Máquina de fazer sushi aumenta produtividade e reduz custos
28/07/2015 - 12h
Apesar da tradição cultural de serem produzidos à mão, os sushis e pratos japoneses vêm sendo, cada vez mais, confeccionados por máquinas, trazendo mais velocidade e padronização à produção dos pratos.
Uma máquina lançada por uma empresa japonesa promete ser de grande ajuda para os empresários do setor. De acordo com a fabricante, a máquina faz sushis em alta velocidade e é capaz de produzir até 3.600 sushis por hora. As vantagens não param por aí. Takeshi Kawamata, representante da companhia, afirma que tudo é feito sem que se desperdice um grão de arroz. “Podemos dizer que agora o sushi vai ser um padrão global de alimentos, assim como sanduíches e hambúrgueres”, diz.
Aqui no Brasil, um empresário catarinense, depois de não ter sucesso com um restaurante japonês, chegou à conclusão de que a razão do fracasso do empreendimento tinha sido o alto custo de produção. Para diminuir esses custos, desenvolveu uma máquina capaz de fazer sushi e temaki. A produtividade de sua máquina ainda está aquém do modelo japonês: produz cerca de 500 sushis por hora, mas a redução de custos foi muito satisfatória.
"Consegui uma redução de 40% no custo do meu produto. Com isso, os pratos ficam mais acessíveis para os consumidores", conta o empresário Eugênio Ferrão. "Há uma tradição muito bonita no Japão no que diz respeito à produção de sushis e temakis. No entanto, negócios são negócios. A empresa tem que ser lucrativa", conclui o inventor.