Período de férias aquece o setor de hospedagens
23/01/2017 - 09h
As agências e operadoras de viagens de todo o Brasil estimam um crescimento de até 80% nas vendas em 2017. O setor já vinha avançando desde o terceiro trimestre do último ano e impulsiona a busca por hospedagem. Com a concorrência motivada pela diversificação dos negócios no mercado hoteleiro, o proprietário precisa manter a oferta atrativa para o cliente. Além das acomodações e da localização, normalmente o desafio está no preço e nas vantagens ofertadas.
Atualmente, além de valores acessíveis e promoções, um dos fatores que mais pesam na escolha do hóspede é a reputação do local nas redes sociais, ou seja, a avaliação em sites de busca e indexadores de conteúdo. Os turistas procuram, cada vez mais, uma experiência diferenciada em seus destinos. Por isso, tornou-se fundamental a elaboração de um planejamento de marketing com objetivos específicos para atingir o público-alvo do negócio.
Divulgação e atendimento
Para atrair esse perfil de usuário, é preciso, em primeiro lugar, ter um site atualizado e uma equipe treinada para tirar dúvidas. Pode-se oferecer boas condições para quem fizer a reserva pela internet, mas também ofertar um preço melhor ou alguns extras – como Wi-Fi gratuito, late check-out ou até café da manhã de cortesia – para quem fizer a reserva por telefone. É importante não deixar de elaborar uma lista de contatos e enviar e-mails estratégicos de promoções e vantagens para os clientes.
Além disso, compartilhe fotos atualizadas e vídeos das acomodações nas redes sociais, pois os atrativos que o cliente busca incluem desde a disposição dos móveis e a iluminação, até a jardinagem do local.
Mas atenção! Apesar de as férias serem uma ótima oportunidade para ampliar o faturamento e fidelizar clientes, todas essas ações precisam de planejamento de longo prazo! Então, fique atento às oportunidades do período, mas já fique de olho nas possíveis inovações para a próxima temporada. Sempre é tempo de oferecer melhores serviços!