Saiba como melhorar o seu negócio usando o WhatsApp
11/08/2016 - 16h
Lançado em 2009, o WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais popular no Brasil - são cerca de 100 milhões de usuários. O app é um fenômeno que conquista o público com sua proposta de enviar mensagens de texto, vídeo, imagens, documentos, áudios e até realizar chamadas sem custos adicionais como o SMS ou ligações comuns; estar conectado a uma rede sem fio já é o suficiente para o WhatsApp funcionar. Com tanto público, é natural que vários empreendedores já estejam aproveitando a ferramenta.
Atualmente, empresas têm adicionado o serviço como mais uma forma de contato com os clientes, que enxergam no aplicativo uma maneira mais fácil e rápida de entrar em contato. Até mesmo instituições públicas têm usado o Whatsapp – no Rio de Janeiro, por exemplo, a Prefeitura instalou um número no app para tratar das dúvidas dos cariocas em relação às obras da cidade para os Jogos Olímpicos.
Usar o aplicativo no seu negócio pode ser simples. Você pode começar usando a ferramenta para realizar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da sua empresa, já que cada vez mais os clientes exigem respostas rápidas para os seus problemas e dúvidas relacionadas a um produto ou serviço. Divulgue o número da sua empresa pelas redes sociais e na embalagem dos seus produtos para que todos saibam do novo serviço. Lembre-se que o responsável por atender o canal deve ser atencioso, educado e usar o português corretamente. Por ser uma ferramenta mais descontraída, é possível usar um linguajar mais informal, de aproximação com o público, desde que seja ponderado de acordo com o perfil da marca.
O WhatsApp também pode funcionar como uma experiência personalizada para os clientes: em 2014, por exemplo, a Hellmanns Brasil enviou pelo aplicativo receitas com base no que os consumidores tinham em suas geladeiras. Efetuar compras pelo WhatsApp também não é algo incomum, inclusive muitas marcas de roupa fecham vendas desta forma.
Aplicar novas tecnologias para otimizar o relacionamento da sua empresa com o cliente pode ser um diferencial no mercado. Que tal começar?