Conteúdo principal

LANCHE FIT, UM BOM NICHO PARA INVESTIR

Outubro 2021 Edição 47

Pricilla Back e Jessica Krieger

Entenda como a alimentação natural e suas variações vêm crescendo no mercado, abrindo portas para quem quer começar um negócio de lanche fit.

Quem pretende abrir um negócio no ramo de alimentação pode investir em um produto que está presente em diversos lugares, como lanchonetes, escolas, academias, praias e muito mais: o sanduíche natural e suas variações. Trata-se do lanche fit, um segmento cada vez mais em alta, dentro da alimentação natural, com oportunidades para todo perfil de investimento.

  • 12,3% - Foi a taxa média de crescimento desse mercado em dez anos, segundo pesquisa Brasil Food Trends 2020
  • 98% - Foi quanto cresceu o interesse dos brasileiros pelo segmento, de 2009 a 2014, aponta a agência Euromonitor

Como começar um negócio de lanche fit?

Para Adalberto Santos, da Guersola Consultoria, é possível começar:

  • Na cozinha da própria casa, como fazem muitos empreendedores

ou

  • Investindo em franquias, dependendo da capacidade de recursos de cada um

“No caso das franquias, existem diversos modelos de negócio e valores de investimento”, explica o consultor. Ele acredita, entretanto, que iniciar um negócio de lanche fit do zero, em casa, tem como vantagem a chance de “formatar o projeto de acordo com o desejo e as possibilidades do empreendedor”.

Atenção aos detalhes:

Seja qual for o modelo escolhido de negócio, estas etapas são essenciais:

Embalagem:

Feitos com ingredientes perecíveis, os sanduíches naturais precisam ser embalados corretamente para garantir a boa conservação, a consistência e o frescor. As opções de embalagem são:

Papel-alumínio:

Preserva a temperatura do alimento por mais tempo

Filme-plástico:

Preserva a umidade do sanduíche e torna visível o produto

Papel-cartão:

Dá acabamento e melhora a apresentação, depois de embalado em filme-plástico

Validade dos produtos

Etiquetar as datas de fabricação e de validade é imprescindível. Por segurança, considere a validade de 24h a 48h, no máximo, dependendo dos ingredientes.

Consulte os procedimentos de manipulação de alimentos no site da Academia Assaí Bons Negócios

Encontre seu diferencial

Segundo o consultor, o diferencial é o que pode garantir maior ou menor sucesso nesse ramo de negócio. “Invista em um cardápio atrativo e rentável. Pense no mix de produtos e trabalhe com opções variadas para atender a diferentes consumidores”, explica Adalberto, sugerindo atenção a segmentos e conceitos com crescimento de procura no mercado, como:

  • Alimentos sem glúten

São crescentes as dietas prescritas por nutricionistas que restringem o consumo desses alimentos, e também a decisão de consumidores de eliminar o glúten, presente em pães de farinha de trigo.

  • Veganos/vegetarianos

Segundo pesquisa do IBGE realizada em 2018, no Brasil, 14% da população se declara vegetariana. Há crescimento no número de adeptos e na, mesma velocidade, cresce a carência de estabelecimentos adequados e habilitados a atender esse público.

  • Alimentação fitness

Pessoas que praticam exercícios buscam uma dieta equilibrada e querem soluções para atingir os objetivos, seja ganhar músculos ou emagrecer, por exemplo. 

Natural, saudável e variado

Marcos Costacurta é fundador da Divina Terra, uma rede de franquias especializada em alimentação saudável e lanche fit. O empreendedor vem de uma família de agricultores e, após trabalhar como empacotador em um supermercado, abriu a primeira loja, em 2001, em São Leopoldo (RS).

Com 51 franquias da marca espalhadas pelo Brasil, cada loja fatura, em média, R$ 180 mil por mês.

“O ramo de alimentação saudável é bem complexo porque tem nichos muito distintos. Para conseguir atender às demandas do mercado, é preciso muito estudo do setor e investimento em marketing.” Marcos.

Segundo ele, cada vez mais clientes buscam necessidades específicas na alimentação, como veganos, alérgicos e intolerantes à lactose do leite e ao glúten. “Por isso, é importante oferecer um cardápio variado com sabores gourmet, fit, vegano e outros”, diz, “mesmo sendo o sanduíche de atum com pão integral o mais procurado”, completa. 

ANIVERSÁRIO 47 ANOS ASSAÍ: ACREDITANDO JUNTOS!

No aniversário de 47 anos do Assaí, nossos clientes têm mais de 7 milhões de novos motivos para acreditar e celebrar! É o maior prêmio do atacado brasileiro!
Leia mais +

RETOMADA DOS NEGÓCIOS: PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2021

Prêmio Academia Assaí Bons Negócios 2021 bate recorde de inscritos, impulsiona empreendedores do Brasil inteiro e apoia milhares deles na retomada dos negócios.
Leia mais +

PROMOÇÃO: YPÊ VAI “MILIONARIZAR” JUNTO COM O ASSAÍ

Serão sorteados mais de R$4 milhões em prêmios na nova promoção com produtos Ypê.
Leia mais +

ASSISTENTE VIRTUAL DO ASSAÍ ATENDE POR 24 HORAS

Com a assistente virtual SOL, o Assaí Atacadista amplia o atendimento instantâneo a seus clientes em diferentes canais.
Leia mais +

CUIDADOS COM A SAÚDE SÃO ESSENCIAIS COM A ROTINA

Com mais gente vacinada e a manutenção das medidas preventivas na pandemia, é hora de retomar a atenção aos cuidados com a saúde e programar os  exames de rotina.
Leia mais +

BOLO DE FESTA: PRESENÇA OBRIGATÓRIA EM COMEMORAÇÃO

Saiba como começou essa tradição e entenda por que o bolo de festa é item essencial em qualquer celebração.
Leia mais +

OPÇÃO DE VENDA DEFINIDA É CRUCIAL PARA O SUCESSO

Pronta-entrega ou encomenda? Qual é a melhor opção de venda?
Leia mais +

MINISSALGADOS: NECESSÁRIO CONFIANÇA E PERSISTÊNCIA

Valesca Gonçalves Lima Batista começou seu negócio de minissalgados congelados com R$ 50,00.
Leia mais +

VENDA DE DOCES, UM VÍDEO E SUCESSO!

Victória Vieira, de Pernambuco, viu sua venda de doces no carrinho triplicar depois que um vídeo seu viralizou no Instagram.
Leia mais +

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: COMO E PORQUE ESTUDAR

Analisar o comportamento do consumidor, seus hábitos e preferências, pode poupar tempo e dinheiro e ser a chave para um bom resultado no negócio.
Leia mais +

GOOGLE MEU NEGÓCIO TRAZ O SEU CLIENTE ATÉ VOCÊ

Ferramenta gratuita, o Google Meu Negócio permite interagir com clientes, aparecer nas buscas em sua região e executar estratégias de marketing digital.
Leia mais +

ECONOMIA CIRCULAR NA PRÁTICA

Na economia circular, materiais que seriam descartados voltam a ser introduzidos na cadeia produtiva para gerar novos produtos.
Leia mais +

PORTUGAL É ENCANTO E BELEZA

Conheça mais sobre os costumes, as atrações e as origens da herança que Portugal legou ao Brasil.
Leia mais +

PRAZOS DE VALIDADE PEDEM ATENÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Veja formas de se organizar para evitar descontrole dos prazos de validade dos produtos; cuide do estoque e não tenha prejuízos.
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!