Aos 21 anos, Victória Vieira é um fenômeno de sucesso com sua Dona Cake Doceria. Há dois anos atuando profissionalmente como confeiteira, ela já coleciona milhares de seguidores no Instagram por conta do seu modelo de vendas.
Victória percorre as ruas de Paulista, em Pernambuco, com um carrinho de mão envidraçado, com todos os produtos bem à mostra. Ela viu seu perfil na rede social “estourar” de sucesso depois que um post informal viralizou, chegando a mais de 7 milhões de visualizações.
No vídeo de poucos segundos, publicado no dia 19 de junho, Victória apresenta seu trabalho no carrinho e fala de sua dedicação ao negócio.
“O vídeo mudou muita coisa, inclusive as vendas. Antes dele, eu tinha uns 2 mil seguidores. E depois foi para 42 mil. As vendas do carrinho triplicaram! Fiquei muito mais conhecida aqui na minha cidade.” Victória
Venda de doces - o início
O gosto por fazer doces e trabalhar com vendas acompanha Victória desde a escola, onde vendia trufa e bolo de pote. Com 18 anos, ela entrou na faculdade de Fisioterapia e seguiu vendendo os doces. O investimento no negócio ficou sério em 2019, quando fez um curso profissionalizante, e abriu a conta no Instagram.
No mesmo ano, ela foi pesquisar valor de bolos para seu noivado e, surpresa com os preços, tomou uma decisão: “Era quase o preço de um curso. Aí resolvi fazer o curso e, se desse certo, eu mesma faria o bolo do noivado”.
O resultado foi tão bom que a ideia avançou para além da festa. Com o certificado, a jovem passou a trabalhar também com encomendas e a inventar suas próprias receitas.
Na pandemia
Em 2020, com a pandemia, Victória se reinventou. Sem poder vender os doces na faculdade, o jeito foi migrar para o delivery. A ideia funcionou muito bem, com as pessoas compulsoriamente isoladas, em casa.
“Passei cinco meses fazendo isso e amei. Decidi largar o que fazia, faculdade, tudo, para poder me dedicar totalmente à confeitaria.” Victória
Foi um período de muitas vendas e fidelização de clientes, que, com a normalização das atividades, diminuíram de volume. “Não podia ficar parada esperando os mesmos clientes. Queria alcançar muito mais pessoas”, relembra. Foi então que ela resolveu ir pra rua e fazer as vendas com um carrinho de mão.
Venda de doces em movimento
No carrinho, as vendas são feitas de terça a sábado, cada dia em um bairro da cidade. Com lugares e horários já definidos, Victória aproveita o movimento para combinar pronta-entrega e encomenda. E, assim, elimina até a taxa de entrega dos pedidos.
Trabalhando com dez opções de sobremesa, o carrinho da Dona Cake Doceria fatura, em média, R$ 300 por dia. “Meu maior sonho é ter a minha loja. Tenho muita vontade também de ter um carrinho com ponto fixo em cada lugar da cidade”, conta ela, entre os planos de se especializar ainda mais na área.
Vantagens e desvantagens da venda de doces na rua
Algumas vantagens são:
- Contato mais constante com o cliente: o que não acontece nas vendas por aplicativos
- Reconhecimento e apoio: além das avaliações, o reconhecimento pelo bom trabalho também vem de forma mais direta
- Visibilidade: ir às ruas e às redes sociais são boas formas de atrair novos clientes e alcançar mais pessoas
Como desvantagens, Victória aponta:
- Exposição ao clima: chuva, frio e outros fatores podem afetar a venda de doces
- Fidelização: no início é desafiador, exige mais ações para tornar o produto conhecido. Fazer provas/degustação ou adotar cartão- -fidelidade pode ajudar
- Divulgação: além da cozinha, é preciso também produzir conteúdo nas redes sociais
Investimento
- Tempo e dinheiro: para sair do aplicativo e ir às ruas, Victória investiu no carrinho personalizado. Foram gastos R$ 1 mil e três meses até a ideia sair do papel
- Embalagens: a doceira deixou de lado as caixinhas de isopor e buscou embalagens mais chamativas e transparentes, deixando os produtos visíveis
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