Ser extrovertido não é a única forma de vender seu produto. Aprenda técnicas para vencer o medo
Ser extrovertido não é a única forma de vender seu produto. Aprenda técnicas para vencer o medo
Lidar com pessoas diferentes é um grande desafio em qualquer lugar e em todas as profissões. Mas atuar com vendas coloca os empreendedores de frente com esse desafio e, ainda por cima, com a missão de convencer ou fazer alguém mudar de ideia.
Pessoas mais extrovertidas tendem a ter maior facilidade nesse processo, porém, a negociação vai muito além de falar bem. É preciso superar a vergonha de vender.
As maiores dificuldades geralmente têm relação com a sensação de estar incomodando ou ficar nervoso pensando nas suas metas e na necessidade de vender. Ainda há o medo de ser rejeitado e a impressão de estar sendo julgado o tempo todo.
Principalmente em vendas, desenvolver a autoconfiança, celebrar pequenas vitórias e se preocupar mais com o progresso do que com o alvo são pontos-chaves para evoluir.
De acordo com o especialista em negociação da Escola Conquer, Marcelo Pereira, ninguém nasce vendedor e todos podem ser bem-sucedidos na área.
“Independentemente de ser introvertido ou extrovertido, é preciso ter interesse e curiosidade nas pessoas. Claro que técnicas, crenças e comportamentos ajudam, mas antes é preciso o interesse em pessoas, o restante é facilmente treinável”, esclarece Pereira.
Conheça seu produto
Saiba a composição, os detalhes da fabricação, outras marcas ou produtos similares e até mesmo os defeitos. Isso ajudará na sua argumentação e deixará você seguro.
Faça um questionário com essas informações, teste as respostas e veja com quais obtém os melhores resultados mantendo o material atualizado.
Esteja atento
Antes de abordar o cliente, perceba o comportamento dele. Algumas pessoas preferem abordagens mais formais e outras, mais leves e descontraídas.
Evite discursos genéricos e adapte o seu de acordo com as reações que você for percebendo.
Seja interessado
Investigue de forma leve com o cliente o que ele procura, qual necessidade ele tem. Além de você conseguir mais informações, a pessoa se sentirá importante e vai se abrir aos poucos para as opções que você apresentar.
Persistência
Não se desmotive com a resposta negativa. O caminho é se acostumar com a ideia de que a recusa ao produto, ou até um eventual comportamento grosseiro, pode não ter relação com você, e sim com o cliente mesmo ou com a proposta apresentada, que não se mostrou solução para ele naquele momento.
Após entender bem seu produto, é importante saber como levar seu cliente a perceber que o item pode ser a solução.
Para não forçar a venda, é necessário demonstrar preocupação com a questão e utilizar estratégias para apresentar sua proposta.
“Para ajudar alguém, persuadir, é preciso entender aonde o cliente deseja chegar, que problema ele quer resolver, e mostrar da forma mais simples possível, às vezes com histórias e analogias, que seu produto pode ajudar”, demonstra Pereira.
Uma forma simples de treinar é gravar vídeos simulando o atendimento de um cliente ou fazendo um discurso de vendas, anotar as melhores frases e argumentos e pedir para alguém avaliar. Caso tenha redes sociais e perfis de divulgação, podem ser postados ou não.
“Independentemente de ser introvertido ou extrovertido, é preciso ter interesse e curiosidade nas pessoas" - Marcelo Pereira, especialista em negociação da Escola Conquer
Seguem algumas sugestões de livros que podem ajudar a trabalhar a vergonha e outras características para melhorar a sua comunicação e seu poder de vendas.
Para iniciantes
Como fazer amigos e influenciar pessoas
Dale Carnegie
Livro com dicas e orientações sobre como se relacionar com pessoas por meio de técnicas simples, porém, de extrema eficácia. O autor usa de base as experiências dele e de outras lideranças famosas para trazer exemplos e mostrar resultados.
Para os mais experientes
Spin Selling - Alcançando excelência em vendas
Neil Rackham
Clássico do segmento comercial, o autor resume 12 anos de pesquisa e 35 mil ligações de vendas em um guia prático para aumentar a efetividade em negociações e vendas.
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