Compartilhe

Empreendedorismo cresce no Brasil, mas inovação ainda é baixa

Com 45 milhões de empreendedores, a taxa de empreendedorismo geral no Brasil chega a 34% e coloca o país como o terceiro do mundo no ranking de empreendedores. É a maior taxa já registrada.

Outro índice positivo do setor, de acordo com dados revelados pelo Sebrae, a partir da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostra que a cada 100 brasileiros que começam um negócio próprio no Brasil, 71 são motivados por uma oportunidade de negócios e não pela necessidade. De acordo com Luiz Barreto, presidente nacional do Sebrae, esse é o melhor índice já registrado desde o início da pesquisa, há 12 anos. “Em 2002, apenas 42% das pessoas abria uma empresa por identificar demanda no mercado, enquanto as demais tinham o empreendedorismo como única opção, por não encontrar alternativas no mercado de trabalho”, analisa.

Apesar de o país ter melhorado seus indicadores gerais de empreendedorismo, o Brasil ainda amarga a última posição no quesito inovação em um ranking que analisou 44 países. Elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o levantamento mostra que apenas 6% dos empreendedores brasileiros estão investindo para oferecer inovação em produtos ou serviços, atrás de nações como Argentina (29%), México (22%) e Uganda (12%). Fatores como a burocracia, a falta de mão de obra qualificada e elevados tributos e custos de produção foram apontados como algumas das principais dificuldades, segundo os empresários brasileiros. No topo da lista dos países mais inovadores estão Chile (54,6%), Dinamarca (46%), África do Sul (40%) e Colômbia, com um porcentual de 38,2%.

No mesmo quesito, considerando dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor de 2014, nota-se que das empresas estabelecidas no país há mais de 3,5 anos, apenas 1,4% considera oferecer produtos inovadores

Você também pode
gostar de:

potes de video com legumes em conserva - conservas caseiras - Assaí Atacadista

Conservas caseiras: 4 receitas com os legumes do verão

Aumente a vida útil dos legumes com estas receitas de conservas caseiras fáceis e deliciosas!

lancheira com alimentos saudavel no formato de gato e rato além de uma mesa com banana e outros itens - snacks para crianças - Assaí Atacadista

Consiga uma renda extra vendendo snacks para crianças

Aprenda como entrar no mercado alimentício investindo na venda de snacks para crianças com as dicas do Blog Assaí!

gato laranja em um balde verde com produtos de limpeza ao lado - higiene para pets - Assaí Atacadista

Higiene para pet: cuidados essenciais para manter ambientes limpos

Conheça métodos de higiene para pet e deixe sua casa limpa e confortável para sua família e seus animais de...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!