Conteúdo principal

PIX: JÁ ESTÁ USANDO? VEJA COMO FUNCIONA!

Gratuito e instantâneo, Pix, o novo meio de pagamentos promete revolucionar as transações bancárias

O PIX nada mais é do que um sistema para realização de pagamentos imediatos, por via eletrônica, nas instituições financeiras. As transferências, que tiveram início dia 16 de novembro, ocorrem em até 10 segundos, para qualquer banco. Todo o processo é digital e criptografado pelo Banco Central.

Para o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, trata-se de uma evolução dos mecanismos de pagamentos sem o uso de moeda física, ou seja, uma evolução do DOC (documento de crédito) e da TED (transferência eletrônica disponível).

“Se funcionar bem e com segurança, será visto com confiança pela população e será usado por todas as entidades econômicas: pessoas, empresas, governo e, mais adiante, o resto do mundo. Ou seja, em vez de várias formas de pagamentos, o PIX pretende ser quase único, substituindo formas que estão atrasadas em relação aos meios tecnológicos modernos, como é o caso do cheque”, avalia o economista.

A maior diferença do PIX para outros modelos é a rapidez e a disponibilidade, uma vez que permite que as transações sejam realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. O PIX também integra todo o sistema bancário e, assim, as operações poderão ser feitas entre instituições diferentes, independentemente do horário.

COMO FUNCIONA?

As instituições financeiras deverão oferecer aos seus clientes o PIX como meio de pagamento já dentro de seus aplicativos, não sendo necessário utilizar outro aplicativo. Ele funciona por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), e é gerido pelo banco Central, por meio do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamento (Deban).

Além disso, o PIX está conectado às contas Pagamentos Instantâneos (PI) das instituições participantes, como fintechs (startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais), bancos e cooperativas de crédito.

O QUE SÃO AS “CHAVES PIX”?

Chaves PIX São nomes ou apelidos utilizados para identificar a conta, que representam o endereço dela no PIX. As “chaves” podem ser de quatro tipos: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória, a critério do cliente.

O cadastro pode ser feito em  qualquer instituição financeira, pelos aplicativos, site ou presencialmente. É possível registrar mais de um e-mail e mais de um número de telefone como chave PIX. Para pessoas físicas, é permitido registar até cinco chaves por conta se a pessoa for titular. Para PJ, até 20 chaves por conta

COMO UTILIZAR ESSA NOVA TRANSAÇÃO BANCÁRIA?

De acordo com o Banco Central, em várias situações é possível receber ou fazer um PIX, em qualquer transação de pagamento, como um pagamento de compras, serviços, contas e impostos ou, ainda, transferência simples entre pessoas.

No entanto, há a condição de que o recebedor aceite esse meio de pagamento. As transferências podem ser feitas entre pessoas físicas, pessoas jurídicas ou governo, sem distinção entre elas.

Inicialmente, não é necessário ter uma chave cadastrada para fazer um PIX. Basta ler um QR Code estático com a câmera do smartphone, informar uma chave PIX do recebedor ou digitar manualmente os dados da conta recebedora, tal como se faz com uma TED hoje, além de ser possível também agendar.

Para receber um PIX, basta gerar um QR Code para ser enviado ao pagador ou informar uma chave PIX registrada em alguma conta PI.

00

É SEGURO?

As operações realizadas via PIX terão as mesmas medidas de segurança já adotadas nas transações via TED e DOC – como autenticação e criptografia. Já em relação às informações dos usuários, o BC garante que elas serão protegidas pelo sigilo bancário.

Eventuais fraudes que possam acontecer serão de responsabilidade dos parceiros do Sistema de Pagamentos Instantâneos, ou seja, as instituições bancárias que oferecem esse meio de pagamento.

QUAIS AS VANTAGENS DO PIX?

  • É instantâneo: você transfere dinheiro e faz pagamentos em até 10 segundos

 

  • Não tem dia nem horário determinados. Pode ser feito de madrugada, em fim de semana, feriados... Ou seja, o credor não precisa esperar dia útil para receber o crédito

 

  • Serve para receber dinheiro do governo e para pagar o governo, inclusive impostos

 

  • Não exige presença no banco nem mesmo em caixa eletrônico. Será feito pelos meios tecnológicos disponíveis: computador, celular etc.

 

  • Os documentos do PIX serão válidos para todos os fins legais: contabilidade, prova judicial, prova fiscal, identificação das partes envolvidas

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ, CONHEÇA OS VENCEDORES

Prêmio Academia Assaí 2020 propôs desafios reais aos participantes!
Leia mais +

PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO

Saiba como calcular o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa
Leia mais +

NUTRIÇÃO EMOCIONAL

Entenda o que é nutrição emocional e como ela pode ajudar na sua relação com seus filhos
Leia mais +

PROPÓSITO E VALORES

Defina o propósito da sua empresa e ofereça à sociedade mais que bom atendimento e produtos de qualidade!
Leia mais +

VISIBILIDADE LBGTQIA+: UMA HISTÓRIA NA QUARENTENA

Conheça a história de Gabriel Castro, ator e padeiro que usa seu talento para falar de visibilidade, diversidade e inclusão
Leia mais +

ULTRACONGELADOS PODEM SER SAUDÁVEIS?

Fique por dentro da história das empresárias pernambucanas que criaram pratos ultracongelados de alta qualidade
Leia mais +

PIPOCA GOURMET: AFETO FAZ EMPREENDEDORA INVESTIR

Conheça a empreendedora que trocou a profissão pela pipoca
Leia mais +

PLANEJAMENTO PARA 2021? VEJA COMO FAZER O SEU

Veja como fazer seu planejamento para 2021!
Leia mais +

AGROQUÍMICOS: NOVO PRODUTO PROMETE SE LIVRAR DELES

Conheça o produto criado por empreendedora para retirar os agroquímicos de alimentos
Leia mais +

GRÉCIA: CIVILIZAÇÃO E SEUS SABORES SURPREENDENTES

Viaje conosco pela riqueza dos sabores e da cultura grega!
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!