Termo famoso no vocabulário empresarial, saiba como identificar oportunidades sem ser pressionado a deixar a zona de conforto
Vale a pena mexer em time que está ganhando? Seja na vida pessoal ou profissional, é fácil cair na tentação de repetir o que já deu certo antes para não arriscar ou perder a segurança conquistada – a famosa zona de conforto. Mas, para quem empreende, essa área pode trazer mais riscos do que benefícios.
O QUE É A TAL ZONA DE CONFORTO?
Nada mais é que o conjunto de ações e pensamentos que nutrimos para evitar ao máximo o estresse e a ansiedade, fugindo de riscos e buscando segurança. Apesar de ser uma área de maior bem-estar, os benefícios são poucos.
“Geralmente, a sensação de segurança é de curto prazo e a resistência ao risco e ao novo reduz a capacidade de inovação. Isso porque a criatividade alimenta-se do oposto: estímulos e associações não convencionais”, explica o especialista do Sebrae - Pernambuco, João Paulo Cunha de Andrade.
ONDE AS COISAS ACONTECEM
Na área de negócios, a zona de conforto é a ausência de ambição de ir além do seu mercado de atuação e se reflete em empresas que não promovem mudanças para uma melhoria contínua. A permanência apenas nessa área de segurança pode ser observada em qualquer parte da história de um empreendimento.
É essa necessidade de segurança e o sentimento de resistência ao risco que já impede a maioria das pessoas de dar o próximo passo. Outras vezes, essa ausência de ambição impede que uma empresa já estabelecida cresça. “O principal problema da falta de proatividade nos negócios não é a estagnação a curto prazo, mas o quase certo insucesso a médio prazo”, alerta Andrade.
CONHEÇA SEU ESPAÇO E SAIA DELE COM TRANQUILIDADE!
A máxima de não mexer em time que está ganhando não é uma regra para quem quer manter um negócio próspero. Mas também é possível pensar em opções simples e graduais para começar qualquer processo na sua empresa.
“Empresa que não está crescendo está parada e encolhendo. Você pode até ficar na zona de conforto com algum produto ou serviço que esteja fazendo sucesso, mas uma parte da empresa precisa sempre estar de olho nas mudanças de mercado”, recomenda a especialista em empreendedorismo e soft skills, Alice Salvo Sosnowski.
A máxima de não mexer em time que está ganhando não é uma regra para quem quer manter um negócio próspero" - Alice Salvo Sosnowski, especialista em empreendedorismo e soft skills
Para não cair na zona de conforto, é importante realizar algumas ações:
Revise com frequência o planejamento levando em consideração como a empresa estava nos anos anteriores, como está hoje e o que deseja alcançar nos próximos. Simule metas, objetivos e estratégias.
A inovação não precisa compreender grandes mudanças. É possível começar com pequenas alterações e resolução de problemas que impactam o dia a dia e facilitam a vida do cliente.
Como identificar riscos e oportunidades
Alguns comportamentos e dados gerais podem ajudar você a identificar melhorias ou riscos que estão se aproximando do seu negócio: