Existem mais de uma dezena de espécies desses grãos, com grande variedade de tamanhos, formatos e cores. O feijão é uma fonte de diversas vitaminas e minerais e seu consumo está muito ligado a características regionais, histórias locais e influências estrangeiras tão ricas quanto seus diferentes sabores.
Conheça alguns tipos de feijão e os principais pratos nos quais eles aparecem – embora as variações e as combinações estejam livres à criação e à adaptação dos brasileiros desde os primeiros registros de que se tem notícias no país.
TROPEIROS
Veio das caravanas de comerciantes, que percorriam a cavalo ou em mulas longos caminhos entre Minas Gerais e São Paulo, o nome feijão tropeiro. A mistura de feijão preto com farinha, couve e guarnições (linguiça, torresmo ou toucinho), que conhecemos, era o alimento rotineiro das tropas itinerantes, nos séculos 17 ao 20. Era fácil de transportar e conservar. Hoje, a receita pode ser feita com os tipos vermelho, fradinho e carioca.
VIRADOS OU REVIRADOS
É da época do Brasil ainda colônia de Portugal, a origem de outro prato típico. Surgiu com os bandeirantes - grupos de paulistas exploradores de novas terras, riquezas minerais e escravos. Eles transportavam, para comer no caminho, o feijão carioquinha com caldo, farinha de milho, carne-seca e toucinho. O chacoalhar nas andanças mexia, virava e revirava tudo. Daí o nome virado à paulista.
TERRAS DISTANTES
O feijão branco, tão usado em sopas, saladas e cozidos, é servido com dobradinha (ou buchada) e mocotó, receitas que chegaram ao Brasil vindas da tradição portuguesa. Consumidos em diferentes regiões, os dois pratos são iguarias que aproveitam partes menos nobres do boi – o bucho ou estômago e o pé -, e que ganham riqueza de sabor com temperos e o feijão como coadjuvante.
NORDESTE
No Nordeste, é comum o consumo dos feijões de corda (também conhecidos como feijão-macaçar ou caupi) e do fradinho. São os favoritos em pratos como arrumadinho, baião de dois e a base para a massa de massa de acarajé. Os grãos desta espécie são chamados "feijão-verde". Há também o típico feijão de coco, feito com o tipo carioquinha, leite de coco e coentro, muito apreciado na Semana Santa.
TÍPICO BRASILEIRO?
No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, o feijão preto é o grande preferido do dia a dia, com muito alho. Ele também é a base da feijoada à brasileira, um dos pratos que mais representam nossa cultura. Apesar da versão com feijão preto e carnes bovina e suína ser um dos cartões-postais do nosso país, o prato tem origem no norte de Portugal e são encontradas outras versões em países como Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau.
“ME ACOMPANHA?”
O feijão cavalo é servido como acompanhamento em churrascos na região Sul do Brasil. De tamanho grande e coloração marrom-avermelhada, esta variedade não forma muito caldo e se mantém firme quando cozida. Por isso, vai muito bem em saladas.
PLATAFORMA LANÇADA PELA NESTLÉ FOCA EM ALIMENTAÇÃO
CAMPEONATO GANHA STATUS BRASILEIRÃO ASSAÍ 2021
EXPANSÃO ASSAÍ EM 2021 CHEGA AO INTERIOR DE GOIÁS
APOIO E PARCERIA DA COMUNIDADE: ELA NÃO DESISTE!
YALLAH: VAMOS FALAR DE ESFIHA!
SE REINVENTAR NA CRISE INVESTINDO EM NOVO SEGMENTO
CAPITAL DE GIRO É FUNDAMENTAL, MOSTRA ESPECIALISTA
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES É O CAMINHO PARA O SUCESSO
EMPREENDEDORISMO COMUNITÁRIO MUDA A REALIDADE
PIPOCA GOURMET: NEGÓCIO BOM QUE VENDE MUITO
PIZZA: PEDAÇOS DE SABOR QUE SÃO HERANÇA DA ITÁLIA
ESPETINHOS: VEJA O PASSO A PASSO PARA EMPREENDER
PARCERIA NOS NEGÓCIOS: HORA CERTA PARA UNIR FORÇAS
RETOMADA DO SEU NEGÓCIO: PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ
REGRAS PARA DELIVERY GARANTEM SEGURANÇA ALIMENTAR
LESÕES NA COLUNA: VEJA COMO EVITAR ESSE MAL
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!