Conteúdo principal

PARCERIA NOS NEGÓCIOS: HORA CERTA PARA UNIR FORÇAS

O lema "unidos venceremos" pode ser a saída ideal para ampliar as vendas e obter mais lucro.

Quem empreende e tem um pequeno negócio sabe o quanto é importante buscar saídas, se reinventar, em momentos críticos de vendas. As parcerias nos negócios são alternativas viáveis que podem alavancar várias atividades juntas. O primeiro passo é conhecer bem seu próprio negócio e buscar parceiros que façam sentido para crescer. 

“Se a parceria tem uma conexão com o que você vende, com a imagem do seu negócio – como uma loja de queijos que também oferece vinhos –, ela pode te ajudar a ampliar a experiência do consumidor e fazer com que ele se torne um cliente fiel", diz a especialista em inovação Alessandra Ferreira de Andrade, que coordena o Faap Business Hub, área de empreendedorismo e inovação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Algumas situações, porém, exigem cautela. “Uma loja de bolos não terá muita vantagem se ofertar um vale-academia”, exemplifica Alessandra.

Ganha-ganha

É importante ter em mente que o que se busca com parcerias nos negócios é uma relação de “ganha-ganha”, lembra o professor Jackson Cabral, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Promove, de Belo Horizonte.

"A soma dos esforços é uma necessidade em qualquer época, não apenas na pandemia".

“Muita gente teve que fechar as portas, mas agora vivemos um novo momento, em que as pessoas tentam voltar com novas ideias ou serviços”, afirma Jackson. Nesse sentido, as parcerias podem ajudar a reduzir custos e contribuir para o marketing, para a imagem do negócio, reforçando, por exemplo, o uso intensivo das redes sociais.

Vantagens das parcerias nos negócios

  • Redução de custos
  • Ampliação da experiência do cliente
  • Fidelização do cliente
  • Ações de marketing multiplicadas pelos parceiros

Evite riscos e armadilhas

“Boas parcerias são vantajosas, mas o empreendedor precisa ficar atento para não exagerar na dose”, alerta a especialista Alessandra de Andrade.

“No começo, o pequeno empreendedor precisa fazer de tudo, mas quando sua hora de trabalho passa a valer muito para o negócio e não sobra tempo para se dedicar às parcerias, então é a hora de terceirizar.” Alessandra de Andrade

  • Lembre-se de focar naquilo que faz melhor
  • Cuide para não gastar tempo em ações que trazem poucos benefícios
  • Fique atento à contrapartida adequada do parceiro

Tipos de parcerias

Parcerias cruzadas

  • Usar produtos de limpeza, aventais ou itens de cozinha de determinadas marcas e, em troca, colocar totens ou dispensers na loja para divulgar o negócio dos fabricantes
  • Nova oportunidade no ramo de comida é o aluguel ou o compartilhamento de utensílios de parceiros, até mesmo cozinhas profissionais completas, instaladas em troca de divulgação

Grupos e associações

  • Funcionam bem para compras coletivas, desde que tenham conhecimento na área
  • Bons para a compra de grande volume de itens perecíveis com menor custo
  • Diferentes negócios se unem para montar cestas e vender em datas festivas com preço melhor

Revenda de alimentos

  • Estratégia muito comum em padarias, cantinas, lanchonetes, restaurantes e minimercados é a venda de doces prontos juntos ao caixa, enquanto os clientes pagam suas contas
  • Exponha seu produto em cardápios de empresas que atendem por delivery e negocie um percentual das vendas como contrapartida, sem comprometer seu lucro
  • Evite venda consignada de produtos perecíveis

Foto: Luciano de Monte Ribas / Divulgação

10

Exemplos de sucesso:

A pandemia fez o comércio e o setor de eventos reduzirem muito suas atividades. A solução para esses dois empreendedores veio das parcerias nos negócios

Da “Salada do Caco” aos molhos

Por volta de 2001, o chef Caco Pereira criou um prato que se tornou tradicional em Santa Maria (RS): a “Salada do Caco”, com folhas, tomate seco, maçã, palmito, queijo provolone e gergelim. O sucesso foi tanto que, com o tempo, virou um dos carros-chefes vendidos, inclusive, em outros restaurantes locais. Há 15 anos dedicados ao setor de eventos, Caco ampliou sua experiência na área e faz parcerias com espaços como Vira Cambota (infantil) e Bianco Nero (adulto).

Ele conta que não tem rendimentos com a venda das saladas em outros locais, mas esse sucesso garante exposição para ele, que virou também consultor de restaurantes. A pandemia fez o setor de eventos reduzir muito as atividades e a solução veio das parcerias: Caco e os donos dos dois salões de festa se uniram para produzir e comercializar molhos caseiros. Assim surgiu a Manufatto, marca vendida diretamente ao cliente e em revendas na cidade.

