Atividade requer capacitação nas áreas de compra, produção, congelamento, armazenamento, vendas e entregas
A marmita tornou-se uma aliada de todo brasileiro, seja para manter uma dieta saudável, economizar ou ter uma refeição prontinha mais rápida. Uma opção são as marmitas congeladas, ou seja, preparar a sua própria marmita diariamente, fazer mais porções e congelar ou comprar de quem já faz e é especialista nisso.
Durante a pandemia, as marmitas congeladas foram muito bem-vindas, já que as pessoas trabalhavam em casa e precisavam de algo pronto para comer. E ainda continua sendo um bom negócio. Todo mundo gosta de ter a comida do dia a dia já prontinha, saudável e na medida certa.
Da necessidade uma oportunidade
Vera Senerine tem, há quase três anos, a Bem Leve Comidas Saudáveis, empresa que produz e vende marmitas, sopas, caldos e sucos; tudo congelado.
Ela tinha um espaço em Itatiba (SP) que servia "shakes" como refeição para as clientes que queriam emagrecer, quando a pandemia chegou e precisou fechar o seu negócio. E teve a ideia de fazer as comidas saudáveis e oferecer para essa mesma clientela.
E foi assim que seu negócio começou. Montou um cardápio, fez as refeições e na primeira semana já vendeu 70 marmitas congeladas na cidade. Na segunda semana, foram 100 unidades.
Ela se animou e viu que podia dar certo. Nesse momento, foi estudar e se capacitar para poder dar conta de tudo e com qualidade e garantia para os clientes.
CAPACITAÇÃO
“Após 15 dias vendendo minhas marmitas congeladas, fui aprender tudo sobre o meu novo negócio. Fiz muitos cursos, muita pesquisa na internet, vídeos, para poder continuar”, conta Vera. Trabalhar com comida tem muitos detalhes e o processo todo precisa estar bem redondo para que funcione.
“Fui entender de tudo, desde a compra dos alimentos, as quantidades necessárias para determinados pratos, as combinações possíveis, o processo de congelamento, armazenamento, venda e entrega e também o descongelamento e o consumo”, explica a empreendedora.
Ela também conta que foi se especializar em fotografia e no Instagram, que é onde faz suas vendas.
Da cozinha e sala de casa ao espaço próprio
No começo do negócio, Vera fazia as marmitas sozinha, na cozinha de seu apartamento de menos de 50 m2, utilizando o que tinha e com a ajuda do filho Leonardo. Faziam também as entregas, que eram diárias.
A demanda foi crescendo e ela precisou comprar mais uma geladeira e um freezer, que por um tempo ficaram na sala, também do apartamento. Chegou a produzir, nesse espaço, 300 marmitas/dia.
Com essa quantidade, precisou de espaço próprio, comprou um fogão industrial, freezer, geladeira, panelas maiores e utensílios em geral para a atividade. Após um tempo, para que o negócio ficasse mais viável ainda, mudou para um local mais central, para que fossem mais fáceis as retiradas e entregas, que nessa época já eram feitas por motoboy também.
Aí comprou mais equipamentos, e teve a sua cozinha própria, construída por ela.
Um ótimo negócio
Hoje, a empresa de Vera funciona com ela, seu filho, uma funcionária e outra ajudante duas vezes por semana, além do marido, que faz todo o administrativo e financeiro e dá ideias e conselhos para o empreendimento.
Produz mensalmente duas mil marmitas congeladas, fora os sucos, caldos e sopas. Vera também dá consultoria para quem deseja aprender sobre o negócio.
“Fui me apaixonando pelo negócio e hoje não sei como vivia sem fazer isso antes. Gosto de ver o bem-estar dos clientes, recebo mensagens de agradecimentos e meus pedidos só aumentam”, comemora e completa: “Mudou minha vida, cansa muito, fico em pé o dia inteiro quase sempre até as 22h, mas as marmitas congeladas salvaram muito empreendedor na pandemia”.
Marmitas ultracongeladas
Segundo Vera, seu próximo passo é aprender sobre o ultracongelamento, conseguir comprar um freezer próprio para isso e começar a vender também para revendas.
O ultracongelamento é um processo de congelamento rápido, em que é utilizado o ultracongelador, que reduz em pouquíssimo tempo a temperatura interna dos alimentos, que pode chegar a -18ºC.
Como principais benefícios, o ultracongelamento diminui os riscos de contaminação, elimina o uso de conservantes nas comidas, preserva seus nutrientes, não forma cristais de gelo, deixando a comida, ao descongelar, com sabor e textura de alimentos recém-preparados, além de ser muito prático e saudável.
MARMITAS BEM LEVE
- fit, low carb e vegetariana
- 320 g cada
- Toda semana, 6 opções de cardápio para cada tipo de marmita
- Média de R$ 20 a unidade
- Validade de 3 meses
SAIBA MAIS
Faça suas receitas do Dia das Mães com Cesibon
Ekma e você: há 50 anos juntos nas melhores receitas
Importância da Água Mineral Minalba nos exercícios
Chocoleite-se com Nestlé na reta final do BBB 23
Hoje é dia de Atum Gomes da Costa
CANAPÉ = COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E…CAPRICHO!
O cuidado que se torna arte na cozinha
MALTA: TALVEZ VOCÊ JÁ CONHEÇA E NEM SAIBA
Campanha de posicionamento do Assaí Atacadista
Persistência é a base de qualquer negócio
Supere a vergonha de vender
DO INÍCIO AO FIM – O PROCESSO DE VENDA DO SEU NEGÓCIO
SANDO CAKE, OPÇÃO JAPONESA PARA O PALADAR BRASILEIRO
Cardápio via QR Code
Casais que trabalham juntos – dá certo?
De carrocinha a food truck famoso
LIXO X ENCHENTES: QUAL A RELAÇÃO?
ALÉM DO CHOCOLATE - AS TRADIÇÕES DA PÁSCOA NO BRASIL
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!