Conteúdo principal

ULTRACONGELADOS PODEM SER SAUDÁVEIS?

Adeptas da boa alimentação, empresárias pernambucanas criaram uma empresa para oferecer pratos ultracongelados de alta qualidade com opções para bebês, alérgicos e veganos

A ideia inicial dos ultracongelados, surgiu diante de um problema comum na rotina dos pais de crianças pequenas: como manter a boa alimentação dos filhos nas situações em que cozinhar nem sempre é uma opção? 

Mãe pela primeira vez em 2014, Rafaela Pontual percebeu a dificuldade de encontrar no Recife opções de comida pronta que atendessem suas exigências para a filha. “Sempre tive uma boa alimentação e queria passar isso para meus filhos”, conta a engenheira, hoje, mãe de crianças de 6 e 4 anos. “Na hora de viajar, por exemplo, era uma missão impossível encontrar comida não industrializada, com textura apropriada para bebês, sem sal, açúcar e conservantes. No dia da viagem, precisava acordar às 5 horas da manhã para cozinhar”, lembra.

Em parceria com a irmã, Marcela, que há anos já tinha um restaurante na capital pernambucana, Rafaela resolveu oferecer, ela mesma, uma solução com o Mini Menu – um delivery especializado em pratos congelados saudáveis para bebês e crianças pequenas.

Lançado em 2017, o serviço oferece pratos feitos com ingredientes de qualidade superior (quando possível, orgânicos) elaborados por uma chef com o aval de uma nutricionista e um pediatra. O cardápio inclui texturas para diferentes fases do desenvolvimento infantil – de cremes a refeições inteiras, passando por sopas com pedaços e “amassadinhos”.

ULTRACONGELADOS PRESERVAM AS QUALIDADES NUTRICIONAIS

Para mantê-los agradáveis e preservar suas qualidades nutricionais, a empresa usa um método de resfriamento industrial rápido conhecido como “ultracongelamento” (leia mais no box). As embalagens, com design divertido, usam materiais como o papel, que não solta resíduos nos alimentos. “A ideia é alinhar sabor e qualidade”, completa a empresária.

Embalagens criativas e práticas, além de um cardápio diversificado de ultracongelados

00

“ULTRASSAUDÁVEIS” DESDE OS INGREDIENTES ATÉ O PREPARO

O compromisso justifica as dificuldades a mais na elaboração de um produto desse tipo: além da produção cuidadosa, os fornecedores são escolhidos criteriosamente e os ingredientes são mais caros – um desafio para o equilíbrio entre qualidade e preço competitivo. “E fazemos questão de ter, além de uma chef especialista em cozinha saudável, uma nutricionista em tempo integral e um pediatra para ratificar o cardápio”, explica Rafaela.

A aprovação médica também faz parte da estratégia de comunicação do Mini Menu. Segundo Rafaela, é um desafio convencer mães e pais exigentes de que pratos congelados podem ser opções realmente saudáveis para crianças pequenas.

“Precisávamos desconstruir preconceitos em torno da comida congelada, principalmente para bebês, e provar ao nosso público que se trata de uma comida saudável, que não perde nem sabor, nem nutrientes”, ressalta Rafaela. “Não adiantava apenas divulgar pela internet. Tivemos que fazer um trabalho muito forte com pediatras e nutricionistas”, conta.

Esses profissionais costumam ser consultados às vésperas de viagens com crianças, por exemplo. E os pratos do Mini Menu já são recomendados por eles nessas situações – assim como para pais que não têm tempo para cozinhar.

“Hoje, acredito que a maioria dos nutricionistas e pediatras daqui conhecem”, avalia Rafaela.

O Mini Menu também disponibiliza pratos para crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Eles são produzidos em áreas separadas da cozinha, com utensílios exclusivos.

“Há crianças que consomem nossos pratos diariamente. Os clientes dizem que o Mini Menu ‘salvou a vida’ deles, porque é muito difícil encontrar comida de qualidade para alérgicos”, destaca a empresária. “Há muita confiança envolvida”, diz.

E OS ADULTOS QUE QUEREM FICAR SAUDÁVEIS?

Conforme a procura pelos pratos do Mini Menu aumentava, surgiu outra demanda: comida também para os pais. “Os clientes pediam muito opções para adultos. E entendemos que ainda há uma carência no mercado de comida saudável congelada – principalmente vegana”, conta Rafaela.

O resultado é o Vege & Tal, lançado por ela e Marcela há pouco mais de um ano. A ideia foi apostar em um cardápio com uma proposta gourmet, também supervisionado por uma nutricionista. “É uma comida mais elaborada”, revela.

São quatro linhas principais: vegana (sem produtos de origem animal); low carb (para dietas com baixo consumo de carboidratos); vegetariana (sem carne); e funcional (alimentos com valores nutritivos específicos).

Com o novo delivery, as empresárias acabaram ampliando e diversificando seu público – que, no caso do Mini Menu, é cerca de 90% composto por mães entre 25 e 35 anos. “No Vege & Tal, também há mães que compram no Mini Menu, mas os principais clientes são pessoas solteiras, mais jovens e sem filhos”, comemoram.

