Se a combinação de grãos especiais de café era uma tendência em 2015, quando o Império do Café foi capa da revista Assaí Bons Negócios, não se pode mais dizer o mesmo. Hoje, os cafés especiais são amplamente consumidos por todos os cantos do Brasil.
Segundo um levantamento da empresa VR, 54% dos brasileiros frequentam cafeterias e, curiosamente, o consumo mais elevado nesse tipo de estabelecimento é justamente no estado de Pernambuco, onde fica a cafeteria que revisitamos nesta edição.
ALÉM DE CAFETERIA
Atualmente, o Império do Café também funciona como restaurante, com buffet na hora do almoço, a partir das 11 horas.
“Essa foi uma saída que nós encontramos para manter a empresa aberta o dia inteiro. Além de acrescentar o almoço, nós também abrimos para o café da manhã. O cardápio é bem diversificado, o cliente entra a qualquer hora do dia e pode consumir alguma coisa de que ele gosta”, revela o atual proprietário, Clécio Carvalho.
O local fica aberto até a noite e também serve lanches.
Cuscuz de hambúrguer
“Inovamos e colocamos sabores bem diferenciados de cuscuz e tapioca. Para se ter ideia, temos o cuscuz gourmet burguer, que é feito com hambúrguer de carne, também temos cuscuz de carne de sol, de camarão, de nata. E tapioca de cuscuz, que eu nunca vi em outros lugares, só aqui”, destaca.
O proprietário acrescenta ainda que, no verão, serve cafés gelados com sabores inusitados, com sucos de laranja e de limão, por exemplo, e completa: “No inverno, temos café com brownie, com whisky e até com geleia de pimenta”.
Clécio Carvalho e sua esposa, Gabrielly
SOB NOVA DIREÇÃO
A mudança de titularidade foi mais uma transformação significativa pela qual o Império do Café passou.
O novo dono conta que era fornecedor da empresa quando ela ainda pertencia à paulista Mayra, que ilustrou as páginas da revista, e explica como isso aconteceu: “Eu era gerente comercial e nas horas vagas vendia os brownies que minha esposa fazia. A Mayra era nossa cliente. Foi assim que eu conheci o Império do Café e recebi a proposta da venda do negócio”.
CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO
Hoje, o Império do Café tem dez funcionários, quatro a mais que em 2015. O endereço continua o mesmo, mas foram feitas adaptações para colocar mais mesas no salão e itens de conforto para os clientes.
Segundo o proprietário, a quantidade de clientes atendidos presencialmente chega a 7.500 por mês e, apesar de ter um cardápio fixo, é possível fazer adequações conforme o cliente quiser. “Nosso objetivo é que o cliente se sinta à vontade aqui e queira voltar”, afirma.
DE OLHO NO FUTURO
Hoje, com o negócio consolidado, Clécio e a esposa, Gabrielly, querem avançar. A ideia é transformar o Império do Café em franqueadora.
Para isso, ele lembra, o casal está estudando com o objetivo de entender o que funciona e o que não funciona em termos de franquia. “Agora nós temos uma equipe totalmente alinhada com o nosso pensamento. Nossa forma de administrar é bem aberta, gostamos de escutar o cliente e queremos levar esse modelo para outros cantos do país”, finaliza.