jovem negra em um escritório segurando uma prancheta com gráficos e informações - Semana do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock
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5 técnicas de marketing para faturar na Semana do Consumidor

Chegou a hora! Atualize as estratégias de marketing do seu negócio e ganhe mais dinheiro na Semana do Consumidor!

 

Foi-se o tempo em que o marketing digital para empresas era um diferencial.

Com um mundo cada vez mais tecnológico, ter uma estratégia de marketing para a internet é fundamental para não ser esquecido pela clientela!

Por mais que alguns negócios pequenos estejam acostumados a fazer a aquisição de novos clientes por meio da divulgação “boca a boca”, a maneira mais eficiente é utilizando estratégias e técnicas de marketing.

Datas do calendário comercial, como o Dia do Consumidor, que acontece anualmente no dia 15 de março, representam a necessidade de investir na divulgação online.

Com tantas empresas fazendo a “Semana do Consumidor”, ou o “Mês do Consumidor”, com promoções e campanhas digitais integradas, quem está “offline” acaba limitando seu potencial e perde novas chances de vender.

 

banner com a capa da Revista Assaí Bons Negócios - Assaí Atacadista

Quer saber como não ficar para trás da concorrência e lucrar na semana do consumidor?

Então leia a matéria até o final para aprender estratégias de marketing indispensáveis.

 

Confira os tópicos que abordaremos na lista abaixo:

  • • As oportunidades da Semana do Consumidor para os negócios

  • • Geolocalização e pesquisas

  • • Otimização do site e páginas

  • • Diferentes canais de venda

  • • Experiência personalizada

  • • Utilizando as redes sociais

  • • COMERCIANTE: você também pode sair ganhando no Assaí!

 

Aproveite o conteúdo e lembre-se de compartilhar esta matéria para outras pessoas aprenderem também.

 

banner Santa Maria - fornecedores do Assaí Atacadista

 

As oportunidades da Semana do Consumidor para os negócios

Em 2024, uma pesquisa realizada pelo PicPay mostrou que 64% dos brasileiros entrevistados pretendem fazer compras no Dia do Consumidor e que 79,5% deles pesquisam valores antes da data chegar.

Outro dado relevante é que, também em 2024, empresas de pequeno e médio porte do varejo online tiveram um aumento de *30% nas vendas, faturando aproximadamente R$ 88 milhões de reais na Semana do Consumidor!

*Dados da Veja Negócios.

Se ainda restava alguma dúvida sobre o impacto de uma boa estratégia na Semana do Consumidor, essa é uma evidência que comprova como vale a pena divulgar seus produtos e serviços na internet.

Ciente disso, ensinaremos 5 técnicas de marketing digital que podem impulsionar o seu negócio durante uma data tão importante.

Veja a seguir!

 

Leia depois: Experiência do cliente: como pequenas ações geram grande impacto?

 

Geolocalização e pesquisas

pessoa branca segurando celular com símbolos de localização azuis e vermelhos - Semana do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock
 

Segundo um relatório do Google realizado em 2019, os termos de pesquisa com “perto de mim” aumentaram em 200% se comparados com os 2 anos anteriores.

Isso significa que o fator comodidade faz parte do comportamento de diversos usuários, que  buscam por lojas, produtos e serviços na sua região.

Para conseguir aparecer nessas pesquisas, é preciso investir no marketing de geolocalização, também conhecido como “geomarketing”, que nada mais é do que aproveitar os dados de localização para entregar anúncios do seu negócio para pessoas de determinadas regiões.

Essa é uma forma de conseguir alcançar mais clientes qualificados, refinando as informações sobre como a “persona ideal” da marca age.
 

Algumas maneiras de colocar essa técnica em prática são:

  • • Solicitar check-in no Facebook para se conectar no Wi-Fi

  • • Configurar o Google Ads e Facebook Ads com o geotargeting, segmentando os anúncios de mídia pago para o público conforme sua localização

  • • Adicionar o endereço da marca no Instagram, possibilitando a “geotagging”

 

Não se esqueça também de incluir o endereço do seu negócio nas redes sociais, no site e no WhatsApp comercial, facilitando o acesso ao público.

 

Otimização do site e páginas

mãos de uma pessoa negra digitando em um notebook com itens amarelos e cinza em destaque - Semana do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock
Na Semana do Consumidor, as empresas lutam pela atenção do público, visto que ele terá centenas de opções de lojas com preços acessíveis para comprar.

Então, além dos preços, ter um site e uma loja online bem otimizada aumentam sua chance de faturar.
 

