preço médio - de R$ 30 a R$ 40 por marmita
  • Tamanho -  300 g a 600 g
  • Produção - 400 marmitas prontas/semana
  • Equipe - 4 pessoas
  • Faturamento médio de R$ 6 mil a R$ 10 mil por mês
  • Divulgação em redes sociais e indicações
  • Diferenciais -  tempero caseiro e atendimento a dietas específicas, como com redução de sal
  • Logística - entregas duas vezes por semana

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