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Quais são as melhores redes sociais para negócios?

O Instagram é o queridinho do momento para os usuários, seguido pelo Facebook e pelo TikTok. Mas, para seu negócio, essas redes são as ideais?

Você utiliza as redes sociais para promover seus negócios? Elas, apesar de terem um objetivo em comum, são diferentes, com públicos de perfis diferentes e modos de usar bem distintos.

É preciso entender cada uma para falar direto com seu público-alvo e não utilizar o mesmo material para todas as redes, erro muito comum cometido por empreendedores.

O que funciona e engaja no TikTok, por exemplo, pode não dar o mesmo resultado para o LinkedIn ou o Facebook. Dessa forma, você estará jogando seu tempo e seu dinheiro fora se não produzir materiais direcionados para cada plataforma.

MAIOR ENGAJAMENTO

Cerca de 92% dos celulares brasileiros têm o Instagram instalado. O aplicativo, inclusive, já superou o WhatsApp em tempo de uso diário, revelou recente pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box - Uso de Apps no Brasil, realizada em dezembro de 2022, fruto de uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box.

A pesquisa sugere que a promoção de vídeos por meio da sua ferramenta Reels pode ser a explicação para as pessoas estarem passando mais tempo no Instagram. 

Criado para fazer frente a plataformas de vídeos curtos, como TikTok e Kwai, o Reels tem conseguido manter a base de usuários do Instagram engajada e, pelo visto, mais tempo com o app aberto.

ALÉM DO INSTAGRAM

O Facebook é a segunda plataforma social mais popular em celulares no Brasil, instalado em 85% dos smartphones. Sua distribuição é equilibrada por gênero e classe social. É o único dos apps que apresenta uma proporção crescente de usuários conforme a idade. 

Entre as pessoas de 16 a 29 anos, 82% têm o Facebook instalado no aparelho. O percentual sobe para 85% no grupo de 30 a 49 anos e chega a 86% entre aqueles com 50 anos ou mais. 

O TikTok já ocupa a terceira posição em popularidade nos celulares brasileiros (41% dos aparelhos), mas ainda bem atrás de Instagram e Facebook. Sua principal característica é a juventude dos usuários. 

Dentre os apps pesquisados, é aquele com a maior diferença por faixa etária: está instalado em 48% dos smartphones dos brasileiros com 16 a 29 anos, ante 40% na faixa de 30 a 49 anos e 33% no grupo com 50 anos ou mais. 

Em seguida, vem o rival direto do TikTok – o Kwai –, instalado em 32% dos smartphones. O app do Twitter chama a atenção por ter um público masculino bem maior que o feminino: 45% dos homens têm o Kwai instalado, contra 30% das mulheres. 

E o LinkedIn, dentre as plataformas sociais no estudo, está em 35% dos celulares, e é a que tem a maior diferença de penetração a favor das classes A e B, estando presente em 42% dos seus smartphones, ante 33% das classes C, D e E.

DICA EXTRA

DEIXE O CLIENTE SABER ONDE VOCÊ ESTÁ

Um erro muito comum entre os empreendedores é não colocar a sua localização nas redes sociais. Os clientes procuram em redes sociais, aplicativos, sites, e estes por sua vez não têm localização, são globais. 

Dessa forma, é imprescindível para seu negócio que o cliente encontre você, principalmente se estiver bem próximo.

Além de telefone e endereço, deixe sempre bem claro de qual cidade e estado está oferecendo seus produtos e, quando possível, coloque região, bairro e endereço completo. 

A geolocalização é fundamental para as buscas e o consequente sucesso de seu negócio.

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