Conexão, CâMERA, AÇÃO!
Rosângela gostava das lentes sem saber, e, quando o especialista em mídias sociais contratado pelo Ewerton ligou a câmera, ela inventou de montar um sanduichão (grande mesmo!) e oferecê-lo ao McDonald's, marcando o gigante do fast food na postagem. O Mac não ligou, mas o Burger King, sim!
A brincadeira deu tão certo que a salgadeira passou a montar lanches em tamanhos enormes sugeridos para famosos. Um deles foi Casimiro, influenciador digital, humorista e comentarista esportivo, que a mencionou em suas redes sociais. A partir daí, tudo mudou.
"DEIXE SUA AVALIAÇÃO AQUI"
Engana-se quem pensa que as receitas da Vovó das Padarias ficam só na Pão D´Oro. Rosangela tem seu próprio curso on-line. Recentemente, conta ela, recebeu a mensagem de uma senhora que pôs a mão na massa após o curso e começou a vender coxinhas.
Ela queria dizer que tudo tinha dado certo e, agora, mandava mensagem para contar que também iria vender risoles e queria alguns conselhos. “Sou muito feliz com o que Deus me deu e feliz por ajudar essas pessoas”, revela, emocionada.
Mas, nem só de comentários positivos vive a internet. Infelizmente, um canal, em qualquer plataforma, está sujeito a haters – internautas que gostam de fazer ataques e críticas mal-educadas nos comentários.
Rosangela tem um segredo para ficar imune ao baixo-astral: não lê esse tipo de mensagem. “Não se importe com os comentários negativos. Eu só leio os comentários que me incentivam”, aconselha.
Dicas da Vovó das Padarias PARA SE DAR BEM NAS REDES SOCIAIS
- Comece com o que você tem;
- Mostre quem você é, pois as pessoas gostam e confiam em gente verdadeira;
- Trabalhe com o que você gosta. Carinho e amor nas receitas fazem a diferença;
- Desafie-se, procure descobrir como chegar a mais pessoas: no meu caso, foi oferecendo lanches para famosos;
- Alguns gostam e compartilham meu trabalho. Não tenha vergonha de se expor.
SAIBA MAIS
TIKTOK @rosangelarigoni_
+ de 358.900 seguidores
INSTAGRAM @rosangela_rigoni
+ de 276 mil seguidores
SITE Curso de Salgados de Padaria rosangelarigoni.com.br
O padeiro youtuber
Ele montou um time de influenciadores da panificação
"Vida de padeiro é acordar bem cedinho todos os dias!" Assim diz o conhecimento popular. O paulistano Ewerton Santana, 38, é filho de um padeiro que, para manter a prosperidade do negócio, sempre acordou cedinho também.
Mas ele sentia falta de ver mais o pai e, quando começou a trabalhar – ainda adolescente –, quis propor uma nova rotina em que o proprietário da padaria não se envolvesse na operação, mas na gestão do negócio. E foi sobre esse tema que ele começou a falar de seu canal do YouTube.
Incentivo
Porém, logo veio a pandemia de Covid-19, as operações pararam drasticamente e Ewerton precisou demitir 150 de seus 200 colaboradores nas padarias. E, se off-line as operações da Pão D´Oro desaceleraram, on-line o movimento começou a esquentar.
Ele colocou seu curso de panificação e confeitaria como gratuito e gente de todo o Brasil e até do exterior se interessou. A ideia era ajudar quem estava parado por causa do lockdown.
Com poucos funcionários atuando no espaço das padarias, passou a gravar lives debatendo os desafios do momento e os incentivou a gravarem receitas também. A força das redes sociais alavancou tudo!
A Pão d´Oro começou a fazer sucesso, assim como seus funcionários individualmente, que começaram a se transformar em influenciadores, provando que dentro de cada indivíduo existe um empreendedor em potencial
SAIBA MAIS
YOUTUBE @EwertonSantana
368 mil inscritos
TIKTOK @ewerton.s.santana1
631,9 mil seguidores
INSTAGRAM @ewerton.s.santana
131 mil seguidores
SITE Olho De Dono Play
Aprenda panificação
Padeiro, chapeira, confeiteiro, barista, salgadeira… influenciadores!
Quando contratou um especialista para ir até as padarias e gravar conteúdos com seus funcionários, Ewerton não só reconheceu o talento de cada colaborador, como abriu portas para novas carreiras.
Depois de Rosangela Rigoni (o xodó da padaria), o confeiteiro e padeiro Marcos Aurélio, há 19 anos trabalhando com Ewerton, tornou-se sucesso no Instagram, como chef pâtissier e boulanger, com 19 mil seguidores e um canal no YouTube: o Filho da Véia, com 23,4 mil inscritos.
Ganhou bolsa na escola Le Cordon Bleu, em São Paulo, e hoje cobra diárias de alto valor para atuar em outros espaços além da Pão D´Oro.
“O que eu ganho com isso? É claro que as pessoas vêm à padaria para vê-los, mas é mais que isso: eles estão ganhando novas oportunidades de carreira”, diz Ewerton.
“Eu não queria que o negócio on-line fosse bem sucedido só para mim. Queria também para os funcionários. Eu queria mudar a vida das pessoas na padaria”, orgulha-se o padeiro, que agora tem bastante trabalho, mas que também tem tempo para conviver com seus cinco filhos, enquanto aguarda o sexto, que logo vai chegar.
SAIBA MAIS
INSTAGRAM @chefmarcosaurelio + de 19 mil seguidores
YOUTUBE @filhodaveia8070 + de 23,4 mil inscritos