Apoio para crescer
08/06/2016 - 10h
Existem, hoje, diversas modalidades de linhas de crédito criadas para atender às necessidades dos empreendedores. Além de prazos estendidos e tarifas competitivas, muitas vezes a contratação é simples e pode ser feita pelo internet banking, com rápida liberação. Tantas facilidades e condições favoráveis, no entanto, não devem ser motivo para que, antes de qualquer tipo de empréstimo, o empreendedor não faça um cuidadoso planejamento.
Fique atento não apenas aos benefícios que terá com a entrada de dinheiro, mas também, por exemplo, às taxas de juros praticadas atualmente, puxadas pelo período de recessão. Com isso em mente, analise outras opções para obter capital, como a venda de bens (carro, imóveis etc.) ou o uso de reservas como poupança e aplicações – os juros das linhas de crédito são mais altos que a remuneração desses investimentos. Verifique ainda a possibilidade de adotar uma estratégia para incrementar as vendas e aumentar a receita.
Caso você constate que a melhor solução para a sua situação é o empréstimo, faça bem a lição de casa: planeje o que será feito com o dinheiro emprestado e quanto você irá aumentar a renda da empresa com ele. Por fim, lembre-se de manter sempre separado o que é dinheiro pessoal e o que é capital da empresa, mesmo em tempos de crise.