Mercado de alimentos e bebidas saudáveis no Brasil é o 5º maior do mundo
21/09/2016 - 09h
O Brasil já é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis, com volume de vendas de US$ 27,5 bilhões em 2015, de acordo com levantamento da Euromonitor. O segmento tem crescido, em média, 20% desde 2012, enquanto o restante dos países apresenta taxas médias de 8%.
Esse cenário tem atraído o surgimento de novas empresas do setor. Entre as novidades estão desde empresas criadas para reformular as lanchonetes das escolas, substituindo salgadinhos e refrigerantes por alimentos frescos e naturais, até fundos de investimento que apostam na importação de purê de frutas embalados em sachês, sem açúcar ou conservantes. Um estudo da consultoria internacional Mintel mostra que neste setor não tem crise, já que quatro em cada cinco (ou 83%) brasileiros estão dispostos a gastar mais para obter um alimento saudável.
Alimentos frescos, preparados com pouco sal e pouca gordura, feitos na hora, também integram o setor e registram crescimento. As versões congeladas de menu completo de refeições diárias também têm conquistado cada vez mais adeptos. Da mesma forma, papinhas de legumes e frutas orgânicas para os bebês e as crianças pequenas também têm ganhado cada vez mais mercado devido sua praticidade aliada a hábitos de vida mais saudáveis.
Confira algumas ideias de produtos voltados à alimentação saudável:
- Sucos naturais para levar ou consumir no local;
- Delivery com opções saudáveis;
- Bolos sem glúten;
- Sanduíches naturais com produtos orgânicos;
- Marmitas personalizadas.