Pão de mel nas cestas

A doceira Tatiane Ferraz, de Curitiba (PR), produz pão de mel há 10 anos com a marca Doces Tati e sentiu, cerca de dois anos atrás, a importância de unir forças. O marido desempregado passou a ajudar nas vendas, indo uniformizado de porta em porta de lanchonetes e cantinas escolares oferecer o produto com a marca do negócio. Deixava uma amostra e um cartão de visitas e, assim, conquistou espaço de revenda.

O fechamento desses locais nesse momento de restrições levou a Doces Tati a novas saídas: se associou a outros fornecedores e criou bandejas de café da manhã para datas especiais, incluindo granola e outros produtos de parceiros. Uniu-se também a fotógrafos para postar imagens profissionais dos produtos nas redes sociais. Para Tatiane, a parceria ajuda a crescer.

“Às vezes, o retorno financeiro não vem na hora, mas sempre aumenta o número de seguidores nas páginas, que depois viram clientes.” Tatiane Ferraz

RETOMADA DO SEU NEGÓCIO: PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ

O Prêmio Academia Assaí Bons Negócios está de volta para apoiar financeiramente e dar suporte a micro e pequenos empreendedores do setor de alimentação de todo o Brasil na reto
Leia mais +

CAMPEONATO GANHA STATUS BRASILEIRÃO ASSAÍ 2021

Campanha une interação, informação, prêmios e vantagens em torno de uma das maiores paixões brasileiras: o futebol.
Leia mais +

EXPANSÃO ASSAÍ EM 2021 CHEGA AO INTERIOR DE GOIÁS

Seguindo seus planos de expansão, a rede Assaí Atacadista inaugura sua 187ª loja, em Caldas Novas - Goiás.
Leia mais +

REGRAS PARA DELIVERY GARANTEM SEGURANÇA ALIMENTAR

Não importa o tamanho do seu negócio, as regras para delivery − higiene, acondicionamento e transporte dos alimentos − valem para todos.
Leia mais +

LESÕES NA COLUNA: VEJA COMO EVITAR ESSE MAL

Dedicado e em geral o "faz tudo" do seu próprio negócio, o empreendedor precisa ficar atento e evitar lesões na coluna.
Leia mais +

FEIJÃO MARAVILHA!

O feijão é um dos principais alimentos da cozinha Brasil afora. E suas combinações vão muito além do arroz.
Leia mais +

ESPETINHOS: VEJA O PASSO A PASSO PARA EMPREENDER

Saiba o que é preciso para abrir um negócio de espetinhos e faturar com um produto que caiu no gosto dos brasileiros.
Leia mais +

APOIO E PARCERIA DA COMUNIDADE: ELA NÃO DESISTE!

Em tempos tão exigentes, empreendedora da zona oeste de São Paulo supera dificuldades com apoio e confiança de dezenas de parceiros.
Leia mais +

YALLAH: VAMOS FALAR DE ESFIHA!

Memórias de infância e receitas de família levam empreendedor a abrir negócio próprio de esfiha, depois de dois anos doente em casa.
Leia mais +

SE REINVENTAR NA CRISE INVESTINDO EM NOVO SEGMENTO

Empresária Bruna Castelo Branco, de Teresina (PI), enxerga oportunidade e investe no segmento de doces para não fechar as portas.
Leia mais +

CAPITAL DE GIRO É FUNDAMENTAL, MOSTRA ESPECIALISTA

Entenda a importância e como fazer uma reserva financeira para pagar sem sustos suas contas do mês.
Leia mais +

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES É O CAMINHO PARA O SUCESSO

Há muitas formas de fidelizar o cliente e algumas das que vamos mostrar aqui vão se encaixar no seu negócio.
Leia mais +

EMPREENDEDORISMO COMUNITÁRIO MUDA A REALIDADE

Conheça os dois jovens brasileiros premiados no "Oscar" da gastronomia por revolucionarem o mundo com seus projetos na área de alimentação.
Leia mais +

PIPOCA GOURMET: NEGÓCIO BOM QUE VENDE MUITO

De baixo investimento inicial e alta aceitação, essa é uma ótima oportunidade de conquistar clientes pela memória afetiva.
Leia mais +

PIZZA: PEDAÇOS DE SABOR QUE SÃO HERANÇA DA ITÁLIA

A tradição de um país resumida em um saboroso pedaço de massa redonda com tomate, queijo e ervas!
Leia mais +

PLATAFORMA LANÇADA PELA NESTLÉ FOCA EM ALIMENTAÇÃO

Fugindo dos conteúdos restritivos e com viés negativo sobre alimentação, a Nestlé, em conjunto com o Google Brasil, lançou um hub com conteúdo voltado para o bem-estar e uma vi
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!