Black Friday para negócios: evite prejuízos com este checklist
15/11/2024 - 12h
A estratégia de Black Friday para negócios precisa ser cuidadosa! Saiba como nesta matéria!
Comercialmente falando, o mês de novembro está repleto de oportunidades para lucrar.
Nele, enquanto uma parcela das pessoas já começa as compras para o Natal, outra se prepara para uma das maiores datas comerciais do ano: a Black Friday.
Conhecida por ser um dia de grandes promoções e ofertas, a data deixa consumidores e empreendedores ansiosos e animados.
É por isso que empresas de todos os portes se preparam por meses, afinal, essa é uma oportunidade única de aumentar o faturamento e conquistar novos clientes.
Mas, para a empresa conseguir os resultados esperados na Black Friday, é importante estar preparado para o máximo de cenários possíveis, como problemas e contratempos.
Para ajudar você nessa missão, o Blog Assaí separou alguns pontos de atenção que não podem sair do seu radar. Veja só:
• Entenda os riscos da Black Friday para negócios
• Comunicação transparente
• Previsibilidade de demanda
• Sistema atualizado
• Plano de contingência
• Assaí: um atacarejo completo com variedade, qualidade e preços baixos
Continue lendo para conferir! Aproveite a leitura.
Entenda os riscos da Black Friday para negócios
Já pensou investir tanto em uma campanha para sair no prejuízo?
Esse com certeza é um dos maiores medos de qualquer empreendedor!
Quando o assunto é Black Friday para negócios, esse risco é real, mas apenas para quem estiver despreparado.
Salve para ler depois: Lucre com a Black Friday.
O primeiro ponto para não ser pego de surpresa é conhecer os direitos do consumidor.
Afinal, ficar em conformidade com a lei ajudará no posicionamento da empresa, mostrando competência e profissionalismo.
Ciente disso, esses são os direitos do consumidor que todos deveriam conhecer:
• Direito à informação
• Proteção contra publicidade enganosa
• Direito à troca de produtos com defeito
• Prazo de arrependimento de 7 dias para compras online
• Indenização no caso de danos causados por produtos ou serviços
Para estar 100% preparado, recomendamos que você se aprofunde no assunto, lendo o Código de Defesa do Consumidor.
Nele, você também encontrará alguns dos seus direitos como empreendedor.
A seguir, contaremos mais sobre as questões que não podem sair do seu radar!
Comunicação transparente
Esse tópico está relacionado aos dois primeiros direitos da lista, lembra?
“Direito à informação e proteção contra publicidade enganosa”.
A Black Friday para negócios pode ser um verdadeiro “tiro no pé” se não tiver uma comunicação transparente, perdendo vendas, clientes e sua reputação no mercado.
Então nada de “maquiar” preços!
Seja honesto com sua clientela e mostre os valores verdadeiros antes e depois da promoção.
Dessa forma, seu negócio cultiva ainda mais a confiança do público, evitando ser exposto e descredibilizado.
Portanto, verifique as lojas físicas e a plataforma online para garantir que nenhum valor esteja errado e/ou diferente.
Previsibilidade de demanda
Você conhece a elasticidade dos seus produtos?
Ela nada mais é do que o nível de desejo que os consumidores sentem por algum produto.
Veja quais são os itens mais comprados ou adicionados, comentados ou favoritados.
Com as promoções da Black Friday, é provável que a demanda aumente, então é fundamental ter um bom estoque para não faltar e decepcionar a clientela!
O mesmo vale para os itens menos comprados - assim, você não ficará com o estoque parado.
Sistema atualizado
Você sabia que, em 2023, o varejo brasileiro perdeu R$ 7,6 milhões em faturamento?
O motivo foi que, nas primeiras 12 horas da Black Friday, diversas plataformas de e-commerce sofreram instabilidades e algumas até saíram do ar.
Tenha em mente que, apesar de as ofertas começarem no dia 1º de novembro, grande parte do público aguarda até à véspera da data para comprar.
Sabendo disso, se o seu negócio realiza vendas online, é essencial estar com o sistema atualizado, a fim de garantir que o tempo de carregamento não passe de 2 segundos.
Também pode ser útil fazer um comunicado nas redes sociais ou no próprio site sobre a possibilidade de lentidão - nesse caso, ofereça também algum cupom ou benefício extra, como cashback, para que os consumidores não desistam da compra.
Plano de contingência
Também conhecido como “planejamento de riscos”, ter um plano dará à sua empresa e a seus funcionários mais segurança em caso de imprevistos.
Pegando como exemplo o tópico anterior, ter servidores e plataformas com backups é uma boa solução para evitar quedas de sites.
Caso a plataforma saia do ar, por exemplo, o que deverá ser feito?
Os clientes serão direcionados para um segundo site?
Pedidos pelas redes sociais ou WhatsApp?
Essas perguntas precisam ser respondidas com clareza no plano de contingência.
Nele, também pode haver informações sobre a política de troca e devolução e até mesmo um plano de comunicação para críticas em relação aos valores e/ou produtos.
Ter uma seção de perguntas frequentes nas redes sociais também é útil.
Assim, os clientes podem encontrar a resposta para dúvidas simples com mais autonomia.
Considere problemas anteriores e documente possíveis ações para solucioná-los com facilidade caso aconteçam na Black Friday.
Precisa de mais dicas? Então leia a matéria: Como preparar o seu negócio para a Black Friday?
Esperamos que essas dicas sejam úteis para você e que a Black Friday para negócios seja próspera para todos!
Assaí: um atacarejo completo com variedade, qualidade e preços baixos
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Quer mais dicas de negócios? Então explore a categoria “Capacite-se” do Blog Assaí e aprenda mais.