É difícil encontrar quem diga que conhece Malta. Esse país é um pontinho no meio do Mar Mediterrâneo, formado por três ilhas entre a Europa e a África. Mas talvez você o conheça e nem esteja sabendo. Malta serve com frequência como cenário para grandes produções do cinema e da TV. Suas estruturas seculares e paisagens deslumbrantes estão em séries como Game of Thrones ou filmes hollywoodianos, como Gladiador!
CULINÁRIA MALTA
Já é de se imaginar que, por estar onde está, sua essência seja uma grande mistura de povos e de línguas - e também de comida.
De fato, por Malta vêm passando há séculos povos como os antigos fenícios, que dominaram o comércio do Mediterrâneo em tempos antes de Cristo, depois vieram os gregos, então os romanos, os árabes e os cavaleiros cruzados da Ordem dos Hospitalários (daí a cruz de Malta, que representa o país).
Foi território da França e passou para as mãos britânicas no século 19.
Hoje, quem vive lá experimenta um idioma que mistura essas origens, paisagens de filme e uma cultura gastronômica que, apesar de bem diferente da nossa, combina bastante com nosso paladar.
Onde tem peixe, azeite (neste caso, bastante azeite!), pão, massas e legumes, tem cardápio que brasileiro gosta.
CURIOSIDADES
IDIOMA CONFUSO?!
As línguas oficiais em Malta são: o maltês e o inglês. O maltês é uma língua de origem semítica (da mesma família do árabe, do hebraico e do aramaico), mas é escrita com caracteres do latim, como o nosso português.
Para aumentar a confusão, com o passar dos séculos foram incorporadas ao maltês palavras de derivação inglesa, italiana e francesa. Por isso, os nomes dos pratos vão ser bem diferentes para nós.
Malta que você já viu na tela. Entre produções famosas já gravadas em Malta, estão:
Guerra Mundial Z
Game of Thrones
À Beira Mar
Jurassic World 3
Gladiador
Marinheiro Popeye
Set de filmagem do musical Popeye, de 1980, agora é um parque temático com passeios de barco e restaurantes, está na parte noroeste da ilha principal de Malta, em Mellieha
Ligações com o Brasil não há, mas há brasileiros lá que recomendam essas delícias:
Fenek (coelho)
Maltese Stuffat Ta-Fenek significa ensopado de coelho e é o prato nacional.
Cozido por duas horas, deve estar extremamente macio e vem com molho de tomate, que varia na combinação de cebola, alho, cenoura e batata.
Pastizzi (massa folhada recheada)
São folhados muito populares. Os dois principais tipos são pastizzi "tar-rikotta" (queijo) e pastizzi "tal-pizelli" (ervilhas).
Timpana (macarrão com massa folhada ao forno)
Já pensou juntar os dois? Pois em Malta… O macarrão é temperado com um ragu (molho à base de carne cozida, tradicionalmente utilizado no acompanhamento de massas) para ser feito de recheio para a massa e colocado no forno.
Imqaret (pastéis recheados de tâmaras)
Pastéis fritos recheados de tâmaras, muitas vezes servidos como sobremesas acompanhados de sorvete.
Ftira Ghawdxija (Pizza gozitana)
O prato típico da ilha de Gozo geralmente também inclui batatas fatiadas.
As várias versões incluem queijo ġbejna, que é picante, anchovas, azeitonas, atum, linguiça maltesa ou alcaparras salgadas em conserva.
PARA BEBER
Kinnie: refrigerante feito de laranja com anis, baunilha, ginseng e alcaçuz.
Bigilla
Dito o "molho dos molhos", o bigilla é feito com feijões secos, conhecidos como ful-tal-girba, mais azeite, sal, pimenta, alho e ervas aromáticas. Bom para comer com gallettis (bolachas redondas para acompanhar vários molhos) como aperitivo.
Receita
Ingredientes
- 300 g de feijão cozido (pode ser o nosso comum)
- 1 berinjela de tamanho médio
- 1 dente de alho
- Azeite, sal e pimenta
- Salsinha picada para finalizar
Modo de preparo
Prepare a berinjela assada. Refogue o alho em um pouco de azeite e reserve. Depois de assada, remova a polpa da berinjela e misture com o feijão (cozido e escorrido); adicione também o alho refogado, um pouco mais de azeite extravirgem e bata no processador.
Prove e verifique se precisa adicionar mais sal e pimenta. Se gostar, adicione um pouquinho de vinagre. Finalize com salsinha e sirva em temperatura ambiente para comer com pão ou torradinhas.
- A receita foi sugerida por Janina Stasiak, autora do blog Receitas de Viagem