Doenças cardiovasculares voltaram a ser a principal causa de morte entre os brasileiros (nos últimos dois anos, as mortes por Covid-19 lideraram). Parte importante do cuidado para diminuir o risco de doenças cardiovasculares está no controle do colesterol que, em quantidades elevadas no organismo, pode levar a infarto e AVC, o popular derrame.
Produzido pelo próprio corpo, o colesterol é uma gordura importante para o seu funcionamento: está envolvido na produção de hormônios e na metabolização de vitaminas, por exemplo. “O colesterol e os lipídios em geral são componentes que fazem parte do organismo e são importantes para diversas funções”, destaca o cardiologista Hugo Benaglia.
Colesterol bom e ruim
Quando o assunto é saúde, é importante saber que há dois tipos principais de colesterol:
LDL - popularmente conhecido como “colesterol ruim”
Em altas quantidades, pode se acumular nas artérias, causar entupimentos e levar à dor no peito e ao infarto.
HDL - mais conhecido como “colesterol bom”
Ajuda a eliminar gorduras do organismo e, assim, auxilia na prevenção de doenças do coração.
Avaliação
De acordo com o cardiologista, “é sempre importante passar por uma avaliação do colesterol elevado com um médico, para ver se não há outra causa, possivelmente tratável, que possa ajudar nessa compensação”. Entre as outras causas estão:
● Predisposição genéticas
● Alterações na dieta ou no estilo de vida
● Comorbidades como diabetes, obesidade, hipertensão
● Algumas doenças da tireoide
COMO CUIDAR DA SUA SAÚDE
O ponto principal é que os problemas causados por variações nos níveis de colesterol são silenciosos. “Não existe nenhum sinal clínico de alarme – a não ser para algumas doenças genéticas, mas é algo bem raro”, sinaliza Benaglia.
● Realize exame de sangue, do perfil lipídico, ou lipidograma
● É ideal fazer o primeiro exame a partir dos 20 anos
● E repetir a cada cinco anos, quando não houver histórico familiar ou comorbidades, como hipertensão e obesidade
● O exame deve ser anual para quem tem mais de 40 anos, já apresentou alterações ou teve problemas cardiovasculares
Cuide também fora do consultório
Cuidados adicionais que podem ajudar na hora de melhorar os índices de colesterol e levar uma vida mais saudável:
Evite excesso de gorduras saturadas - Presente nos alimentos de origem animal: manteiga, carne bovina e suína, banha, gema do ovo etc.
Troque fritura por assado ou grelhado - Por usar gordura, a fritura pode colaborar para o aumento dos níveis de colesterol.
Use óleos com moderação - A palavra-chave é "equilíbrio": substitua óleos e gorduras, como manteiga ou banha, por azeite de oliva, sempre com moderação.
Reduza outros fatores de risco - Controle a pressão e outros fatores, como diabetes. Parar de fumar também diminui os riscos de doenças cardiovasculares.
Faça exercícios físicos - 150 minutos por semana de atividade moderada é a recomendação. Confira com seu médico a quantidade ideal para você.
Mitos e verdades sobre o colesterol
MITO - Colesterol é problema apenas para obesos - A obesidade é um fator de risco, mas alterações do colesterol podem acontecer com qualquer pessoa.
MITO - Óleo de coco não aumenta o colesterol - Em exagero, o óleo de coco também afeta os níveis de colesterol.
MITO - Para controlar o colesterol, basta evitar as frituras - Não são apenas as frituras que impactam os níveis de colesterol. Manter uma alimentação saudável e um cardápio equilibrado é ideal.
VERDADE - É possível controlar o colesterol sem remédios - Mudar o estilo de vida ajuda, mas um médico de confiança pode orientar o melhor caminho.
VERDADE - Comer fibras ajuda a controlar o colesterol - As fibras ajudam a reduzir os níveis de gordura no organismo, portanto, agem no controle do colesterol.
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!