Apesar do cardápio de frango frito, inspirado nas lanchonetes norte-americanas e diferente de tudo que existia na cidade, no início, a ideia dos amigos Marley Costa Santos e Adriano Rodrigues André, sócios do The Rooster, era ter um negócio tradicional, com atendimento presencial.
Mas, por causa do distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, foi preciso recalcular a rota e a empresa de Indaiatuba (SP) acabou mudando os planos.
“Nós abrimos o negócio em 2019 e a pandemia veio logo na sequência, o que trouxe algumas dificuldades. Com o delivery em alta, a solução foi abrir a cozinha e deixar o salão para depois”, conta Marley. Sem que ele e Adriano tivessem planejado, essa acabou sendo a grande virada de jogo da empresa.
70% DO FATURAMENTO
Em 2019, a divulgação do The Rooster era feita exclusivamente pelas redes sociais. Para que isso desse certo, os amigos fizeram alguns cursos de marketing digital. Segundo Marley, a presença no Instagram foi o que chamou a atenção do iFood: “Eles entraram em contato para fazermos uma parceria e isso trouxe bastante credibilidade para a nossa marca, além de aumentar a visibilidade”.
Hoje, cerca de 70% do faturamento da casa vem das vendas feitas pelo app de entrega. Para garantir a alta quantidade de vendas, Marley e Adriano divulgam o negócio nas redes sociais, fazem promoções diárias e investem em anúncios na internet.
Além disso, o The Rooster tem uma base de dados que permite prestar atendimentos personalizados, conforme explica Marley: “Nós sabemos quem não pede há algum tempo e quem pede sempre. Para estes últimos, demos o apelido de Rooster maníacos”.
MARKETING CRIATIVO: VISIBILIDADE
Outra estratégia atualmente utilizada pelo The Rooster é a produção de vídeos divertidos para as redes sociais, especialmente Instagram e TikTok. A inspiração vem da própria internet, a partir de conteúdos virais e ideias que surgem conforme novas tendências vão aparecendo.
“Os vídeos são uma forma indireta de vender. Com essas publicações, fazemos o cliente dar risada e interagir conosco sem sermos chatos ou invasivos. Assim, nós provocamos a curiosidade pelo negócio e o desejo de consumir nossos produtos”, acrescenta Marley.
Marley Costa Santos e Adriano Rodrigues André, sócios-proprietários do The Rooster
“Com o delivery em alta, a solução foi abrir a cozinha e deixar o salão para depois”
Marley Costa Santos, sócio-proprietário do The Rooster
Palavra do ESPECIALISTA
O publicitário Fábio Dias, especialista em marketing digital e artes visuais e fundador da Onze Propaganda, ressalta que a estratégia de vender por meio de aplicativos de entrega como o iFood deve ser organizada para garantir um bom atendimento e, consequentemente, boas avaliações no app – um diferencial.
Sem isso, a imagem da empresa pode ficar comprometida. Ele considera a comunicação digital como um respaldo sólido para que os pedidos sejam frequentes. “As fotos muito bem produzidas e os vídeos gravados de forma divertida estimulam a interação e o compartilhamento, gerando o tão sonhado engajamento nas redes sociais”, afirma.
Fábio reforça ainda que o “appetite appeal” (“desejo pela comida”, na tradução livre) envolve o estímulo visual e a satisfação do consumidor em olhar um alimento suculento.
Mas isso não funcionaria se o estabelecimento não fosse aprovado pelos clientes: “A recorrência na compra é uma prova de que, além de a comunicação ser eficaz, a comida é muito boa”.
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