NEGÓCIO ESCALÁVEL NA PRÁTICA
Para criar um negócio escalável, deve-se analisar inicialmente essas três características:
√ Ser ensinável – Conseguir ensinar seu processo de produção a qualquer outro membro da equipe é um dos sinais de escalabilidade. Dessa forma, seu produto pode manter sempre o mesmo padrão de qualidade mesmo que a equipe cresça.
√ Valioso – É por meio de uma produção especializada e bem-feita que o seu negócio vai se destacar entre os concorrentes. Isso vai agregar mais valor ao produto ou serviço e fazer com que ele venda mais.
√ Replicável – Significa ter sucesso no quesito multiplicação e geração de receita recorrente, demonstrando que o seu modelo de produção funciona e que há espaço para novos mercados.
APLICANDO AO PEQUENO NEGÓCIO
Agora que você entendeu o que é a economia de escala, vamos a um exemplo. Você identificou uma oportunidade de mercado, com um público-alvo específico e um produto diferenciado com, digamos, uma receita caseira especial. A partir disso, começa a fazer doces em casa, aproveitando o tempo disponível e a ociosidade da cozinha. Rapidamente, o produto caiu no gosto das pessoas e as encomendas começaram a aumentar. O que fazer? Como aplicar a escalabilidade nesse caso?
Em um primeiro momento, será necessário organizar o uso da cozinha, calculando por quanto tempo você poderá usá-la para produzir os doces. Depois, é preciso verificar a possibilidade de capacitar as pessoas que possam trabalhar no seu empreendimento (familiares, por exemplo) para fazer a receita com a mesma qualidade que você e, assim, aumentar a produção.
Uma alternativa para ajudar a tornar o negócio escalável é a propaganda e a promoção do produto usando as redes sociais de forma gratuita. Assim, sem gerar custo adicional, você se assegura de que o seu produto vai sair em maior quantidade. No entanto, em determinado momento, sua produção atingirá o limite máximo. Nessa hora, será necessário fazer um novo planejamento.
Ficou mais claro? Independentemente do negócio, uma economia de escala consegue aumentar o tamanho de forma acelerada e em um curto espaço de tempo, além de obter boas margens de lucro e ampliar a fatia de mercado.
Envie sua pergunta
Mande sua dúvida sobre empreendedorismo e negócios. Ou, se preferir, comente em nossas publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) usando a hashtag #RevistaAssaiResponde. Se sua pergunta for selecionada, ela será respondida aqui e na revista impressa!