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Inovação na produção de alimentos

Produção de molhos é exemplo de inovação em setor de alimentos

Empreendedor baiano aposta na produção de molhos de pimenta e consolida negócio de alimentos com amplo crescimento.

Comecei a estudar eletrônica aos 12 anos. Consertava ferros de passar, secadores de cabelo, aparelhos de televisão, rádios e toca-fitas… Depois de algum tempo mexendo com isso, percebi que o que mais gostava de fazer era trabalhar com instalação de aparelhos de som. Fui comprando alguns equipamentos e montando minha loja. Por volta de 1995, aluguei um espaço e, aos poucos, meu empreendimento se tornou o maior comércio de som e automação da região onde moro, em Guanambi/BA.

Ao mesmo tempo em que tinha essa paixão por eletrônica, também era apaixonado por pimentas. No início, era apenas um hobby. Eu fazia conservas e molhos, levava para a minha loja e dava de brinde aos clientes. Aprendi a fazer tudo por conta própria, para meu consumo. As conservas eram mais simples de preparar, mas os molhos fui aprendendo por tentativa e erro até ir melhorando as receitas. Um dos meus produtos precisou de mais de 80 testes até encontrar a fórmula certa. Por volta de 2011, adquiri um sítio e importei da China algumas sementes de espécies como Carolina Reaper, Trinidad Scorpion Moruga, Bhut Jolokia e Habaneros para fazer minhas experiências.

Adailton Nunes Bezerra, proprietário da Digital Pimentas.

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Em 2014, comecei a expor os molhos na vitrine da loja de som e via a procura aumentar a cada dia. Três anos depois, esses produtos já ocupavam metade da vitrine, com uma grande variedade de sabores. Naquela época, o comércio de equipamentos de som automotivo havia diminuído bastante por causa das leis que restringiam a circulação de carros de som, o que atingiu diretamente meu negócio. Ao mesmo tempo, eu já vendia muitos produtos de pimenta e, inclusive, dividia o tempo entre os dois trabalhos.

Chegou um momento em que tive de decidir entre as duas atividades. Depois de 26 anos com a loja de som, estava um pouco cansado de trabalhar com isso. Os molhos de pimenta que eu estocava em casa também não cabiam mais ali e eu precisava expandir. Resolvi dar uma reviravolta na minha vida e apostei no segmento de alimentação. No fim de 2017, vendi a empresa de som e comecei a montar minha pequena indústria de molhos, a Digital Pimentas. Em março de 2018, já estava trabalhando com isso em tempo integral.

Com muita dedicação e persistência, minha esposa Patrícia foi fazendo as primeiras vendas em supermercados, sacolões e restaurantes de Guanambi, introduzindo nossos produtos nesses estabelecimentos. Hoje, nossos molhos são comercializados até mesmo na loja Assaí Guanambi, onde também compro vários dos insumos usados na produção, como vinagre, azeites, açúcar, sal e condimentos.

Boa parte do processo é feito por mim mesmo. Atualmente, tenho funcionários que cuidam da recepção e da seleção das pimentas até o ponto de despolpar, mas a finalização dos produtos é minha responsabilidade.

Nos cursos que fiz, de gestão, empreendedorismo e negócios, sempre batiam na tecla de montarmos um e-commerce para vender os produtos que o mercado não absorvia. E é isso que estou fazendo no momento, com a ajuda do meu filho. Assim, vou poder me concentrar mais na produção, que realmente é minha maior paixão.

Desenvolvi uma variedade de molhos, conservas, patês e cremes com algumas das pimentas mais fortes do mundo, apreciadas por pessoas de vários lugares do Brasil. Aos poucos, meus clientes foram levando os produtos para outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Pará, Piauí e Rio de Janeiro. Hoje, as pimentas mais procuradas são as de sabor mais intenso, como a bruta, a vulcão, a moruga, a baiana, a malagueta e a pequi.

Estou muito feliz com os resultados dessa mudança de profissão e acredito que investir na Digital Pimentas foi uma decisão correta, porque mesmo surgindo no interior da Bahia e com pouco tempo de existência, o negócio avançou muito. Lembro que, no início, sonhava em produzir dez mil unidades. Este ano, começamos com trinta mil. Nosso plano é lançar ainda mais produtos novos, porque a área de alimentos não para e só tende a crescer.

Proprietário da Digital Pimentas, buscou inovação mudando da eletrônica para a cozinha.

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