Quem pretende abrir um negócio no ramo de alimentação pode investir em um produto que está presente em diversos lugares, como lanchonetes, escolas, academias, praias e muito mais: o sanduíche natural e suas variações. Trata-se do lanche fit, um segmento cada vez mais em alta, dentro da alimentação natural, com oportunidades para todo perfil de investimento.
- 12,3% - Foi a taxa média de crescimento desse mercado em dez anos, segundo pesquisa Brasil Food Trends 2020
- 98% - Foi quanto cresceu o interesse dos brasileiros pelo segmento, de 2009 a 2014, aponta a agência Euromonitor
Como começar um negócio de lanche fit?
Para Adalberto Santos, da Guersola Consultoria, é possível começar:
- Na cozinha da própria casa, como fazem muitos empreendedores
ou
- Investindo em franquias, dependendo da capacidade de recursos de cada um
“No caso das franquias, existem diversos modelos de negócio e valores de investimento”, explica o consultor. Ele acredita, entretanto, que iniciar um negócio de lanche fit do zero, em casa, tem como vantagem a chance de “formatar o projeto de acordo com o desejo e as possibilidades do empreendedor”.
Atenção aos detalhes:
Seja qual for o modelo escolhido de negócio, estas etapas são essenciais:
Embalagem:
Feitos com ingredientes perecíveis, os sanduíches naturais precisam ser embalados corretamente para garantir a boa conservação, a consistência e o frescor. As opções de embalagem são:
Papel-alumínio:
Preserva a temperatura do alimento por mais tempo
Filme-plástico:
Preserva a umidade do sanduíche e torna visível o produto
Papel-cartão:
Dá acabamento e melhora a apresentação, depois de embalado em filme-plástico
Validade dos produtos
Etiquetar as datas de fabricação e de validade é imprescindível. Por segurança, considere a validade de 24h a 48h, no máximo, dependendo dos ingredientes.
Consulte os procedimentos de manipulação de alimentos no site da Academia Assaí Bons Negócios
Encontre seu diferencial
Segundo o consultor, o diferencial é o que pode garantir maior ou menor sucesso nesse ramo de negócio. “Invista em um cardápio atrativo e rentável. Pense no mix de produtos e trabalhe com opções variadas para atender a diferentes consumidores”, explica Adalberto, sugerindo atenção a segmentos e conceitos com crescimento de procura no mercado, como:
- Alimentos sem glúten
São crescentes as dietas prescritas por nutricionistas que restringem o consumo desses alimentos, e também a decisão de consumidores de eliminar o glúten, presente em pães de farinha de trigo.
- Veganos/vegetarianos
Segundo pesquisa do IBGE realizada em 2018, no Brasil, 14% da população se declara vegetariana. Há crescimento no número de adeptos e na, mesma velocidade, cresce a carência de estabelecimentos adequados e habilitados a atender esse público.
- Alimentação fitness
Pessoas que praticam exercícios buscam uma dieta equilibrada e querem soluções para atingir os objetivos, seja ganhar músculos ou emagrecer, por exemplo.
Natural, saudável e variado
Marcos Costacurta é fundador da Divina Terra, uma rede de franquias especializada em alimentação saudável e lanche fit. O empreendedor vem de uma família de agricultores e, após trabalhar como empacotador em um supermercado, abriu a primeira loja, em 2001, em São Leopoldo (RS).
Com 51 franquias da marca espalhadas pelo Brasil, cada loja fatura, em média, R$ 180 mil por mês.
“O ramo de alimentação saudável é bem complexo porque tem nichos muito distintos. Para conseguir atender às demandas do mercado, é preciso muito estudo do setor e investimento em marketing.” Marcos.
Segundo ele, cada vez mais clientes buscam necessidades específicas na alimentação, como veganos, alérgicos e intolerantes à lactose do leite e ao glúten. “Por isso, é importante oferecer um cardápio variado com sabores gourmet, fit, vegano e outros”, diz, “mesmo sendo o sanduíche de atum com pão integral o mais procurado”, completa.
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