PÁSCOA À BRASILEIRA É NO BENEDITA COZINHA
Restaurante paulista comprova que, ao se abastecer de diferentes tradições, nossa cozinha é única; comida saborosa, caseira e elaborada para agradar a pessoas de todo o país
Em 2017, o Felipe Mureb, meu amigo de longa data, inaugurou o Benedita Cozinha e me chamou para ser o cozinheiro responsável. O restaurante foi criado com o conceito de ser uma casa genuinamente brasileira, servindo comida caseira e de festa.
Não é por acaso que o Benedita está instalado em uma antiga residência, construída em 1948 no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP).
Nossa especialidade? Reproduzir clássicos de várias regiões do país, da simplicidade do que vai à mesa no dia a dia à riqueza das receitas que dão sabor único às celebrações Brasil afora.
Vatapá, maniçoba, caranguejo, frango com quiabo e angu, moqueca de peixe, feijoada, picadinho de carne, acarajé, virado à paulista, croquete de carne, cuscuz, galinhada e lasanha são alguns pratos tradicionais do nosso cardápio.
E, quando falamos em festas, a inspiração em eventos como o Círio de Nazaré, as festas juninas e as tradicionais mesas brasileiras de Natal, Ano-Novo e Páscoa é o que dá o tom aos almoços e jantares que fazemos aqui.
Rodrigo Isaías Rocha e Felipe Mureb: parceria para servir comida de casa e de festa no Benedita Cozinha
TRADIÇÃO PASCAL
Na Páscoa, tradicionalmente, nós servimos o bacalhau. Costumo dizer que a cozinha brasileira se alimenta de muitas cozinhas ao mesmo tempo e, por isso, é tão única.
Pratos que se tornaram tradicionais aqui, como o bacalhau, foram trazidos de outros países mas se encontraram com nossa cultura, nossos hábitos e preferências para se transformarem em receitas hoje brasileiríssimas.
O almoço de Páscoa, assim como outros eventos anuais, atrai aqueles clientes que buscam uma comida saborosa e caseira, porém elaborada, servida em um ambiente aconchegante. São pessoas e famílias que não abrem mão de comer bem nesta época do ano e que prezam a tradição do bacalhau.
Além do bolinho, que é servido como entrada, destaco o lombo de bacalhau do Porto com refogado de cebola, pimentão assado e azeitona preta no vinho branco, finalizado com alho frito e servido com purê de batatas e ovo cozido. Esse é o carro-chefe dos nossos almoços de Páscoa.
Para fechar, uma sobremesa de chocolate deixa tudo ainda mais especial.
Quando falamos em festas, a inspiração em eventos como o Círio de Nazaré, as festas juninas e as tradicionais mesas brasileiras de Natal, Ano-Novo e Páscoa é o que dá o tom aos almoços e jantares que fazemos aqui.
BEM BRASILEIRO
Vejo o Assaí Atacadista como uma empresa que conhece bem o público brasileiro. Isso tem tudo a ver com o Benedita, já que fazemos questão de nos colocar no mercado como um restaurante que oferece bom atendimento, um ambiente adequado, variedade de produtos e preço justo. Essa é uma característica do nosso país e do nosso povo, sem dúvidas.
Eu nasci em Brasília (DF), sou neto de mineiros e paraenses e há 28 anos moro na capital paulista.
Aprendi a cozinhar com as avós e tias e minhas referências vêm exatamente dessa mistura de culturas e tradições que transforma a cozinha nacional em uma experiência exclusiva. Como cozinheiro responsável pela casa, é isso que trago para a mesa tanto no dia a dia quanto nas ocasiões especiais.
Minhas referências vêm exatamente dessa mistura de culturas e tradições que transforma a cozinha nacional em uma experiência exclusiva.