Mas, afinal, o que um site ou página otimizada precisa ter? Descubra logo abaixo:

  • • Títulos chamativos que conversem com o público

  • • Design responsivo, com layout intuitivo e fácil navegação

  • • Carregamento rápido, entre 1 e 2,5 segundos

  • • URL amigáveis com a palavra-chave principal, curtas e legíveis

  • • Meta description com um resumo curto do conteúdo da página

  • • Imagem leve com qualidade, para tornar o conteúdo mais dinâmico sem causar lentidão na página

  • • Links internos interessantes para manter os usuários mais tempo no site
     

Essas e outras ações fazem parte das boas práticas de SEO, sigla que significa “Otimização de Mecanismo de Busca” em português

Uma das vantagens dessa otimização é que ela aumenta as chances do seu site aparecer na primeira página do Google e outras ferramentas de pesquisa, aumentando a credibilidade do seu negócio!

Portanto, atualize ou crie uma página com essas informações em mente para que seus clientes em potencial tenham uma boa experiência online para comprar, adquirir informações ou consumir conteúdo.

 

Diferentes canais de venda

fundo preto com ícones neon azuis representando diversos canais de venda - Semana do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock
Você já ouviu falar em estratégia omnichannel?

Essa é uma técnica amplamente utilizada, principalmente por médias e grandes empresas, que integra todos os canais do negócio, combinando o mundo online e offline para melhorar a experiência de compra dos consumidores.

Alguns dos canais de venda mais usados são:

  • • Loja física, também conhecido como “Ponto de Venda” (PDV), ou uma pop-up store

  • • Plataformas como Google Shopping, Google Ads, Hotmart e Amazon.

  • • Marketplaces e/ou e-commerce

  • • Live commerce (venda pela televisão) ou telemarketing (venda por telefone)

 

O segredo dessa estratégia não é fazer parte de todos os canais possíveis e, sim, dos que fazem sentido para o seu público-alvo, conectando todos eles para o cliente ter mais flexibilidade na hora de comprar.

 

Experiência personalizada

pessoa negra segurando uma prancheta falando com um homem branco concentrado em um mecânico - Semana do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock

Outro método que pode intensificar suas vendas na Semana do Consumidor é a experiência de compra. 

Isso significa que, quanto mais seu comércio entender quais são os desejos e as necessidades do seu consumidor, mais estruturadas e personalizadas serão suas ações.
 

Para isso, os principais fatores que você precisa considerar são:

  • • Comunicação clara, com todas as informações relevantes sobre o produto, serviço, formas de pagamento, meios de entrega e/ou retirada, devolução, etc.

  • • Ambiente convidativo e acolhedor, seja ele físico ou virtual

  • • Opções variadas e de qualidade para escolher (tamanho, marcas, cores, valores, pagamentos, etc.)

  • • Atendimento atencioso e empático no pré e pós-venda

 

Além disso, você também pode recomendar produtos para os consumidores baseado nos seus gostos ou compras anteriores (recolha esses dados do site ou dos vendedores).

Ou ainda permitir que o cliente adapte seu produto conforme seus gostos, como, por exemplo, personalizando roupas com diferentes cores e estampas ou pratos e bebidas com sabores diversos.

Essa é uma das várias formas de encantar o público, fazendo ele sentir uma conexão com a marca, realizar a compra e ainda recomendar para outras pessoas.

 

Utilizando as redes sociais

fundo azul com ícones coloridos e vetorial saindo de um celular - Semana do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock

E, claro, não poderíamos deixar de falar das redes sociais!

Por mais que elas sejam uma espécie de “vitrine virtual” para o seu negócio, ajudando a aumentar a visibilidade da marca e educar os clientes, ela também pode gerar tráfego para as páginas de venda.

Cada rede possui um algoritmo diferente, então é importante criar um planejamento de conteúdo coerente com o funcionamento das redes e dos gostos do público-alvo.

Veja a seguir sugestões de como usar cada rede para o seu negócio:

  • • WhatsApp para responder a dúvidas, realizar pedidos simples ou divulgar valores e promoções

  • • Instagram para vender o valor da marca por meio de fotos e vídeos dos produtos ou até mesmo lives ao vivo para lançamentos ou promoções exclusivas

  • • TikTok para aumentar o número de pessoas que conhecem a marca, além de criar conteúdos mais relacionais para o público, contando com a ajuda de influenciadores quando preciso

  • • YouTube, com conteúdos mais densos e explicativos

  • • E-mail marketing, criando um alerta de notícias importantes sobre a marca para a clientela, além de aprender novos produtos

 

Mude e adapte essas e outras ações de forma que elas sejam úteis e compatíveis com a realidade do seu negócio!

Esperamos que, com essas dicas, seu comércio seja bem-sucedido na Semana do Consumidor.

 

Ficou interessado em saber mais sobre o atendimento pós-venda e como ele pode fidelizar clientes? Então indicamos a leitura da matéria Sucesso do cliente para pequenos negócios: adaptando a estratégia.

 

COMERCIANTE: você também pode sair ganhando no Assaí!

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Acesse assai.com.br/ofertas e vá comprar na loja do Assaí mais próxima de você.

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Para mais dicas de negócios como essa, continue navegando pelo Blog Assaí.

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