mulher olhando para a prateleira de produtos de um comércio - Especial do Comerciante - Assaí Atacadista
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Comerciante, você precisa conhecer as “zonas quentes”!

Descubra o que são e como elas podem chamar mais atenção dos clientes do seu comércio!

 

Para tornar seu comércio mais estratégico, conhecer as zonas quentes é essencial.

Isso porque elas possuem uma grande influência nas suas vendas e podem até mesmo aumentar o seu lucro.

 

Você é um comerciante e possui um ponto de venda fixo, como um comércio de alimentos, mercadinho ou mercearia? Ou só se interessou pelo assunto e quer descobrir mais?

 

Então esta matéria foi feita pra você!

Reserve alguns minutos do seu tempo e continue lendo para aprender.

 

O que são as zonas quentes?

Vamos começar com a pergunta que não quer calar:

Afinal, o que são as zonas quentes?

 

A resposta é mais simples do que você imagina!

As zonas quentes, nada mais são do que os lugares do comércio que possuem mais visibilidade e atraem mais pessoas.

Essas áreas costumam ser mais atrativas e movimentadas, incentivando o público a comprar.

 

Como falamos no início da matéria, essa é uma estratégia que os comerciantes adotam.

Por meio dela, é possível chamar a atenção dos consumidores para determinados produtos, principalmente aqueles que costumam ser mais vendidos, como:

 

  •  • Pães
  •  • Carnes
  •  • Bebidas
  •  • Doces e guloseimas
  •  • Produtos de geladeira
     

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Como identificar as zonas quentes de um comércio?

Agora que você já sabe o que são as zonas quentes, vamos aprender a identificá-las em um comércio.

Para descobrir quais são as zonas quentes do seu comércio, você precisa saber as seguintes informações:
 

  •  • Quais são os produtos mais vendidos no seu comércio?
  •  • Qual é o comportamento dos seus clientes no comércio?
  •  • Quais são os hábitos de compras dos seus clientes?

 

Utilize principalmente a lista de produtos mais vendidos.

Localize onde cada produto está localizado no seu comércio e pronto: você estará identificando as zonas quentes do seu estabelecimento.

 

Outra possibilidade para te ajudar a identificar é fazendo uma pesquisa com seus clientes.

Pergunte para eles as seguintes perguntas:

 

  •  • Quais são os locais do comércio de que você mais gosta?

  •  • Quais gôndolas/prateleiras você mais visita?

  •  • O que você gostaria de ver mais no comércio?

  •  • Você possui alguma sugestão de melhoria?

 

Com essas informações, você poderá fazer uma análise completa do seu comércio, dando destaque às zonas quentes e atendendo às necessidades dos seus consumidores.

 

Fique atento às respostas para identificar o oposto, ou seja, os lugares menos visitados.

Também conhecidos como “zonas frias”, esses são os locais do comércio que possuem os produtos menos desejados pela maioria das pessoas.

 

Conhecendo todas as zonas do seu comércio, você poderá melhorar a experiência do seu cliente e até mesmo aumentar seu lucro, dependendo da sua estratégia com os produtos.

 

8 dicas simples para criar zonas quentes no seu comércio

senhora negra comprando frutas - zonas quentes de um comércio - Assaí Atacadista

Por fim, separamos as melhores dicas para te ajudar a criar zonas quentes no seu comércio.

Aplique elas em determinados locais do seu estabelecimento ou ponto de venda e estimule o fluxo de pessoas. 

 

  1. Melhore a sinalização da sua loja. Indique onde estão as seções do seu comércio para facilitar as compras do cliente.
  2. Indique promoções com cartazes chamativos. Para chamar mais atenção, invista em materiais de publicidade.
  3. Melhore a iluminação da loja, principalmente nos locais de menor movimento.
  4. Mantenha as gôndolas sempre organizadas, com reposição de produtos em dia.
  5. Como estratégia de venda, dê um destaque maior aos produtos que combinam com as datas comemorativas ou o período.
  6. Elabore promoções de “Leve 2, pague 1” ou combos de “Leve 1 e ganhe 1 brinde”.
  7. Cuide sempre da higiene e da limpeza do local, pois são aspectos essenciais para manter a organização do estabelecimento e estimular a vontade de comprar.
  8. Instale equipamentos de segurança, como câmeras e alarmes, para proteger tanto a sua loja quanto os seus clientes.

 

Esperamos que essas dicas ajudem o seu comércio a se tornar mais movimentado, estimulando as vendas dos seus produtos.

 

Se você se interessou pelo assunto de vendas, também vai adorar esta matéria da Revista Assaí Bons Negócios: “Como definir uma meta de vendas eficiente”.

Para ler, é só clicar aqui.

 

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