Como saber se a empresa está trabalhando de forma equilibrada? Para responder a essa pergunta, é preciso acompanhar continuamente indicadores importantes de sua empresa.
O ponto de equilíbrio financeiro indica uma projeção nas vendas do empreendedor para que ele tenha conhecimento do momento em que a empresa igualará suas receitas e seus custos. É calculado geralmente a partir do percentual de receita projetada − valores de receitas, custos fixos e variados, como a fórmula descrita: Ponto de Equilíbrio = (Custo fixo / (Receita - Custo Variável) X 100. A partir do momento em que ultrapassa esse valor, o empreendedor começa a ter lucro.
Quanto mais baixo for o indicador do ponto de equilíbrio, menos arriscado é o negócio, ou seja, menor será a quantidade de receitas necessárias para a obtenção de lucro. Quanto menor for o ponto de equilíbrio, mais a empresa possui os seus custos relacionados à operação (custos variáveis) do que à manutenção (custos fixos).
Isso vai tornar a empresa mais competitiva e com mais possibilidades de se sobressair no mercado. Essa é apenas uma das ferramentas para que a empresa tenha controle sobre a gestão financeira de seu negócio.