Compartilhe

Especializado em festas

De acordo com a pesquisa Dimensionamento econômico da indústria de eventos do Brasil, realizada pela ABEOC e pelo Sebrae com 2,7 mil empresas que exploram o nicho, o setor movimentou R$209,2 bilhões em 2013, o equivalente a 4,32% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O levantamento mostra que a receita das empresas organizadoras de eventos aumentou 18 vezes em comparação a 2001.

O estudo estima que existem, no Brasil, mais de 60 mil empresas de organização de eventos – desde os de grande porte, como feiras e exposições, até os menores, como cafés da manhã de empresas, lançamentos de produtos e happy hours. Ana Cláudia Bittencourt, presidente nacional da ABEOC, afirma que a maioria dos empreendedores é composta por pequenos que operam equipes reduzidas, locando serviços e mão de obra de terceiros para atender a clientela.

Ana Cláudia constata que o maior volume de pedidos vem da área social, com solicitações para comemorações de aniversários (casamento, 15 anos, open house), além de chás diversos (de bebê, panela, lingerie, etc.). As empresas têm sido chamadas para organizar festas juninas e até buffets em funerais, demanda que não existia antes.

Todos esses eventos, segundo Ana Cláudia, exigem cardápios especiais, decorações, ambientações e temas personalizados. Exemplo disso são as novas festas de casamentos temáticas em praias, montanhas e no campo, que pedem produções de impacto. “As pessoas estão buscando serviços com qualidade, criatividade e inovação”, constata a presidente da ABEOC.

Festas personalizadas 

Empreendedor do ramo gastronômico há mais de trinta anos, Elias Pereira se tornou um mestre na arte de promover eventos personalizados. Sua empresa, a Petit Comité, localizada na região do ABC paulista, presta serviços de buffet para empresas e pequenos grupos, oferecendo de brunches a jantares sofisticados.

“Cuidamos de todos os detalhes da festa: cardápio diferenciado, decoração de ambientes, convites e lembrancinhas especiais”, conta Pereira, que já trabalhou em grandes empresas de buffet e restaurantes. Ele decidiu aproveitar a experiência adquirida no setor para investir em um negócio próprio, com estrutura enxuta. Sua empresa funciona com apenas cinco funcionários, já que pode acessar serviços de terceiros para atender os pedidos.

Você também pode
gostar de:

mesas e cadeiras da parte externa de um restaurante lucrativo - Assaí Atacadista

Como ter um bar ou restaurante lucrativo neste verão?

Tenha um bar ou restaurante lucrativo incluindo as dicas estratégicas do Blog Assaí no planejamento do seu negócio!

mãos clicando em uma calculadora e escrevendo em um caderno com notas de dinheiro e um óculos de grau na mesa - dicas de economia no verão - Assaí Atacadista

Verão no azul: 4 dicas de economia que vão salvar seu bolso

Gaste menos sem passar calor neste verão com as dicas de economia que o Blog Assaí reuniu para você!

prato com salada, creme e espetinho de frango - receitas leves para o verão - Assaí Atacadista

5 receitas leves e fáceis para um verão cheio de sabor!

Aprenda a fazer receitas leves e refrescantes para o verão e equilibre sua alimentação!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!