Além dos resultados de ações com influenciadores digitais e nutricionistas conhecidos, Rafaela atribui o sucesso à divulgação “orgânica” nas redes sociais.

8 MIL PRODUTOS POR MÊS!

Embora venda diretamente para o público, a maior parte da demanda é do varejo, principalmente no segmento de alimentação saudável – lojas de produtos naturais, delicatessens e hortifrútis.

Os pratos já começam a chegar aos freezers de lojas de conveniência e, em breve, de uma rede de hipermercados. “Estamos começando a entrar em lugares onde não se costumava encontrar produtos saudáveis”, conta Rafaela.

Cerca de oito mil produtos do Mini Menu e do Vege & Tal são vendidos por mês. A cozinha, no Recife, tem capacidade para produzir mensalmente até 15 mil pratos. São 15 funcionários (no início, eram quatro).

Apesar de a validade dos produtos chegar a seis meses, a circulação é alta e há pouca formação de estoque. “Hoje, apesar da pandemia, estamos com um crescimento de 30% de faturamento em relação ao ano passado”, explica Marcela Pontual.

ONDE ENCONTRAR?

Os produtos são encontrados em 60 pontos de venda em oito cidades. A maioria está concentrada em Recife e região metropolitana, mas já há locais em Salvador (BA), Maceió (AL) e Campo Grande (MS). “Nossa perspectiva é ter 150 pontos de venda até dezembro do ano que vem, com previsão de crescimento de 40% ao ano para 2021”, diz Marcela.

O próximo passo é desbravar São Paulo. As empresárias já fazem estudos de mercado na capital paulista, onde há, de acordo com Rafaela, opções escassas com as propostas do Mini Menu e do Vege & Tal. “No ano passado, uma blogueira de São Paulo falou sobre o Mini Menu e teve muita demanda, que não pudemos atender”, observa.

Os ultracongelados permitem que os alimentos preservem textura e sabor após o descongelamento

00

TÉCNICAS E PROCESSOS

Os ultracongelados conservam o sabor, a textura, a cor e o aroma originais dos alimentos, além de retardar a maioria das reações químicas e evitar a proliferação de bactérias que possam alterar a qualidade dos nutrientes

Os pratos do Mini Menu e do Vege & Tal são congelados por meio de uma técnica de resfriamento brusco. Segundo Rafaela Pontual, os ultracongelados levam cerca de uma hora para congelar totalmente o alimento. Os congeladores comuns, menos potentes, podem levar até 24 horas para realizar a mesma tarefa.

“Essa janela de tempo cria a oportunidade para a proliferação de bactérias e para a formação de flocos de gelo”, explica a empresária, referindo-se ao congelamento dos vapores de água dos alimentos, que alteram características como sabor e textura. “Além do benefício da preservação dos nutrientes, os ultracongelados evitam aquela comida que fica cheia de água ao ser aquecida. É como se tivesse acabado de ser preparada”, descreve. O descongelamento permite, por aquecimento gradual, um produto congelado retornar ao seu estado original. Após o descongelamento, um alimento ultracongelado deve ser consumido no máximo em três dias.

Atenção! Nunca se deve recongelar um produto que foi descongelado ou colocado em ciclo de descongelamento.

Saiba mais:

@mini.menu e @vege.tal

CONTE SUA HISTÓRIA

É proprietário de um negócio e tem uma boa história de empreendedorismo para contar?

Clique aqui, preencha as informações e você poderá aparecer aqui e na revista impressa!

assai.com.br/contesuahistoria

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ, CONHEÇA OS VENCEDORES

Prêmio Academia Assaí 2020 propôs desafios reais aos participantes!
Leia mais +

PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO

Saiba como calcular o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa
Leia mais +

NUTRIÇÃO EMOCIONAL

Entenda o que é nutrição emocional e como ela pode ajudar na sua relação com seus filhos
Leia mais +

PROPÓSITO E VALORES

Defina o propósito da sua empresa e ofereça à sociedade mais que bom atendimento e produtos de qualidade!
Leia mais +

VISIBILIDADE LBGTQIA+: UMA HISTÓRIA NA QUARENTENA

Conheça a história de Gabriel Castro, ator e padeiro que usa seu talento para falar de visibilidade, diversidade e inclusão
Leia mais +

PIPOCA GOURMET: AFETO FAZ EMPREENDEDORA INVESTIR

Conheça a empreendedora que trocou a profissão pela pipoca
Leia mais +

PLANEJAMENTO PARA 2021? VEJA COMO FAZER O SEU

Veja como fazer seu planejamento para 2021!
Leia mais +

PIX: JÁ ESTÁ USANDO? VEJA COMO FUNCIONA!

Você sabe o que é o PIX e como funciona?
Leia mais +

AGROQUÍMICOS: NOVO PRODUTO PROMETE SE LIVRAR DELES

Conheça o produto criado por empreendedora para retirar os agroquímicos de alimentos
Leia mais +

GRÉCIA: CIVILIZAÇÃO E SEUS SABORES SURPREENDENTES

Viaje conosco pela riqueza dos sabores e da cultura grega!
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!