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Hot dog fora da caixa: empreendedora conta história

Criatividade é o segredo desta empreendedora para atrair clientes que vêm até de outras cidades para comer cachorro-quente

Para quem nunca imaginou a possibilidade de comer um cachorro-quente diferente – por exemplo, doce –, a Revista Assaí Bons Negócios apresenta a criativa chef Katherine da Silva, responsável pelo cardápio da Dogueria 1111, da cidade de Paulista, no litoral norte de Pernambuco. 

Além dos “hot doces”, na lanchonete da Katherine tem hot dog vegetariano, de charque, de hambúrguer, de queijo coalho, de linguiça de frango “bem temperadinha” (como ela faz questão de ressaltar) feita artesanalmente, molhos e acompanhamentos diferentes, como ketchup de cachaça, barbecue de goiabada, ovo de codorna e picles de pepino.

 

SABORES EXCLUSIVOS

Quem não gosta de cachorro-quente diferente também tem vez na Dogueria 1111, afinal, não é só de receitas criativas que vive o negócio. Katherine conta que, apesar dos sabores exclusivos, “os produtos que têm mais aceitação dos clientes, que vêm até de outras cidades, ainda são o hot dog clássico e o de salsicha empanada”. 

A diferença é que o cliente pode escolher os molhos e os acompanhamentos, e optar, inclusive, pelos mais tradicionais.

A empreendedora conta com o apoio do esposo Josias, que também é sócio do negócio. Porém, ela ressalta que o cardápio é criação dela: “Nossos funcionários amam quando eu faço os testes, porque todo mundo experimenta. Eu quero que as pessoas tenham a liberdade de comer o que querem comer e a ideia é atender todos os gostos, de crianças a idosos, vegetarianos ou não”.

UM EMPREENDIMENTO QUE CRESCEU RÁPIDO

Antes da pandemia, Katherine vendia roupas e sapatos. O negócio ia bem até que foi obrigado a fechar por causa das restrições da Covid-19, em 2020.

“A ideia foi começar a vender hot dog em casa mesmo, com a ajuda de amigos e das redes sociais. A cozinha de casa é bem pequena, mas era um momento de desespero. Não conseguimos o auxílio do governo e tivemos que dar um jeito para pagar as contas”, revela Katherine.

Em seis meses, a dogueira saiu de casa e foi para uma loja alugada com o objetivo de atender melhor aos pedidos, que só aumentavam. Em um ano, o negócio já tinha dois pontos. 

Hoje, menos de três anos depois do começo, são quatro lojas e mais de três mil clientes atendidos por mês. O faturamento chega a R$ 85 mil mensais e a Dogueria 1111 tem oito funcionários fixos.

PENSAR FORA DA CAIXA

Significa encontrar soluções criativas, independentemente do dom ou do talento

QUER TER UM NEGÓCIO CRIATIVO?

NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR 

Pensar fora da caixa exige coragem acima de tudo. Coragem para assumir os riscos, coragem para errar e coragem para aprender com os erros. Frases como “Eu sempre fiz desse jeito” e “Todo mundo faz assim” são inimigas do pensamento criativo.

CONVERSE SOBRE AS SUAS IDEIAS COM PESSOAS DIFERENTES 

Compartilhe ideias, peça opiniões. Fazendo isso, você vai ter referências diferentes para comparar e ainda poderá ter ideias novas a partir do que as outras pessoas comentarem sobre os seus pensamentos. 

PENSE DE FORMA SIMPLES 

Pensar fora da caixa não quer dizer, necessariamente, ter uma ideia mirabolante! Muitas vezes, a solução para um problema simples é igualmente simples. Você só precisa fazer diferente daquilo que os outros fazem, trilhar um caminho diferente do tradicional.

ESTUDE 

Pesquise, estude, qualifique-se, faça testes. Afinal, não dá para pensar em fazer diferente se você não sabe fazer o básico. E tem mais: conhecer novos ingredientes e novas combinações de sabores vai ajudar a criar receitas exclusivas para agradar aos seus clientes.

SAIBA MAIS

@dogueria1111

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