É assim, corrido mesmo: enquanto você foca nas vendas de final de ano, vai planejando as principais metas e estratégias para o ano seguinte. É certo que nem todo empreendedor vai fazer seu “planejamento 2022”, porque, no meio da correria dos resultados do dia a dia, parar e planejar os meses seguintes são tarefas que exigem ainda mais de uma agenda já comprometida.
A palavra-chave é: descomplique. Planejar nada mais é do que ter dúvidas e responder perguntas. E, com base em observação confiável e respostas, estabelecer objetivos e tomar decisões que têm a ver com o dinheiro previsto e disponível para os próximos meses.
Independentemente do tamanho ou da área de atuação, o que não é aconselhável é tomar decisões levando em conta a intuição e o "eu acho", que podem tornar seu negócio vulnerável.
Pesquisas do Sebrae indicam que os microempreendedores individuais (MEI) são os que têm maior taxa de mortalidade em cinco anos, sendo a falta de planejamento uma das causas.
Como planejar?
Tonico Novaes, especialista em administração estratégica pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e empreendedor do mercado de eventos, explica que planejamento é uma questão de hábito, “algo que vamos aperfeiçoando ao longo do tempo e que pode ir mudando de acordo com a necessidade”.
Embora haja métodos, ferramentas e modelos diversos de planejamento, pode-se começar um plano de ação básico de modo simples e eficiente.
Responda às seguintes perguntas:
- O que (quero fazer)?
- Como (vou realizar)?
- Por que (quero esse objetivo)?
- Quem (vai realizar ou com quem vou contar)?
- Quanto (vou gastar para isso)?
- Quando (vou realizar)?
Para obter essas respostas, o especialista indica:
- Analise as características e a situação da concorrência e do mercado
- Faça um diagnóstico do seu negócio e defina as metas
- Envolva toda a equipe no processo, com transparência e confiança
Mapear e agir
Feito isso, o empreendedor vai definindo tudo que precisa organizar para o ano seguinte. E pode ser uma previsão mensal, bimestral, por semestre ou de longo prazo – por temas de interesse ou datas comemorativas, por exemplo.
PASSO A PASSO PARA SEU PLANEJAMENTO 2022
DIAGNÓSTICO
É importante saber como está a saúde financeira do seu negócio, se há dinheiro no caixa, se as vendas caíram, se algum produto não vende, e o que seus concorrentes estão fazendo. Isso ajuda a responder às perguntas: O que? Como? Por que? Quem? Quanto? Quando?
OBJETIVOS
Quer vender mais? Lançar algum produto ou sabor novo? Diminuir o tempo de entrega? Substituir a chapa de lanche? O importante aqui é ser realista e ter metas viáveis.
ESTRATÉGIAS E AÇÕES
Como realizar o planejado? Se precisar, faça um curso, torne seu negócio ativo nas redes sociais, fortaleça seu delivery. O que importa é definir as estratégias conforme seus objetivos e a realidade do seu negócio.
CRONOGRAMA
Defina os prazos: o que será feito primeiro? Quem assumirá cada etapa? Quais recursos serão necessários?... E deixe tudo claro num quadro para você e a equipe.
DESEMPENHO
Avalie sempre o que está ou não dando certo a partir do que foi previsto. E, se for preciso, recalcule a rota, ajuste a meta, faça comparações de resultados, antes e depois.
REVISÃO
Se precisar, troque de estratégia. Ser flexível é uma qualidade que leva o empreendedor de sucesso a adaptar o negócio às condições do mercado.
APRENDIZADOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS
É bom ter em mente que o imprevisto ronda todo tipo de negócio e que dele vem muitos aprendizados:
REVOLUÇÃO DIGITAL
Com ou sem isolamento, cada vez mais, tudo é feito no celular: pesquisa de preços, compras, busca de endereços, promoções e contatos diretos com os negócios. Então, aprimore os canais de comunicação com redes sociais, aplicativos de conversa e sites para não ficar de fora do mundo digital e dificultar as vendas.
DELIVERY PARA VENDER MAIS
A palavra aqui é revolução. Antes, o cliente ia até a loja para escolher o produto ou até o quiosque, a loja ou o restaurante para comer. Agora, mesmo com a reabertura do comércio, escolher o produto, fazer o pedido e receber em casa virou prática diária. Quer vender mais? Tenha um sistema de entregas.
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
Com as facilidades on-line, agora você tem mais concorrentes. Então, reforce seu bom atendimento, ofereça mimos, promoções ou produtos diferentes. Lembre-se: o comportamento do consumidor mudou e, on-line, tudo o que ele quer é ficar satisfeito com a compra. Presencialmente, ele quer isso e, mais, curtir a experiência.
IMPORTANTE
- Planeje
- Evite tomar atitudes por impulso
- Seja consciente do que é possível dentro da sua realidade
- Execute
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