O que o empresário pode aprender com o programa MasterChef?
06/10/2015 - 15h
Além de ser viciante, será que o programa de TV MasterChef tem algo a ensinar para os empreendedores? A resposta é: sim – e muito! As características que os participantes têm que apresentar no programa são as mesmas que pequenos empresários precisam mostrar para o mercado. Audácia para inventar, autoconfiança para executar, empatia para vender e ambição para ganhar.
Essas são as características que um integrante do MasterChef precisa para vencer e descrevem bem um empreendedor de sucesso. O programa e o mercado têm o mesmo nível de exigência, já que a pressão vem de todos os lados.
A audácia representa saber arriscar, porém conhecendo seus limites e suas qualidades para executar bem um projeto. Por consequência, não se consegue ser audacioso sem ter segurança no que se está fazendo. A autoconfiança é fundamental para que enxerguemos que, tanto na cozinha quanto nos negócios, não basta criar algo: é preciso que a criação tenha qualidade.
Já ambição é indispensável para quem deseja vencer. Tanto no programa como na vida empreendedora, sobrevive quem acredita no seu potencial de estar executando tudo da melhor forma focando num objetivo maior.
Por fim, os empresários e os cozinheiros precisarão de muita empatia para ganhar o público, seja ele da TV ou um cliente. Ambos devem estar preparados para convencer os jurados ou o mercado, que seu produto realmente merece a atenção e o sucesso que todos almejam.