O universo do marketing digital está sempre em transformação e, de tempos em tempos, surgem novas abordagens para envolver o público. Atualmente, uma das estratégias utilizadas por empresas de todos os setores é conhecida como marketing de influência, ou influência digital, que tem o objetivo de comunicar sobre produtos e serviços de maneira bastante segmentada.
Em outras palavras, o marketing de influência conversa diretamente com um público específico, o que é uma grande vantagem.
O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA OU INFLUÊNCIA DIGITAL?
De acordo com um estudo realizado pela Spark, em parceria com o Instituto Qualibest, 66% dos internautas já compraram um produto, contrataram um serviço ou visitaram algum lugar indicado por um perfil de influência digital.
Além disso, a gastronomia aparece na pesquisa entre os cinco assuntos preferidos dos usuários de redes sociais no Brasil.
Como o próprio nome sugere, o marketing de influência utiliza o alcance dos influenciadores digitais como estratégia de comunicação. Basicamente, tudo acontece dentro do universo das redes sociais, principalmente no Instagram.
Entre as possibilidades de divulgação com influenciadores, estão personalidades locais ou famosas; criadores de conteúdo; páginas de dicas da cidade, de atrações e de estabelecimentos locais; e profissionais especializados em determinada área.
O marketing de influência utiliza o alcance dos influenciadores digitais como estratégia de
comunicação. Basicamente, tudo acontece dentro do universo das redes sociais.
COMO FUNCIONA?
A especialista em marketing digital empresarial, Tuane Shikae, diretora da Shikae Assessoria & Negócios, explica que existem formas diferentes de usar o marketing de influência para divulgar negócios do setor de alimentação, mas, em alguns casos, é necessário investir dinheiro.
Além disso, as estratégias costumam ser colaborativas: “Normalmente, o planejamento da ação é discutido entre a empresa e o influenciador. Cada ação é diferente da outra, então o ideal é que tudo seja desenvolvido em conjunto”.
Isso porque cada personalidade ou página tem sua própria forma de se comunicar com seus seguidores — o que deve ser mantido, mas sem deixar de considerar o objetivo da campanha.
“Existem as publicidades pagas e as chamadas parcerias, que funcionam como uma espécie de permuta, ou seja, a empresa oferece um produto ou serviço para o influenciador em troca de divulgação”
Fazendo a escolha certa
Com orientações da especialista, preparamos algumas dicas para você adotar uma boa estratégia de divulgação nas redes sociais com a ajuda dos influenciadores. Confira:
O primeiro passo é definir o objetivo da divulgação, que pode ser, entre outras coisas: aumentar a exposição do negócio, impulsionar a venda de algum item específico, lançar uma promoção ou um prato novo, divulgar ações especiais ou alcançar um público diferente.
A partir daí, é preciso identificar quais influenciadores são interessantes para a ação. Tuane aponta que “existem páginas específicas de dicas de restaurantes, mas também tem influenciadores do nicho familiar, que falam de rotina e filhos. Eles podem fazer sentido para o estabelecimento que tem um espaço kids ou pratos personalizados para crianças, por exemplo”.
Outro ponto que merece destaque é que o número de seguidores não é tão relevante quanto parece. Isso porque a audiência dos chamados microinfluenciadores é concentrada em nichos específicos e, para os pequenos negócios, pode ser mais assertivo trabalhar com os menores.
Empreendedores que não têm um profissional de marketing à disposição devem se atentar a alguns fatores. O primeiro deles é que a identidade do influenciador precisa corresponder aos valores da empresa para não distorcer a imagem do negócio. E ainda, acompanhar as postagens (e repostar) é imprescindível para monitorar o alcance e a conversão, o que vai ajudar na definição das campanhas seguintes.