Compartilhe

Sete tendências gastronômicas para 2017

Empresas do segmento alimentício e empreendedor pesquisam tendências de mercado para os profissionais da área de gastronomia em 2017. O relatório de tendências da americana Sterling-Rice Group (SRG), empresa de estratégia e publicidade, diz que as antigas filosofias de saúde e bem-estar são inspirações. Para o Sebrae-SP, as mudanças de hábitos dos consumidores devem ser observadas com atenção.

Comidas saudáveis
O setor que mais deve ganhar força em 2017 deve ser o de comidas saudáveis. Tendência em todo o mundo, o segmento acompanha a busca do consumidor em se alimentar melhor. Com o crescimento do semivegetarianismo, grão-de-bico, milho, leguminosas e cogumelos tomarão o posto das carnes.

Compartilhar é preciso
O compartilhamento de experiências culinárias estará em alta, como nos aplicativos Eatwith e Umi Kitchen, que conectam pessoas a experiências gastronômicas. Mesas coletivas, restaurantes sem garçom e atendimento comunitário que estimule a socialização de pessoas também tendem a dar certo.

Mudanças de hábitos
Com a recessão econômica, muitos consumidores alteraram seus hábitos de consumo. As marmitas ganharam muitos adeptos nos últimos anos e os lanches reforçados têm substituído almoço ou jantar. Além disso, as pessoas estão aprendendo que é possível usar todas as partes dos alimentos: receitas com talos, cascas e sementes também estarão em alta.

Nova geração de consumidores
Outro fator importante para o segmento alimentício é a chegada de uma nova geração de consumidores, com novos hábitos, gostos e poder financeiro. O empreendedor deve pesquisar se realmente conhece o seu público-alvo.

Comida como inclusão
A comida é um importante instrumento de inclusão e negócios que agregam esse valor ao seu produto terão destaque em 2017. Como, por exemplo, o projeto social Gastromotiva, que capacitou 90 detentas em São Paulo, ou restaurantes de refugiados que têm crescido em todo o mundo, segundo o relatório da Sterling-Rice Group (SRG).

Valorização do ingrediente nacional
A cultura brasileira está em alta, assim como a sazonalidade dos produtos. Restaurantes que apostam em produtos regionais e montam o cardápio de acordo com insumos frescos devem conquistar muito espaço em 2017.

Na onda dos apps
Assim como Uber e Airbnb, os aplicativos de gastronomia estão em alta: o EatWith, por exemplo, conecta cozinheiros com pessoas famintas. Os dois marcam e o cozinheiro vai à casa do cliente preparar a refeição. O James Delivery entrega produtos de restaurantes, padarias e até sorveterias que não têm sistema de delivery e o Sabores do Brasil mostra aos turistas o sabor típico de cada região do país. O céu é o limite para a tecnologia e essa onda está só começando.

Você também pode
gostar de:

lancheira com alimentos saudavel no formato de gato e rato além de uma mesa com banana e outros itens - snacks para crianças - Assaí Atacadista

Consiga uma renda extra vendendo snacks para crianças

Aprenda como entrar no mercado alimentício investindo na venda de snacks para crianças com as dicas do Blog Assaí!

gato laranja em um balde verde com produtos de limpeza ao lado - higiene para pets - Assaí Atacadista

Higiene para pet: cuidados essenciais para manter ambientes limpos

Conheça métodos de higiene para pet e deixe sua casa limpa e confortável para sua família e seus animais de...

pessoa com luvas de limpeza laranja esfregando um fogão com uma esponja - limpeza da cozinha - Assaí Atacadista

Aprenda a fazer a limpeza da cozinha com este guia completo!

Veja como fazer a limpeza da cozinha não é difícil com o passo a passo simplificado do Blog Assaí!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!