TRANSPORTE DO FUTURO
A tecnologia é só mais um motivo para usar a bicicleta nos deslocamentos pela cidade. O veículo é mais econômico e saudável quando comparado a outros meios de transporte, como carro ou ônibus, não polui o meio ambiente e, acima de tudo, é positivo para a mobilidade urbana como um todo.
Além disso, em tempos de isolamento social e restrições de transporte público, a bicicleta ganha ainda mais importância. Essa situação foi bastante comum em Florianópolis/SC, uma das primeiras capitais brasileiras a suspender o transporte coletivo durante a pandemia.
Mesmo antes da paralisação, o analista de sistemas Audálio Júnior já estava acostumado a pedalar quase 60 quilômetros para ir de sua casa até o trabalho e voltar.
Além de participar de grupos de pedalada, ele mantém o portal Pedala Floripa. Em sua avaliação, o uso da bicicleta como meio de transporte aumentou nos últimos meses. “O que eu percebo é que mais pessoas começaram a pedalar por necessidade de locomoção, mas diminuiu o número de grupos que pedalavam por lazer toda a semana”, conta Audálio.
O ciclista pontua, entretanto, que, seja por motivo de locomoção ou de lazer, cada vez mais a tecnologia e os aplicativos de smartphone próprios para ciclistas tornam-se presentes no dia a dia de quem pedala.
Aplicativos gratuitos ou com grande parte das funções disponibilizadas de forma gratuita facilitam a vida de ciclistas iniciantes e experientes.
5 APLICATIVOS PARA CICLISTAS
Por isso, a Revista Assaí Bons Negócios separou cinco aplicativos com versões em português disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS que podem ser úteis para ciclistas – iniciantes ou experientes.
1 - STRAVA
Com quase 60 milhões de usuários em todo o mundo, é considerado o aplicativo mais popular entre os amantes de bicicleta. Sua principal finalidade é registrar o desempenho das pedaladas em tempo, quilometragem, batimentos cardíacos e até calorias gastas. Mas acaba funcionando também como uma rede social de ciclistas. A ferramenta permite a criação de perfis individuais e de grupos – em vez de selfies, os posts contêm os dados sobre os percursos e são abertos a comentários.
O Strava tem uma versão gratuita, que dá acesso às funcionalidades essenciais – como medir o desempenho e postar as rotas traçadas. Outras funções, como a pesquisa dos melhores percursos em cada cidade, estão restritos à versão paga, que custa R$ 15,90 por mês.
2 - ENDOMONDO
Também usa a tecnologia GPS para monitorar e registrar todos os dados sobre os treinos, mas oferece algumas funcionalidades a mais na versão gratuita, como informações em áudio sobre a distância percorrida e a velocidade em cada quilômetro, além da sincronização com relógios inteligentes, como Samsung Gear e Apple Watch.
O Endomondo também é muito usado para criar desafios e competições entre amigos e comparar o desempenho de cada um – o que pode servir como incentivo para ir mais longe.
3 - BIKE REGISTRADA
Desenvolvido no Brasil, o aplicativo serve para proteger o ciclista contra roubos e furtos. Por meio de um selo com QR Code, a ferramenta facilita a identificação da bicicleta e do seu proprietário, reduzindo o risco da compra de uma bike roubada.
É possível emitir um alerta de furto, e quem encontrar a bicicleta pode enviar uma mensagem diretamente para o dono. Na hora de comprar, o usuário pode consultar a plataforma para garantir que a bike não é roubada.
4 - ALLTRAILS
Feito para os ciclistas que gostam de se aventurar em meio à natureza, o aplicativo fornece mais de 100 mil mapas de trilhas pelo mundo. Disponibiliza todas as vantagens do monitoramento de percurso e desempenho via GPS, mas é voltado a oferecer pedaladas e caminhadas seguras ao ar livre em parques ou montanhas.
Também serve como uma rede social na qual o usuário pode postar suas experiências e navegar pelas fotos e pelos comentários da comunidade de aventureiros.
5 - BIKEMAP
Este é o aplicativo certo para quem não está tão preocupado com o desempenho, mas com o caminho. O Bikemap evita que o ciclista se perca e sugere as rotas mais seguras e agradáveis para pedalar, de acordo com o trajeto ou a quilometragem desejada.
É como se fosse um "Waze" de bicicletas, que usa as experiências dos outros usuários para sugerir diversas opções de percurso. Além de monitorar as pedaladas via GPS, o programa também ajuda a localizar lugares onde é possível consertar ou mesmo alugar uma bicicleta.
Ficou inspirado(a) para pedalar depois de ler mais sobre o assunto? Lembre-se de tomar os cuidados necessários e boa pedalada!