Compartilhe

Preocupação com bem-estar impulsiona ramo de academias

O ramo de academias tem crescido cada vez mais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), em 2015, o setor movimentou 2,4 bilhões de dólares, posicionando o país em décimo lugar no ranking mundial de faturamento. Estima-se que existam 31 mil estabelecimentos em todo o Brasil.

O impulso do segmento tem ligação com a maior preocupação da população com a estética e o bem-estar. Além disso, a profissionalização do segmento e a possibilidade de novos modelos de negócios, como estúdios focados em determinadas especialidades, têm sido alguns dos fatores que contribuem para essa evolução.

O fato é que ainda existe muito espaço para crescer, já que menos de 5% da população frequenta academias com regularidade. Tendo em vista o nicho de 140 milhões de potenciais consumidores entre as classes A e C, o setor se apresenta como muito promissor. De acordo com o diretor da Acad Brasil, Ricardo Abreu, “a tendência que se espera dos novos espaços é que sejam cada vez mais especializados em única atividade, como estúdios de bike. Mas sempre haverá cliente para uma academia tradicional, que oferece mix de atividades”.

Outra tendência é equipar os estabelecimentos com mini lojas destinadas a vender produtos como suplementos, iogurtes, chás, barras de cereais e castanhas, lanches naturais e energéticos.

Retorno de investimento

O retorno do investimento de uma academia varia muito de acordo com o modelo de negócios. Franquias de baixo custo ou academias de bairro podem custar a partir de 200 mil reais, dado o alto preço dos equipamentos, enquanto a cifra do capital dos grandes estúdios ultrapassa milhões. A promessa de retorno é de aproximadamente dois anos.

Você também pode
gostar de:

mesas e cadeiras da parte externa de um restaurante lucrativo - Assaí Atacadista

Como ter um bar ou restaurante lucrativo neste verão?

Tenha um bar ou restaurante lucrativo incluindo as dicas estratégicas do Blog Assaí no planejamento do seu negócio!

mãos clicando em uma calculadora e escrevendo em um caderno com notas de dinheiro e um óculos de grau na mesa - dicas de economia no verão - Assaí Atacadista

Verão no azul: 4 dicas de economia que vão salvar seu bolso

Gaste menos sem passar calor neste verão com as dicas de economia que o Blog Assaí reuniu para você!

prato com salada, creme e espetinho de frango - receitas leves para o verão - Assaí Atacadista

5 receitas leves e fáceis para um verão cheio de sabor!

Aprenda a fazer receitas leves e refrescantes para o verão e equilibre sua alimentação!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!